Seguir os protocolos de segurança é necessário para proteger toda a família
A volta às aulas presenciais pode gerar muita preocupação e incertezas aos alunos e familiares. No momento, as medidas preventivas são a melhor forma de prevenção e todos têm um papel importantíssimo no cumprimento de todas elas.
Cabem às escolas preparar os ambientes para receber os alunos e profissionais em segurança, fazendo adaptações nas estruturas físicas, definindo as novas rotinas e controlando o uso de máscaras, assim como medindo a temperatura de todos na entrada.
Aos pais e responsáveis, cabe o papel de conscientizar os alunos sobre a importância de seguir todos os protocolos, além de reforçar os procedimentos de lavagem e higienização das mãos e distanciamento social nas escolas.
É importante ficar atento a outros detalhes. Lembre a criança de levar sua própria garrafinha d’água para as escolas, seu próprio lanche e oriente os pequenos a não trocarem nem emprestarem materiais escolares com seus coleguinhas.
Em casa, os pais e responsáveis ficam, ainda, com uma lição de casa. É muito importante monitorar a saúde dos estudantes e ficar atento a qualquer sintoma de síndromes gripais. Outro ponto importante é redobrar a atenção com a boa alimentação e hábitos saudáveis.
É comum, depois de tanto tempo de isolamento, que as crianças tenham mudado de estilo de vida, ficando mais expostas ao sedentarismo e ao consumo de alimentos industrializados. Agora, na volta às aulas presenciais, é importante retomar hábitos saudáveis para manter alta a imunidade das crianças e adolescentes, não apenas para protegê-las do coronavírus, mas também de outras doenças infecciosas, muito comuns de se espalharem nas escolas
Enquanto a vacinação contra a Covid-19 não se estende a toda população, é preciso ficar de olho nas outras vacinas. Antes de organizar os materiais escolares, é necessário deixar a carteirinha de vacinação em dia e imunizar as crianças contra gripe e sarampo, por exemplo.
Se ainda houver alguma dúvida ou preocupação na volta às aulas, não deixe de consultar um pediatra de confiança!