Saúde Mental
16/07/2019
Depressão: Saiba quais alimentos ajudam a combater

Nunca se ouviu falar tanto sobre depressão quanto na atualidade. Se por um lado é ruim que a doença esteja tão disseminada, por outro lado é bom que se fale muito sobre ela, assim a depressãodeixa de ser um tabu e encontram-se mais alternativas para lidar com esse problema.

O psiquiatra Drew Ramsey, professor da Universidade Colúmbia, nos Estados Unidos, afirma que alguns nutrientes são essenciais no combate à depressão: magnésio, ômega 3, fibras, zinco, ferro, além das vitaminas C, B1, B9 e B12, devem estar presentes em todas as dietas, para evitar esse mal. Por isso, alguns alimentos ajudam, e muito, no combate aos sintomas da depressão.

Depressão e alimentação

Os alimentos têm propriedades específicas que ajudam no bom funcionamento do organismo e alguns nutrientes são essenciais, para cada tipo de função. Quando esses nutrientes estão em falta, o corpo sofre as consequências e uma delas é a depressão. Para ajudar a combater os sintomas dadepressão, alguns alimentos são belos aliados:

– Frutas cítricas: são ricas em vitamina C, que ajudam a reduzir os níveis de cortisol. O cortisol é o hormônio associado do estresse. Além disso, a vitamina C também auxilia na produção de serotonina, o que aumenta a sensação de bem-estar;

– Aveia: estimula a produção de hormônios que ajudam a reduzir a ansiedade e é rica em vitaminas, magnésio e fibras, nutrientes que estão na lista de auxílio ao combate à depressão;

– Mel: ajuda o organismo a produzir serotonina, o que auxilia na regulação das mudanças de humor;

– Banana: rica em triptofano, ela estimula a produção de serotonina, o que ajuda a controlar os níveis de ansiedade

– Ovo: fonte de vitaminas do complexo B e de triptofano, age no cérebro ajudando a combater aansiedade, o estresse e a depressão;

– Sementes oleaginosas: ricas em magnésio, que é um dos nutrientes que ajudam a combater adepressão;

– Alface: rica em lactucina e ácido fólico, eles atuam como calmante natural.

Todos esses alimentos são facilmente encontrados e podem ser incluídos no dia a dia sem grandes problemas. Uma dieta equilibrada ajuda a combater os sintomas da depressão. Mas é importante lembrar que se trata de uma doença que precisa de acompanhamento médico. Apenas um especialista poderá fechar o diagnóstico e indicar o melhor tratamento.

Ao aliar o tratamento indicado com uma dieta rica em nutrientes essenciais para o seu corpo, as chances de uma melhora rápida são ainda maiores.

Confira todos os conteúdos