A sensação de formigamento ou dormência nos braços ou pernas requer atenção. Quando os episódios ocorrem sem causa aparente ou de forma repetida, isso pode indicar problemas de saúde mais sérios, que exigem diagnóstico e tratamento médico. Algumas possíveis causas são hérnia de disco, artrite, diabetes, infecções e até mesmo tumores. Continue a leitura para entender melhor quando formigamento e dormência são preocupantes.
O que é formigamento e o que é dormência?
Dormência – é a perda de sensibilidade ou sentido em qualquer parte do corpo. Ela acontece com mais frequência nos dedos, mãos, pés, braços ou pernas, sendo que essa perda de sensação pode ser completa ou parcial.
Formigamento – também é mais frequente nos dedos, mãos, pés, braços ou pernas, mas provoca uma sensação de queimação, como se a parte afetada estivesse sendo perfurada por pequenas agulhas.
O que pode causar formigamento ou dormência em várias partes do corpo?
O formigamento e a dormência podem ter diversas causas. É possível que essas sensações sejam temporárias e não indiquem nada mais sério, como quando os nervos do braço são pressionados ao dormirmos com o peso do corpo sobre ele, ou ao mantermos as pernas cruzadas por muito tempo, por exemplo. A sensação de dormência e a de formigamento são temporárias nessas situações, elas desaparecem um pouco depois que a pressão é retirada do membro.
Em outros casos, no entanto, a dormência e o formigamento podem acontecer em episódios sem alguma causa aparente e até se manifestarem de forma crônica. Podem vir também junto com outros sintomas, como dor e coceira. É aí que o alerta deve ser ligado, pois é possível que seja um indício de algo mais sério. Veja algumas condições podem causar os sintomas de formigamento e/ou dormência:
- Hérnia de disco – ocorre quando o revestimento de um disco vertebral (localizado entre os ossos da coluna) se rompe e seu interior gelatinoso é empurrado para fora, ficando protuberante. Essa protuberância pode comprimir ou irritar os nervos próximos, causando dor, dormência ou fraqueza em um braço ou perna;
- Medula espinhal comprimida – a medula espinhal pode estar comprimida pelos ossos, sangue (hematomas), pus (abcessos), tumores (cancerígenos ou não) ou um disco com ruptura ou hérnia;
- Nervo comprimido devido à artrite, esporões ósseos – esporões são protuberâncias ósseas que se desenvolvem ao longo das bordas das vértebras. No entanto, os esporões ósseos também podem ocorrer em quase todos os ossos do corpo. Na verdade, eles costumam se formar nas articulações, onde dois ou mais ossos se unem para criar movimento.
Outras condições médicas que podem causar formigamento ou dormência:
- Diabetes
- Infecções, como HIV e doença de Lyme
- Doenças nos rins
- Uso de medicações ou drogas
- Esclerose múltipla
- Derrame
- Artrite
- Tumores
- Metástase do tumor cancerígeno para a coluna
- Mordidas e picadas de animais/insetos
- Exposição a veneno/substâncias tóxicas
- Álcool
Como é feito o diagnóstico do formigamento e da dormência?
Com formigamento ou dormência persistentes, é importante procurar atendimento para que o médico investigar possíveis causas e, se for necessário, pedir exames complementares para chegar ao diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado para o caso. É importante, na consulta, detalhar tudo para o médico, por exemplo: quando a dormência teve início, em qual parte do corpo, quão rápido ela se espalhou e se foi realizada alguma atividade que poderia ter causa direta, além de qualquer outro sinal ou sintoma que tenha sido percebido, mesmo que não tenha, aparentemente, ligação com o caso.
Para ter um diagnóstico definitivo, talvez seja necessário que o médico peça mais exames, tais como:
- Exame de sangue – importante para averiguar se há diabetes, alteração nos rins e deficiência de vitaminas;
- Exames de imagem – como tomografia e raio-x, entre outros, para identificar, por exemplo, nervos rompidos ou comprimidos, hérnias de disco, tumores, derrame e lesões cerebrais;
- Estudos de condução nervosa – eletrodos são colocados sobre o nervo a ser estudado e o músculo ligado a ele. Um pulso elétrico é enviado ao nervo e o teste determina se o sinal foi transmitido corretamente e em velocidade normal. Se não, é um sinal de lesão ou dano do nervo;
- Eletromiografia – uma pequena agulha é inserida em um músculo. A atividade elétrica é registrada quando o músculo está em repouso e contraído. Este teste, muitas vezes realizado com estudos de condução nervosa, ajuda a detectar danos nos nervos e músculos.
Como tratar formigamento e dormência?
O tratamento vai depender diretamente do que está causando o formigamento e/ou a dormência. Alguns tratamentos comuns para formigamento e dormência são:
- Controle do açúcar no sangue para pessoas com diabetes;
- Exercícios de fisioterapia para fortalecer a coluna ou facilitar os movimentos;
- Cirurgia para remoção de tumor ou reparar problemas na coluna.
Como prevenir o formigamento e a dormência?
Manter um estilo de vida saudável ajuda a prevenir muitos casos de formigamento e de dormência. Então, é importante adotar uma dieta balanceada e fazer exercícios regularmente depois de uma avaliação médica para saber se existe algum tipo de impedimento, não fumar e reduzir o consumo de álcool, além de ir ao médico periodicamente.
Prestar atenção nos medicamentos tomados e em seus possíveis efeitos colaterais, pois alguns podem causar má circulação.
Conteúdos relacionados
Como evitar dores nas costas provocadas por má postura?
Você sabe o que é “text neck” ou síndrome do pescoço de texto?
Uma inimiga chamada Enxaqueca
Referências
- https://www.ninds.nih.gov/Disorders/All-Disorders/Paresthesia-Information-Page – acessado em 29/04/2022;
- https://www.mayoclinic.org/symptoms/numbness/basics/definition/sym-20050938 – acessado em 29/04/2022;
- https://medlineplus.gov/ency/article/003206.htm – acessado em 29/04/2022;
- https://www.medicalnewstoday.com/articles/326062#diagnosis – acessado em 29/04/2022;
- https://www.webmd.com/brain/tingling-in-hands-and-feet – acessado em 29/04/2022;
- https://my.clevelandclinic.org/health/symptoms/21015-numbness – acessado em 29/04/2022;
- https://www.medicalnewstoday.com/articles/321423#possible-causes-of-tingling – acessado em 29/04/2022;