4 maneiras de usar o marketing digital para ajudar os pacientes durante a pandemia de COVID-19

O marketing digital é um recurso muito importante para os profissionais de saúde, pois amplia o alcance da comunicação e da divulgação do trabalho. Além disso, em tempos de pandemia da COVID-19, tornou-se uma ferramenta fundamental para informar e ajudar os pacientes.

Neste artigo, você vai conhecer algumas das principais maneiras de utilizar o marketing digital como instrumento de orientação e educação da população em meio ao difícil cenário em que vivemos.

A importância do marketing digital

Em função da pandemia e da necessidade de isolar-se e permanecer em quarentena, uma grande parcela da população ficou, durante algum tempo, impossibilitada de manter suas consultas médicas regulares.

Assim como prejudicou os pacientes, o elevado número de cancelamentos também prejudicou os profissionais de saúde. Com isso, foi preciso se reinventar e, além de adaptar-se à telemedicina, passaram a utilizar o marketing digital para relacionar-se com seus pacientes.

Porém, esse recurso não serve apenas para aproximar o médico do seu público ou para facilitar a comunicação entre eles, mas também para informar. Neste sentido, as estratégias de inbound marketing são imprescindíveis.

O que é inbound marketing?

Inbound marketing é uma vertente do marketing digital que consiste em atrair, encantar, converter e fidelizar as pessoas a uma marca através da produção e distribuição de conteúdos relevantes.

No setor de saúde, o inbound marketing é a principal estratégia para a captação e retenção de pacientes. Isso porque, com a facilidade de acesso à informação, as pessoas passaram a utilizar a internet para sanar suas dúvidas sobre doenças, sintomas, procedimentos, entre outros.

Dessa forma, ao inserir essa metodologia nas suas ações de marketing, você se torna uma fonte de informação para esse público. Além disso, você estará contribuindo com a divulgação de conteúdos com base científica, evitando que seus pacientes sejam enganados.

Conheça algumas formas de ajudar os seus pacientes através do marketing digital

Agora que você já entendeu a importância do marketing digital e sabe como funciona a estratégia de inbound marketing, descubra como utilizar essas ferramentas para ajudar os seus pacientes em tempos de pandemia. Confira:

1) Postagens educativas nas redes sociais

Embora o cenário atual ofereça explicações mais detalhadas sobre o novo coronavírus, ainda existem muitas dúvidas sobre o tema e, como se não bastasse, há um grande volume de conteúdos mentirosos sendo divulgados na internet.

Neste sentido, você pode utilizar as ferramentas que o ambiente digital disponibiliza para combater essas fake news e contribuir com a educação e orientação da população. Uma boa forma de fazê-lo é nas redes sociais.

Apenas no Brasil, são mais de 150 milhões de usuários de plataformas como Instagram, Facebook, Tik&Tok e LinkedIn. Então, crie postagens informativas para essas redes e ajude a conter a disseminação dos boatos.

Além de ajudar as pessoas de uma forma geral, você estará demonstrando o seu posicionamento para os pacientes. Você também precisa atentar-se para as publicações que irá realizar nesse período, evitando ir de encontro com as orientações das autoridades.

2) Crie artigos para responder às principais dúvidas sobre a Covid-19

Apesar de terem sua importância e servirem bem ao seu propósito, os posts nas redes sociais são curtos. Com isso, você não tem espaço para uma abordagem mais complexa e explicativa que, de fato, responda às dúvidas da população.

Dessa forma, a elaboração de artigos é uma estratégia interessante e relevante. Porém, para que tenham um bom alcance, você precisa dispor de um blog para publicá-los. Assim, os conteúdos estarão disponíveis para todos e poderão ser encontrados em pesquisas no Google.

Por outro lado, a produção de artigos para blog é uma ferramenta de extrema importância dentro da metodologia de inbound marketing. Com esses conteúdos você demonstra o seu conhecimento, constrói sua autoridade e desenvolve sua presença digital.

Posteriormente, com a reabertura das cidades e a regressão do estado de pandemia, as pessoas retornarão aos consultórios médicos e, na hora de buscar um profissional no Google, a tendência é de que o seu nome surja entre os resultados.

Então, construa seu próprio blog e explore esse recurso o máximo possível. Embora seja importante abordar temas associados à sua atuação profissional, separe este momento para explicar tudo o que se sabe sobre a Covid-19.

3) Invista em marketing de relacionamento

Assim como o inbound marketing, o marketing de relacionamento é uma vertente do marketing digital que busca aproximar a marca dos seus consumidores. No caso da área de saúde, serve para estreitar a relação entre médico e paciente.

A pandemia da Covid-19 afetou consideravelmente o convívio social da população, especialmente entre os mais idosos. Com isso, as pessoas estão fragilizadas, mais sensíveis e abertas ao relacionamento.

Com o marketing de relacionamento, você estabelece um canal de comunicação com seu público. Assim, além de produzir posts e artigos relevantes, você se mostra disponível para esclarecer as dúvidas, respeitando os limites do Código de Ética Médica.

Além disso, o marketing de relacionamento é utilizado para usar a seu favor a experiência oferecida pelo seu consultório. Ao fornecer um atendimento satisfatório, os pacientes irão indicar o seu trabalho para amigos e familiares.

4) Use o e-mail marketing para comentar notícias e combater as fake news

Outra poderosa ferramenta do marketing digital é o bom e velho e-mail. Mesmo sendo uma tecnologia não tão recente, ela ainda continua trazendo excelente retorno para quem a utiliza na sua estratégia.

Contudo, além de ser usado para a divulgação do seu trabalho, o e-mail marketing é um recurso importante em tempos de pandemia. Através dele, você pode encaminhar informações que julga relevantes para a população.

Um bom exemplo é comentar as notícias que estão sendo diariamente divulgadas a respeito do novo coronavírus. Todo o medo em torno do tema faz com que as pessoas fiquem ligadas nos noticiários para saber o que está acontecendo.

Porém, ao não compreender o que está sendo dito ou até pelo conflito de informações divulgadas por diferentes locais, essa situação pode gerar apreensão, angústia e até favorecer um quadro de depressão.

Por isso, separe uma parte do seu tempo e dedique-se a esmiuçar os detalhes das notícias que chegam e atue ativamente no combate às fake news. Essas ações irão gerar um ótimo resultado para você.

Enfim, são muitas as formas de usar o marketing digital para comunicar e, principalmente, educar a população sobre a Covid-19. Portanto, não ignore o potencial dessa ferramenta e utilize-a a favor dos seus pacientes e das pessoas em geral.

Como Estabelecer Um Padrão De Atendimento Aos Pacientes?

A gestão de um consultório médico é uma tarefa complexa e desafiadora, principalmente no que se refere à criação de um padrão de atendimento. Afinal, além de profissionais capacitados, é preciso desenvolver uma mentalidade focada na experiência do paciente.

Neste sentido, preparamos este artigo para explicar tudo o que você precisa saber para conseguir padronizar o seu atendimento. Ficou interessado? Então, continue a leitura do texto.

Por que a excelência no atendimento na saúde é necessária?

Quando falamos de excelência no atendimento, estamos falando de oferecer uma experiência positiva para os pacientes, envolvendo todas as etapas desse relacionamento e não apenas no momento da consulta.

Isso significa que, para ter esse diferencial, não basta que o profissional de saúde atenda com qualidade ou prescreva o melhor tratamento. Na verdade, é preciso que todos os colaboradores busquem manter esse padrão.

No entanto, essa não é uma realidade no setor. Infelizmente, muitas clínicas e consultórios subestimam a importância do atendimento na atração e fidelização de pacientes. Com isso, enfrentam grande dificuldade para crescer.

Além disso, quando você adota um padrão de atendimento eficiente, você garante a satisfação dos pacientes e também evita os seguintes problemas:

  • ausência do paciente no horário agendado;
  • remarcações de consultas;
  • agendamentos duplicados;
  • indisponibilidade da secretária para oferecer um melhor atendimento ao paciente;
  • desorganização dos prontuários;
  • necessidade de atendimentos rápidos para reduzir a fila de espera.

Qual o papel da tecnologia na melhora do atendimento?

Embora o papel ainda esteja muito presente nas organizações de saúde, a digitalização dos processos nesse setor já é uma realidade. Com isso, há uma série de mudanças que estão transformando a forma de gerir tais organizações.

Uma das inovações mais importantes na área de saúde é o prontuário eletrônico. A versão digital do prontuário do paciente reúne todas as informações necessárias em um único lugar, facilitando o acesso e a gestão desses dados.

No que se refere ao atendimento, o prontuário eletrônico permite que o profissional de saúde seja mais ágil e tenha maior disponibilidade de tempo para se dedicar ao paciente. Da mesma forma, com a reunião de todos os dados, toda a equipe consegue entender melhor o paciente.

Assim, passam a buscar as melhores alternativas para aprimorar a qualidade do atendimento. Outro recurso tecnológico que causa grande impacto positivo na experiência do paciente é o agendamento online.

Com ele, não há mais a necessidade de enfrentar o desafio de conseguir ser atendido pela secretária do consultório, possibilitando que o paciente consiga agendar suas consultas no momento que desejar, com total autonomia.

Aprenda a estabelecer um padrão de atendimento aos pacientes

Agora que você já entendeu a importância de padronizar o seu atendimento, chegou o momento de ajudá-lo a estabelecer esse padrão. A seguir, separamos algumas dicas que contribuirão para o alcance desse objetivo.

Seja pontual

Não há nada que prejudique mais a qualidade do seu atendimento que a falta de pontualidade. Quando um paciente agenda um horário, ele se programa para tal e espera ser atendido no momento combinado.

Assim, ao atrasar o início do atendimento, você quebra essa expectativa, frustrando o paciente. Por isso, se você deseja ser reconhecido pela qualidade da experiência que oferece, preze pela pontualidade.

Escute o seu paciente

Um bom atendimento é aquele que concentra-se em escutar mais o paciente, permitindo que ele manifeste suas opiniões e fique à vontade para conversar. Neste sentido, esteja sempre disponível para ouvi-lo.

Embora a correria do dia-a-dia exige uma maior objetividade durante as consultas, isso não significa que você precisa correr com o atendimento. O paciente precisa perceber que você está aberto ao diálogo e preparado para escutá-lo.

Faça o básico

Diante de tantas inovações tecnológicas e com o surgimento constante de metodologias complexas, muitos profissionais de saúde esquecem de fazer o básico. No caso do atendimento, o básico é ser simpático e discreto.

Para isso, capacite o seu time para ser cordial, chame o paciente pelo nome, cuide do ambiente da sala de espera e ofereça uma estrutura confortável. Lembre-se: fazer o básico é essencial.

Foque na humanização

O conceito de humanização se expandiu e vem sendo cada vez mais aplicado nos consultórios médicos. Quando um paciente procura por uma organização de saúde, ele está enfrentando alguma dificuldade, está sentindo dores ou um outro desconforto.

Assim, ao chegar no seu consultório, ele espera, pelo menos, ser bem atendido. Para ter um atendimento humanizado, demonstre empatia, esteja sensível às dores e queixas dele, proporcione uma experiência confortável e receptiva.

Contudo, esse trabalho não deve ser feito apenas por você ou apenas pela sua secretária. A humanização só funciona quando faz parte da cultura da organização. Ou seja, você e todos os seus colaboradores precisam ser preparados para humanizar o atendimento.

Como avaliar a qualidade do atendimento?

Tão necessário quanto estabelecer padrões no seu atendimento, é criar mecanismos que o ajudem a avaliar a qualidade do que você está oferecendo. Para isso, você pode seguir as seguintes dicas:

  • taxa de faltas na primeira consulta: a ausência do paciente na primeira consulta é um problema crítico que você precisa resolver, pois não permite que ele conheça o seu atendimento, o seu consultório. Ao medir essa taxa, é possível verificar se o percentual está alto pela falta de informações, pela localização da clínica, entre outros;
  • taxa de ausência na consulta de retorno: existem diversos fatores que podem motivar a ausência do paciente na consulta de retorno, tais como, uma experiência ruim de atendimento ou atraso excessivo para a consulta;
  • quantidade de reclamações: você precisa entender como o seu paciente enxerga a sua clínica. Se há um grande volume de reclamações, é preciso entender as razões e sanar o problema na origem;
  • quantidade de elogios recebidos: o que leva o paciente a fidelizar-se ao seu consultório? Você precisa conhecer os pontos fortes do seu consultório. Essas informações precisam ser usadas a seu favor.

Assim, ao mensurar todos esses dados, você encontrará alguns indícios importantes para avaliar como o seu atendimento é percebido pelos pacientes. Esse será o melhor termômetro para conhecer a satisfação deles.

Enfim, se você não sabia como estabelecer um padrão de atendimento aos pacientes, com a leitura deste artigo você já tem informações relevantes para começar a colocar esse objetivo em prática.

Então, lembre-se da importância do bom atendimento e invista o seu tempo na busca por um padrão de qualidade. Assim, o seu consultório ou clínica serão reconhecidos por esse diferencial.

Como A Tecnologia Digital Pode Personalizar Os Cuidados De Saúde

Em tempos de transformação digital, é preciso adaptar-se para usufruir de todos os benefícios das novas tecnologias, como, por exemplo, a personalização dos cuidados de saúde. No entanto, ainda existem muitas dúvidas a serem respondidas.

Neste sentido, preparamos este artigo para explicar tudo o que você precisa saber a respeito do tema. Então, se deseja conhecer mais a respeito do impacto das tecnologia no setor de saúde, não deixe de ler este texto.

O impacto da tecnologia na saúde

A transformação digital pode ser considerada mais complexa nos cuidados de saúde do que em qualquer outro setor. Isso porque, a adoção de tecnologias promove melhores resultados assistenciais, ampliando e personalizando a relação entre médicos e pacientes.

O principal exemplo dessa transformação é a internet. Ao ser aplicada na área de saúde, trouxe inúmeras facilidades, permitindo a realização de agendamentos online, oferecendo novos canais de comunicação para o paciente e possibilitando um maior acesso à informação.

Além disso, a evolução tecnológica dos equipamentos e das técnicas faz com que os diagnósticos sejam mais assertivos e ágeis, pois os resultados dos exames estão disponíveis em um curto intervalo de tempo.

Não podemos deixar de mencionar o impacto da tecnologia na gestão de clínicas e consultórios médicos. Com o desenvolvimento de novas ferramentas, como o prontuário eletrônico, a organização e busca de informações foi facilitada.

Ainda, as inovações tecnológicas também proporcionam a personalização dos cuidados de saúde. Isso porque, com o uso de softwares médicos, os profissionais passam a dispor de mais dados para conhecer as preferências, expectativas e necessidades dos pacientes.

Por fim, o uso desses recursos contribui para a prevenção de doenças. Por exemplo, a ressonância magnética, a tomografia computadorizada e o PET-CT são avanços que permitem diagnósticos mais precisos, sem a necessidade de exames invasivos e agressivos.

Quais tecnologias ajudam a personalizar os cuidados de saúde?

Agora que você já conhece os impactos da tecnologia no setor de saúde, precisamos falar sobre as inovações que, cada vez mais, possibilitam a personalização dos cuidados de saúde. A seguir, conheça mais sobre elas.

Wearables

Os wearables, ou aparelhos vestíveis, são acessórios usuais que possuem funções específicas para auxiliar os médicos no acompanhamento da saúde dos pacientes. Atualmente, esses equipamentos podem ser encontrados em formatos de relógios, adesivos, pulseiras e outros itens de vestuário.

A partir de microcontroladores, os wearables monitoram os batimentos cardíacos, a pressão arterial, temperatura corporal, nível de fadiga e vários outros indicadores de saúde. Esses dados são armazenados e podem ser transmitidos para profissionais ou organizações de saúde, com a proposta de monitorar o paciente.

Cirurgia robótica

Uma das tecnologias que já fazem parte da rotina dos hospitais e clínicas, a cirurgia robótica traz maior precisão, controle e flexibilidade para o cirurgião, além de reduzir o impacto do procedimento para o paciente.

IA

A Inteligência Artificial (IA) diz respeito à capacidade das máquinas realizarem inferências, de modo semelhante ao raciocínio humano. No setor de saúde, será utilizada para ampliar e personalizar os cuidados de saúde. Por exemplo:

  • criação e envio de lembretes e notificações sobre o estado de saúde dos pacientes em tempo real;
  • armazenamento de dados na nuvem;
  • geração de relatórios sobre tendências de saúde dos pacientes;
  • reforço no diagnóstico diferencial de doenças;
  • auxílio nas tecnologias de telemedicina.

Telemedicina

Muito utilizada no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus, a telemedicina é uma modalidade comum em outros países. Com ela, não existem mais as barreiras físicas que impedem um paciente de receber os devidos cuidados de saúde.

Além disso, a telemedicina vem sendo utilizada para diversas ações que beneficiam o paciente, como, por exemplo, o telediagnóstico. O profissional recebe o resultado do exame e, remotamente, emite o laudo, trazendo agilidade ao processo.

Internet das coisas (IoT)

A IoT pode ser entendida como a aplicação de tecnologias que permitem a conexão à internet e a transmissão de dados em aparelhos que usualmente não contam com essas características.

Com isso, a Internet das Coisas pode ser usada em sensores de geladeiras que avisam quando o estoque de vacinas está baixo, rastreadores que acompanham o tratamento de um paciente com câncer, monitoramento dos sinais de mal de Parkinson, lentes de contato inteligentes que mensuram os níveis de glicose dos pacientes, entre outros.

Softwares médicos

Os softwares médicos já são amplamente utilizados nos hospitais, clínicas e consultórios brasileiros. Essas ferramentas desempenham um importante papel na rotina dos profissionais de saúde, especialmente no que diz respeito à oferta de um atendimento personalizado.

Isso porque, através da integração com outros sistemas, é possível oferecer agendamento online, emitir receitas e atestados digitalmente, atender por telemedicina, disparar lembretes através de e-mail marketing e SMS.

Conheça os benefícios que a tecnologia oferece a saúde

A personalização do atendimento é apenas um dos muitos benefícios que a tecnologia digital oferece ao setor de saúde. A conectividade, por exemplo, permite também a melhora na qualidade do atendimento.

Além disso, com as consultas por telemedicina, telediagnóstico e agendamento digital, o paciente não precisa mais se deslocar e nem ficar aguardando no telefone para ser atendido, tornando sua experiência ainda mais positiva.

Contudo, não é só o paciente que ganha. A tecnologia aplicada à saúde possibilita uma gestão mais eficiente, promovendo a redução de custos, centralizando as informações, facilitando o controle de estoque, a padronização dos procedimentos e a gestão de pessoas.

Outro ponto de destaque é que esses recursos tecnológicos têm como foco a prevenção de doenças e a promoção da saúde, ampliando a capacidade de monitoramento e rastreamento dos pacientes.

Ademais, com a maior precisão na análise de exames e na realização de cirurgias, a tecnologia auxilia na redução de erros, impedindo que a saúde do paciente seja impactada por uma ação inadequada.

Por último, essas inovações atuam de forma interligada. Com isso, as informações estão integradas e podem ser acessadas em um único sistema. Da mesma forma, com o armazenamento na nuvem, esses dados estão disponíveis de qualquer lugar.

Enfim, como você pode perceber, são inúmeros os motivos que ressaltam a importância de implementar as tecnologias digitais no atendimento médico. Com elas, os cuidados de saúde são otimizados e personalizados.

 

Como A Tecnologia Digital Pode Personalizar Os Cuidados De Saúde

Em tempos de transformação digital, é preciso adaptar-se para usufruir de todos os benefícios das novas tecnologias, como, por exemplo, a personalização dos cuidados de saúde. No entanto, ainda existem muitas dúvidas a serem respondidas.

Neste sentido, preparamos este artigo para explicar tudo o que você precisa saber a respeito do tema. Então, se deseja conhecer mais a respeito do impacto das tecnologia no setor de saúde, não deixe de ler este texto.

O impacto da tecnologia na saúde

A transformação digital pode ser considerada mais complexa nos cuidados de saúde do que em qualquer outro setor. Isso porque, a adoção de tecnologias promove melhores resultados assistenciais, ampliando e personalizando a relação entre médicos e pacientes.

O principal exemplo dessa transformação é a internet. Ao ser aplicada na área de saúde, trouxe inúmeras facilidades, permitindo a realização de agendamentos online, oferecendo novos canais de comunicação para o paciente e possibilitando um maior acesso à informação.

Além disso, a evolução tecnológica dos equipamentos e das técnicas faz com que os diagnósticos sejam mais assertivos e ágeis, pois os resultados dos exames estão disponíveis em um curto intervalo de tempo.

Não podemos deixar de mencionar o impacto da tecnologia na gestão de clínicas e consultórios médicos. Com o desenvolvimento de novas ferramentas, como o prontuário eletrônico, a organização e busca de informações foi facilitada.

Ainda, as inovações tecnológicas também proporcionam a personalização dos cuidados de saúde. Isso porque, com o uso de softwares médicos, os profissionais passam a dispor de mais dados para conhecer as preferências, expectativas e necessidades dos pacientes.

Por fim, o uso desses recursos contribui para a prevenção de doenças. Por exemplo, a ressonância magnética, a tomografia computadorizada e o PET-CT são avanços que permitem diagnósticos mais precisos, sem a necessidade de exames invasivos e agressivos.

Quais tecnologias ajudam a personalizar os cuidados de saúde?

Agora que você já conhece os impactos da tecnologia no setor de saúde, precisamos falar sobre as inovações que, cada vez mais, possibilitam a personalização dos cuidados de saúde. A seguir, conheça mais sobre elas.

Wearables

Os wearables, ou aparelhos vestíveis, são acessórios usuais que possuem funções específicas para auxiliar os médicos no acompanhamento da saúde dos pacientes. Atualmente, esses equipamentos podem ser encontrados em formatos de relógios, adesivos, pulseiras e outros itens de vestuário.

A partir de microcontroladores, os wearables monitoram os batimentos cardíacos, a pressão arterial, temperatura corporal, nível de fadiga e vários outros indicadores de saúde. Esses dados são armazenados e podem ser transmitidos para profissionais ou organizações de saúde, com a proposta de monitorar o paciente.

Cirurgia robótica

Uma das tecnologias que já fazem parte da rotina dos hospitais e clínicas, a cirurgia robótica traz maior precisão, controle e flexibilidade para o cirurgião, além de reduzir o impacto do procedimento para o paciente.

IA

A Inteligência Artificial (IA) diz respeito à capacidade das máquinas realizarem inferências, de modo semelhante ao raciocínio humano. No setor de saúde, será utilizada para ampliar e personalizar os cuidados de saúde. Por exemplo:

  • criação e envio de lembretes e notificações sobre o estado de saúde dos pacientes em tempo real;
  • armazenamento de dados na nuvem;
  • geração de relatórios sobre tendências de saúde dos pacientes;
  • reforço no diagnóstico diferencial de doenças;
  • auxílio nas tecnologias de telemedicina.

Telemedicina

Muito utilizada no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus, a telemedicina é uma modalidade comum em outros países. Com ela, não existem mais as barreiras físicas que impedem um paciente de receber os devidos cuidados de saúde.

Além disso, a telemedicina vem sendo utilizada para diversas ações que beneficiam o paciente, como, por exemplo, o telediagnóstico. O profissional recebe o resultado do exame e, remotamente, emite o laudo, trazendo agilidade ao processo.

Internet das coisas (IoT)

A IoT pode ser entendida como a aplicação de tecnologias que permitem a conexão à internet e a transmissão de dados em aparelhos que usualmente não contam com essas características.

Com isso, a Internet das Coisas pode ser usada em sensores de geladeiras que avisam quando o estoque de vacinas está baixo, rastreadores que acompanham o tratamento de um paciente com câncer, monitoramento dos sinais de mal de Parkinson, lentes de contato inteligentes que mensuram os níveis de glicose dos pacientes, entre outros.

Softwares médicos

Os softwares médicos já são amplamente utilizados nos hospitais, clínicas e consultórios brasileiros. Essas ferramentas desempenham um importante papel na rotina dos profissionais de saúde, especialmente no que diz respeito à oferta de um atendimento personalizado.

Isso porque, através da integração com outros sistemas, é possível oferecer agendamento online, emitir receitas e atestados digitalmente, atender por telemedicina, disparar lembretes através de e-mail marketing e SMS.

Conheça os benefícios que a tecnologia oferece a saúde

A personalização do atendimento é apenas um dos muitos benefícios que a tecnologia digital oferece ao setor de saúde. A conectividade, por exemplo, permite também a melhora na qualidade do atendimento.

Além disso, com as consultas por telemedicina, telediagnóstico e agendamento digital, o paciente não precisa mais se deslocar e nem ficar aguardando no telefone para ser atendido, tornando sua experiência ainda mais positiva.

Contudo, não é só o paciente que ganha. A tecnologia aplicada à saúde possibilita uma gestão mais eficiente, promovendo a redução de custos, centralizando as informações, facilitando o controle de estoque, a padronização dos procedimentos e a gestão de pessoas.

Outro ponto de destaque é que esses recursos tecnológicos têm como foco a prevenção de doenças e a promoção da saúde, ampliando a capacidade de monitoramento e rastreamento dos pacientes.

Ademais, com a maior precisão na análise de exames e na realização de cirurgias, a tecnologia auxilia na redução de erros, impedindo que a saúde do paciente seja impactada por uma ação inadequada.

Por último, essas inovações atuam de forma interligada. Com isso, as informações estão integradas e podem ser acessadas em um único sistema. Da mesma forma, com o armazenamento na nuvem, esses dados estão disponíveis de qualquer lugar.

Enfim, como você pode perceber, são inúmeros os motivos que ressaltam a importância de implementar as tecnologias digitais no atendimento médico. Com elas, os cuidados de saúde são otimizados e personalizados.

LGPD e Saúde: Entenda a Importância da Proteção de Dados do Paciente

Depois de quase 10 de discussões e após 2 anos da sua promulgação, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor em 18/9/2020 e o prazo para adequação encerrou-se em 31/07/2021. Porém, você entende o impacto dessa lei nos dados do paciente?

Então, você precisa ler este artigo. A LGPD visa dificultar e penalizar o uso de informações pessoais como moeda de troca. Por isso, o seu consultório precisa estar preparado para atender aos requisitos dessa nova regulamentação. A seguir, entenda mais sobre a importância da LGPD para a área da saúde.

O que é a LGPD?

De forma geral, a Lei Geral de Proteção de Dados dispõe sobre o tratamento dos dados pessoais, físicos ou digitais, de pessoas ou empresas. O objetivo é proteger essas informações e resguardar os direitos fundamentais da liberdade e da privacidade dos cidadãos brasileiros.

Neste sentido, a LGPD define as responsabilidades de cada parte envolvida na troca de informações e exige das empresas a implementação de mecanismos para que os dados dos seus clientes sejam armazenados e utilizados adequadamente. Entre os principais deveres das pessoas jurídicas, estão:

  • identificar e informar todos os dados e o formato em que serão armazenados;
  • solicitar o consentimento dos clientes sobre a coleta e armazenamento das informações;
  • consolidar e encaminhar relatórios para a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) e para o Procon a respeito dos dados coletados;
  • avisar a essas autoridades sobre a ocorrência de vazamento de dados e/ou ataques cibernéticos.

Enfim, a LGPD tem o propósito de conter o uso indiscriminado das informações pessoais dos consumidores, trazendo segurança jurídica para tal e oferecendo a proteção necessária e desejada pelas pessoas.

A LGPD na área de saúde

Assim como outros setores, a área de saúde também está continuamente armazenando dados dos pacientes, com o propósito de acompanhar a evolução de um tratamento, diagnosticar precocemente uma doença, prescrever a medicação correta, entre outros.

Dessa forma, a Lei Geral de Proteção de Dados impacta diretamente a Medicina. Isso porque, os tipos de dados coletados em consultórios, clínicas e hospitais são classificados como sensíveis por essa norma.

Além disso, as principais tendências e inovações do setor de saúde dependem da captação e guarda dessas informações. O mesmo ocorre com as constantes pesquisas e estudos científicos desenvolvidos para a prevenção de doenças e epidemias.

Por último, a LGPD também impacta na forma como as estratégias de marketing médico são realizadas. Por todas essas razões, é fundamental que você conheça e implemente as medidas necessárias para se adequar a esta lei.

Os impactos da LGPD na saúde

Para atender às exigências dessa legislação, é preciso implementar algumas medidas importantes no processo de coleta, guarda e utilização dos dados dos pacientes. A seguir, saiba mais sobre eles:

  • para armazenar qualquer informação dos pacientes, será preciso obter o consentimento deles. Essa regra vale tanto para os dados já existentes no prontuário quanto para os novos. No entanto, os médicos têm base legal para obter CPF, nome e outros dados menos sensíveis;
  • as mensagens trocadas por WhatsApp também se encaixam na LGPD e devem ser criptografadas;
  • proibição expressa para o compartilhamento não autorizado de dados;
  • é exigida a definição de um responsável interno para a segurança da informação, também chamado de Encarregado de Proteção de Dados (DPO), ou a contração de uma empresa responsável por essa proteção;
  • estabelecimento de criptografia para os dados pessoais e consequente eliminação assim que cumprirem seu objetivo;
  • solicitar consentimento do paciente em caso de detalhamento de informações para a operadora de saúde. A autorização só não é exigida quando os dados estiverem relacionados ao faturamento;
  •  os proprietários dos dados têm a prerrogativa de corrigir, editar, ratificar ou atualizar as informações armazenadas pelo consultório, clínica ou hospital.

Por que a proteção de dados do paciente é importante?

A preocupação com o sigilo e a confidencialidade das informações dos pacientes já é uma máxima no setor de saúde, pois faz parte do Código de Ética do profissional de saúde. No entanto, a LGPD traz uma exigência de proteção ainda maior.

Ainda, essa nova lei ampara os dados sensíveis dos pacientes, independente do local em que estão sendo armazenados. Seja no sistema público de saúde ou no privado, é preciso zelar pela segurança dessas informações.

Além disso, é fundamental manter a confiança entre médico e paciente. Por isso, se os pacientes acreditam que suas informações serão usadas contra o interesse deles, não se sentirão à vontade em consentir o armazenamento desses dados.

Por outro lado, se você transmitir a confiança necessária e eles perceberem a sua preocupação com a segurança dessas informações, ficarão tranquilos em fornecer detalhes críticos sobre sua saúde, que irão auxiliar no diagnóstico e no próprio tratamento.

Para facilitar o seu trabalho de adaptação à LGPD, separamos algumas boas práticas para oferecer maior proteção aos dados dos pacientes:

  • colete apenas o que é essencial para a execução do seu trabalho, evitando o armazenamento de informações desnecessárias e reduzindo o risco de ser penalizado judicialmente;
  • tenha um sistema seguro para a guarda desses dados. Isso significa dispensar as planilhas e os prontuários de papel e investir em soluções digitais seguras e certificadas;
  • capacite os seus colaboradores, de modo que entendam o valor das informações dos pacientes e a importância de mantê-los seguros.

Como se adaptar à LGPD?

Agora que você já conhece os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados na área de saúde e entende a importância de proteger os dados dos pacientes, separamos algumas dicas que irão ajudá-lo a se adaptar a essa lei. Vamos a elas:

  • a melhor forma de garantir a segurança dos dados é utilizando a tecnologia da informação. Por isso, implemente um sistema de prontuário eletrônico que ofereça a criptografia dos dados;
  • defina e/ou revise a sua política de privacidade e tratamento de dados a fim de observar se está alinhada com as normas da LGDP;
  •  estabeleça um procedimento para que sempre seja solicitado o consentimento formal do paciente a partir da primeira consulta, mas lembre-se de explicar o porquê e como os dados serão utilizados;
  • considere as diferentes fontes de dados, tais como, prontuário eletrônico, agendamento online, telefone, WhatsApp, etc;
  • facilite o acesso às informações para que o paciente possa fazer a modificação sempre que achar necessário

Enfim, como você pode perceber, a LGPD traz um grande desafio para as organizações de saúde, no que diz respeito à coleta e armazenamento dos dados do paciente. Para facilitar o seu trabalho, procure conhecer mais sobre essa legislação e siga nossas dicas.

Atração de pacientes: como criar uma marca forte

O mundo está cada vez mais digital e as tecnologias estão evoluindo em tempo recorde, o que exige uma constante adaptação do profissional de saúde, principalmente no que se refere às estratégias para atração de pacientes e para a construção de uma marca forte.

Neste sentido, se você não sabe por onde começar, recomendamos a leitura deste artigo. A seguir, explicaremos tudo o que você precisa saber para iniciar esse processo e transformar a realidade da sua clínica ou consultório.

Afinal, o que é uma marca?

De modo geral, podemos explicar a marca como algo que diferencia você da sua concorrência. Para entender melhor, basta observar o seu dia-a-dia. Entre Adidas e Nike, qual você prefere? Apple ou Samsung? Quais sentimentos essas marcas geram em você?

Da mesma forma, a marca do seu consultório/clínica irá despertar algum tipo de emoção nos seus pacientes, seja de confiança ou desconfiança, segurança ou insegurança, atendimento diferenciado ou não, etc.

Antes de decidir por uma compra ou pela contratação de um serviço, as pessoas procuram saber mais sobre a empresa/fornecedor. A depender da fama e das avaliações disponíveis na internet, elas prosseguem na jornada de compra ou buscam pelo concorrente.

Para que o mesmo ocorra com seu consultório/clínica, não basta apenas ter uma marca, mas também é preciso torná-la forte, disponibilizando-a na internet. Com isso, você amplia o seu alcance e permite que as pessoas interessadas no seu trabalho tenham mais informações sobre ele.

No que se refere ao conceito de marca, antes de explicá-lo, precisamos falar sobre identidade e imagem. Quando falamos em identidade, estamos falando da forma como você enxerga o seu próprio negócio.

Por outro lado, a imagem é o reflexo, a percepção que o público tem do seu consultório. Por isso, tanto a imagem quanto a identidade existem a partir do momento em que o seu estabelecimento médico começa a atender.

Já a marca é uma imagem desenvolvida cuidadosamente para o seu consultório ou clínica. Em resumo, é como uma tentativa de fazer com que a identidade que você tem sobre seu negócio seja também a imagem que o público terá.

Por isso, a construção de uma marca forte e bem-sucedida depende da obtenção de várias informações a respeito do seu posicionamento, diferenciais, personas, entre outros.

E branding, o que é?

O branding é a gestão que se faz de uma marca, com a proposta de torná-la mais conhecida. Neste sentido, se você deseja posicionar o seu consultório ou clínica no mercado e manter a sua marca na memória dos pacientes, o branding é fundamental.

Para isso, são realizados estudos para conhecer os valores de uma marca e também seu posicionamento, proporcionando conexão com seu público e influenciando na decisão de compra dele.

Assim, para fazer o seu branding, não basta apenas investir na construção de uma identidade visual atrativa, mas também é preciso despertar sentimentos, emoções e experiências que diferenciam o seu trabalho.

Embora o despertar dessas emoções varie de pessoa para pessoa, algumas atitudes são fundamentais para obter bons resultados, tais como, entregar um bom atendimento, oferecer uma ótima experiência de consulta e desenvolver estratégias de marketing médico.

Além disso, para fazer a gestão da sua marca, existem algumas perguntas que você precisa responder:

  • O que o seu consultório deseja atingir? Quer ser uma referência no seu nicho ou tornar-se uma marca popular?
  • Quem são as suas personas? Ou seja, o perfil das pessoas que deseja alcançar;
  • Quais são os seus diferenciais?
  • Você deseja ser visto como um médico acolhedor e atencioso ou como um profissional capacitado, mas reservado e introvertido?

Como criar uma marca forte?

Agora que você já entendeu os conceitos de marca, identidade, imagem e branding, deve estar se perguntando: o que fazer para ter uma marca forte? Por isso, separamos algumas dicas práticas para você alcançar esse objetivo.

1) Entenda quem é a sua persona

Esse é o primeiro passo não só para a construção de uma marca forte, mas para o sucesso do seu consultório. Diferente do conceito de público-alvo, as personas são perfis mais detalhados sobre o tipo de paciente que você deseja alcançar.

Contudo, as suas personas precisam condizer com sua realidade ou tipo de serviço oferecido. Por exemplo, se você quer que os seus pacientes sejam pessoas com alto poder aquisitivo, tanto a estrutura oferecida quanto a sua expertise devem corresponder ao nível de exigência desse público.

2) Conheça e aplique o conceito de Golden Circle

Golden circle, ou círculo dourado, é um conceito utilizado para definir as estratégias de comunicação e marketing de uma empresa, tendo como principal objetivo valorizar um produto, ideia ou negócio.

Para isso, você precisa seguir três etapas: O QUE (expressar qualidade dos seus serviços), COMO (desenvolver um plano de ação para expor esses valores), POR QUE (as razões, os diferenciais que justificam a escolha pelo seu consultório/clínica).

3) Crie ações de marketing para atração de pacientes

O marketing médico é essencial para a construção de uma marca forte. Neste sentido, algumas ações relevantes são: utilizar as redes sociais e outros canais digitais para divulgar seu negócio, aprimorar a experiência fornecida pelo seu atendimento, investir em publicidade paga e, principalmente, adotar uma estratégia de marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo é uma vertente do marketing digital e que consiste na oferta gratuita de artigos, e-books, vídeos e afins, com a proposta de chamar a atenção das pessoas até o momento em que se tornam pacientes fiéis.

Além disso, a construção de um site próprio é muito importante. Cerca de 45 milhões de brasileiros têm o hábito de buscar informações na internet antes de tomar uma decisão de compra.

Com um site, você permite ser encontrado nessas pesquisas. Porém, lembre-se que, na maioria das vezes, o primeiro contato de uma pessoa com o seu trabalho será através da sua página. Assim, ela deve ter um bom apelo visual e a linguagem deve corresponder às expectativas da sua persona.

Enfim, com a leitura deste artigo, você tem todas as informações que necessita para desenvolver a marca da sua clínica ou consultório e torná-la forte, impactando as pessoas e transformando-as em pacientes.

Então, se você deseja melhorar a atração de pacientes para o seu negócio, a sua primeira atitude deve ser o fortalecimento da sua marca. Portanto, siga nossas dicas e se torne uma referência na sua área de atuação.

Jornada do paciente: o que é e qual a sua importância

Deseja atrair mais pacientes para sua clínica, mas não sabe por onde começar? A resposta é simples: conhecendo a jornada do paciente e tornando-a uma experiência agradável e memorável para os pacientes.

Não sabe do que estamos falando? Então, você precisa ler este artigo. Nele, explicaremos tudo sobre esse conceito e o porquê dessa jornada ser tão importante. Ficou interessado? Basta continuar a leitura.

O que é a jornada do paciente?

O termo “jornada do paciente” é utilizado para descrever toda e qualquer interação que ocorre entre o paciente e um estabelecimento de saúde, podendo iniciar no momento em que ele descobre o serviço na internet até a sua fidelização ao consultório.

Ainda, esse conceito é uma adaptação da jornada do cliente, que é uma abordagem comumente utilizada por profissionais de marketing para desenvolver estratégias específicas para cada etapa dessa jornada.

Antes do advento da internet, as principais formas de encontrar um profissional de saúde era a indicação de um familiar ou amigo, ou pela rede referenciada dos planos de saúde. Agora, os canais digitais trouxeram inúmeras fontes de informação.

Ao mesmo tempo em que ampliou o poder dos pacientes para a decisão de contração de um serviço, também trouxe muitas possibilidades para os médicos ampliarem sua comunicação e influenciarem nessa decisão.

Enfim, com a grande competitividade do setor de saúde, torna-se imprescindível conhecer a jornada do paciente e desenvolver estratégias que facilitem a tomada de decisão dele, de modo que escolha o seu serviço.

As etapas da jornada do paciente

O principal objetivo de entender a jornada do paciente é conhecer mais sobre o comportamento do seu público e identificar os pontos fortes e fracos do seu negócio. Com isso, será possível melhorar a experiência que está sendo oferecida a eles.

Assim, quanto mais se entende as etapas que o paciente percorre até contratar o seu serviço, mais fácil será desenvolver estratégias assertivas para atração e fidelização do público. Por isso, entenda como funciona a jornada do paciente:

Descoberta e conscientização

Essa é a primeira fase da jornada, onde o paciente descobre que tem um problema e passa a buscar mais informações para sanar suas dúvidas. Por isso, é o momento em que você atua para oferecer a melhor resposta possível.

Isso pode ser feito através de postagens nas redes sociais ou da elaboração de artigos para o seu blog. Por exemplo, alguém que percebe que está sofrendo com dores na coluna passa a pesquisar as possíveis causas desse problema.

Quando ele encontra o seu conteúdo, entende a necessidade de buscar um profissional de saúde. A partir disso, como você já o ajudou, ele tende a procurar mais informações sobre você, sua experiência e sobre o seu trabalho.

Nesta fase, ter um site próprio e ser ativo nas redes sociais faz toda a diferença. Isso porque, ao fazer essa pesquisa, ele encontrará os dados que está buscando, o que fará ele entrar na próxima etapa da jornada: contato inicial com o sistema de saúde.

Contato inicial com o sistema de saúde

Agora que ele já tem consciência de que está com um problema, o paciente busca a avaliação de um profissional de saúde. Com isso, irá fazer contato através dos canais que encontrar em seu site ou nas suas redes sociais.

Por isso, existem duas ações fundamentais: manter todos os seus canais de comunicação atualizados (Google Meu Negócio, site, anúncios, redes sociais) e estar preparado para receber este contato.

Além disso, a primeira impressão é a que costuma ficar. Neste sentido, os seus colaboradores, em especial a secretária/recepcionista, precisam ser capacitados e oferecer o melhor atendimento possível.

Avaliação do estado de saúde

Após conseguir seu contato e marcar uma consulta, chegou o momento de ir até o consultório (ou de conectar-se com o médico, no caso de atendimentos por telemedicina). Nessa fase, existem alguns pontos que merecem atenção redobrada.

Na consulta presencial, a qualidade e a agradabilidade da estrutura que você oferece aos pacientes pode ser determinante na experiência deles. Então, preocupe-se em disponibilizar um ambiente agradável, tranquilo, confortável e calmo.

No atendimento virtual, preocupe-se com o bom funcionamento da sua conexão com a internet, a qualidade da câmera e do som, a iluminação do ambiente e a facilidade de acesso aos documentos gerados pela consulta.

Além disso, em ambos os formatos, é nessa etapa em que o paciente conhece e avalia a sua expertise, o seu atendimento, a atenção dedicada, entre outros. Enfim, esteja atento a todos esses pontos.

Tratamento

Com a confirmação do diagnóstico, inicia-se o tratamento do problema, que pode envolver medicação, mudanças no estilo de vida, terapias ou até cirurgias. Nessa etapa, a comunicação precisa ser a mais clara, objetiva e transparente possível.

Afinal, o paciente precisa saber o que está acontecendo com ele, quais são as chances de sucesso do tratamento, os efeitos colaterais da medida terapêutica e o período em que ela será necessária. Quanto maior o entendimento dele, maiores as chances de sucesso.

Mudança de hábitos

Na maioria dos casos, as mudanças no estilo de vida são parte importante do tratamento e, geralmente, incluem: prática de atividades físicas e reeducação alimentar. Essa é uma fase em que o contato constante e o envio de materiais e orientações fazem a diferença.

Cuidados continuados

A última fase da jornada do paciente diz respeito ao pós-consulta. Ou seja, o paciente identificou o problema, buscou o profissional, iniciou o tratamento e melhorou seu estilo de vida. Agora, o objetivo é manter esses cuidados e a prevenção de problemas.

Para fortalecer os laços com os pacientes e oferecer uma experiência inesquecível, tenha uma comunicação ativa no pós-consulta. Você pode enviar e-mails com novidades do consultório, parabenizá-lo em datas comemorativas, lembretes de retorno ao consultório, entre outros.

Por que a jornada do paciente é importante?

Como você pode perceber, entender a jornada do paciente não é uma tarefa tão desafiadora, pois são etapas que fazem parte da sua rotina profissional. Porém, você precisa, de fato, compreendê-la. Assim, será possível identificar as necessidades dos pacientes, conquistá-los e fidelizá-los.

Além disso, através do pleno entendimento dessa jornada é que você será capaz de implementar melhorias contínuas em cada etapa do percurso, aprimorando a experiência do paciente e gerando reconhecimento do público.

Então, se você está buscando alternativas para melhorar a atração e retenção de pacientes, este artigo trouxe a informação mais valiosa para você neste momento. Compreenda a jornada do paciente e colha os resultados dessa ação.

Atração Vs. Retenção Do Paciente: Por Que Você Precisa De Ambas

Na hora de desenvolver uma estratégia de marketing médico, o que você prioriza: atração ou retenção dos pacientes? Na verdade, para crescer de forma sustentável, você precisa priorizar os dois objetivos.

Porém, essa é uma pergunta muito comum. Então, não se preocupe. Neste artigo, explicaremos todas as dúvidas que você possa ter a respeito do tema. Quer saber mais? Continue a leitura.

Atração ou retenção – Qual é mais importante?

Conforme já mencionamos, tanto a atração quanto a retenção são fundamentais para o seu consultório médico. Com uma concorrência cada vez maior, você precisa investir nessas ações para manter sua competitividade.

Quando falamos de atração de pacientes, estamos falando de despertar a atenção das pessoas para a qualidade do seu trabalho, fazendo com que busquem o seu consultório quando necessitarem de serviços de saúde.

Por outro lado, a retenção de pacientes diz respeito à oferta de um atendimento que seja capaz de fidelizar as pessoas ao seu consultório. Para isso, você precisa se diferenciar da concorrência.

Durante muito tempo, o simples fato de ter um consultório bem localizado ou com preços acessíveis era suficiente para despertar o interesse das pessoas. Agora, com o advento dos canais digitais e maior oferta de profissionais, você precisa ir além.

Isso significa investir em diferenciais que façam com que os pacientes busquem o seu trabalho. Um bom exemplo é o atendimento humanizado, uma das principais queixas das pessoas em relação à prestação dos serviços de saúde.

Como atrair novos pacientes?

Diferente do que ocorre em uma relação entre empresas e clientes, a atração de pacientes para um consultório médico não depende de um bom preço ou de uma campanha de marketing, mas, principalmente, da forma como eles são recebidos no seu consultório.

Isso porque, a relação médico e paciente é pautada pela confiança. Por isso, quando ele percebe que você não dedica a atenção necessária ao relato dele, dificilmente retornará ao seu consultório.

Contudo, isso não significa que você não deve investir em estrutura ou em estratégias de marketing. Pelo contrário, essas práticas irão reforçar o seu bom atendimento. A seguir, conheça algumas ações para potencializar a atração de novos pacientes.

Foco no atendimento humanizado

Existem inúmeras ferramentas e estratégias que ajudam a trazer um novo público para o seu consultório. Porém, nenhuma delas é capaz de superar o potencial de um atendimento humanizado.

Esse conceito visa respeitar as individualidades do paciente, tratando-o com empatia, acolhimento e oferecendo a atenção necessária. Afinal, por estar buscando um serviço de saúde, ele está enfrentando algum desconforto que pode deixá-lo angustiado ou aflito.

Utilize o marketing digital a seu favor

A presença digital é fundamental para os profissionais de saúde, pois amplia o alcance da sua comunicação, permitindo que você divulgue o seu trabalho a um custo baixíssimo. Neste sentido, as redes sociais são canais de extrema importância.

Então, crie a marca do seu consultório, descubra o perfil do seu público, esteja presente nas redes sociais, desenvolva o seu site com informações relacionadas ao agendamento e crie um blog para educar os pacientes e atraí-los ao seu consultório.

Porém, toda ação de marketing realizada por médicos precisa ser feita com cautela e respeitar o Manual de Publicidade Médica. Caso contrário, você pode ser penalizado e sofrer graves sanções do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Invista na estrutura do consultório

Embora exerça menor influência na decisão dos pacientes, o ambiente do consultório é um fator que precisa ser observado por você. Portanto, invista em uma decoração agradável, com boa iluminação, poltronas confortáveis, música ambiente, etc.

Além disso, dê atenção máxima à sala de espera. Caso seja um espaço incômodo e desagradável, o paciente tende a ser menos tolerante com atrasos. Por isso, disponibilize uma televisão, água, café e outros itens que tornem o ambiente aconchegante.

Facilite o agendamento

Por último e não menos importante, o sistema de agendamento do seu consultório precisa ser facilitado ao máximo. Qualquer inconveniente na marcação de consultas pode jogar por água abaixo todos os seus esforços de marketing.

Uma boa dica é migrar o agendamento para o ambiente online, possibilitando que o paciente marque o atendimento por conta própria, a qualquer hora e de qualquer lugar. Essa facilidade também é um grande diferencial.

Por que e como promover a retenção de pacientes?

Agora que você já entendeu a importância de atrair pacientes e sabe como fazê-lo, precisamos falar sobre a necessidade de investir em ações de fidelização, que mantenham esses mesmos pacientes no seu consultório.

Segundo Philip Kotler, conhecido como o pai do marketing, conquistar um novo cliente é cinco vezes mais caro do que manter um atual. Afinal, para atrair um novo paciente você investiu tempo e dinheiro para quebrar todas as objeções dele.

Além disso, são os pacientes fiéis ao seu trabalho que garantem a sua saúde financeira, pois têm um retorno sobre investimento (ROI) melhor e também ajudam a promover a sua marca, indicando você para os amigos e familiares.

E então, pronto para promover a retenção de pacientes? O primeiro passo é ter em mente que você já tem a confiança dele e precisa apenas se esforçar para mantê-la. Por isso, as dicas abaixo são essenciais para fidelizar o seu público.

Mantenha o bom atendimento

O atendimento humanizado deve ser uma constante no seu consultório. Por isso, você precisa capacitar os seus colaboradores a padronizar a qualidade do atendimento, sendo sempre simpáticos, cordiais e empáticos.

Conheça o paciente

A experiência do paciente é positiva quando ele percebe que não é apenas mais um número no consultório, mas tem suas individualidades respeitadas. Dessa forma, você precisa se esforçar para conhecer mais sobre ele, chamando-o pelo nome e sabendo exatamente o que já foi relatado por ele na consulta anterior.

Seja pontual

Um ou dois atrasos curtos não são suficientes para arruinar a boa imagem que o paciente tem do seu consultório. Porém, se o problema for recorrente, ele pode se sentir desrespeitado e procurar outro profissional.

Invista no pós-consulta

Um importante diferencial que você precisa oferecer no seu atendimento é o relacionamento pós-consulta. Muitos médicos ignoram essa etapa, mas ela é fundamental para a retenção de pacientes.

Assim, invista em ferramentas que ampliem e automatizem a comunicação pós-consulta, realizando envio de e-mail marketing, SMS como lembre de consultas e mensagens de congratulação em datas comemorativas.

Enfim, se você deseja crescer de maneira sustentável e manter uma boa base de pacientes, você precisa desenvolver estratégias para atração e retenção de pacientes. Então, implemente nossas dicas e viva um novo momento no seu consultório.

7 Dicas de Gestão e Planejamento Para Sua Clínica Médica

Ter uma gestão eficiente é o objetivo de todo médico empreendedor, pois trata-se de um passo fundamental para iniciar a jornada rumo ao sucesso. No entanto, fazer a gestão e planejamento de um negócio não é uma tarefa simples e exige dedicação.

Quer conhecer algumas dicas básicas para tornar a administração do consultório ainda mais eficiente? Então, não deixe de ler este post. A seguir, você terá as informações que precisa para alcançar esse objetivo.

Entenda a importância da gestão e planejamento para sua clínica

O desejo por empreender é comum a muitos médicos. Porém, para abrir um consultório é necessário entender como funciona a administração de um negócio, conhecimento que não faz parte da formação desses profissionais.

Assim, o primeiro passo para começar a sua empresa é planejar. Um bom planejamento é essencial para o futuro do seu negócio, pois irá nortear todo o projeto e guiar o investimento dos recursos nos lugares certos.

Além disso, fazer a gestão e planejamento da clínica envolve questões relacionadas à administração financeira, mapeamento de processos, gestão de pessoas e, principalmente, o atendimento dos pacientes.

Neste sentido, ter um planejamento estratégico é fundamental para aumentar a produtividade dos colaboradores, oferecer novos serviços, melhorar a qualidade do atendimento e estruturar o ambiente interno da empresa.

Agora que você já entendeu a importância da gestão e planejamento para sua clínica médica, talvez esteja se perguntando: como fazê-lo corretamente? As respostas você encontrará nos tópicos a seguir.

1) Defina as diretrizes da empresa

A primeira etapa a ser realizada para abrir o seu consultório é desenvolver as diretrizes organizacionais. Por exemplo, qual o propósito da organização? Quais os valores que irão nortear sua atuação?

Tradicionalmente, esses fatores são chamados de missão, visão e valores. No primeiro caso, refere-se à razão de existir da empresa. A visão consiste em metas que você espera que sejam alcançadas em determinado período. No terceiro caso estão os princípios estabelecidos para atingi-las.

2) Construa o seu plano de negócios

Desenvolver o seu plano de negócios é fundamental para conhecer os aspectos necessários para promover o crescimento e levar a clínica médica ao sucesso. Além disso, ao construir esse planejamento, você irá entender as vertentes do seu negócio e saberá como guiá-lo a curto, médio e longo prazo.

Para elaborar o plano de negócios você precisa realizar análises de mercado, conhecer o público-alvo, avaliar a localização da empresa e a concorrência na região, definir o seu posicionamento e identificar o nicho de atuação.

Ademais, para estruturar esse documento você pode utilizar ferramentas que auxiliem na execução da tarefa e também buscar por modelos relacionados à sua área de atuação. Por fim, o plano de negócios precisa ser periodicamente atualizado, para acompanhar a evolução do mercado.

3) Qual o seu modelo de negócio?

Outra etapa fundamental na abertura da clínica médica é delimitar o seu modelo de negócio. Essa decisão impacta diretamente na sua gestão. De modo geral, existem duas principais opções: formar uma sociedade ou abrir a empresa sozinho.

Em ambos os casos, você encontrará vantagens e obstáculos. Ao decidir empreender sozinho, a gestão e planejamento da clínica recairão sobre você. Por outro lado, o lucro também não precisará ser compartilhado com terceiros.

Já no formato de sociedade, a gestão do negócio terá uma dinâmica diferente, pois a tomada de decisões será compartilhada, exigindo o entendimento entre as partes. Em contrapartida, você terá um sócio para dividir as responsabilidades.

4) Faça a análise SWOT

A análise SWOT, FOFA em português, é uma ferramenta da administração utilizada para o planejamento estratégico de um negócio. A metodologia consiste em analisar cenários para tomada de decisões a partir dos seguintes fatores: forças (strenghts), oportunidades (opportunities), fraquezas (weaknesses) e ameaças (threats).

As forças e fraquezas dizem respeito à sua empresa. Já as oportunidades e ameaças tratam de fatores externos, que não estão sob seu controle. Um bom gestor precisa estar atento a esses aspectos.

Da mesma forma, também deve entender quais são as ameaças e oportunidades presentes no ambiente externo. Neste sentido, a análise SWOT é um recurso essencial para os profissionais de saúde que estão planejando a abertura do próprio consultório.

5) Planejamento financeiro da clínica médica

A administração financeira é uma etapa tão importante quanto as anteriores. Porém, a falta de conhecimento sobre finanças leva muitos profissionais a ignorarem esse aspecto do negócio. Como resultado, o caminho para o crescimento da empresa será ainda mais difícil.

Ainda, fazer a gestão financeira significa controlar todas as entradas (receitas) e saídas (despesas) do negócio, planejar e acompanhar os investimentos. No setor de saúde, a arrecadação se dá, principalmente, por convênios e pagamentos à vista.

No que se refere às despesas, é fundamental ter o controle sobre a evolução dos gastos e  o pagamentos dos impostos. Assim, será capaz de verificar se há um excesso nos valores e se é possível reduzi-los ou até eliminá-los.

6) Defina as suas prioridades

Após passar por todas as etapas anteriores, a sua clínica médica estará pronta para iniciar a operação. Porém, para ter sucesso e oferecer uma ótima experiência aos pacientes, defina as prioridades do seu atendimento.

Isso significa que, se você deseja que o diferencial da sua empresa seja a qualidade do atendimento, você deverá priorizar a padronização desta etapa e a capacitação dos seus colaboradores.

Caso você tenha o sonho de ampliar a oferta de serviços, o planejamento dessa estratégia deve estar na sua lista de prioridades. Ao adotar essa atitude, você poderá criar uma reserva financeira para transformar o sonho em realidade.

7) Acompanhe e mensure os dados

Com a clínica médica já em pleno funcionamento, você precisará manter um acompanhamento dos números para avaliar se a empresa está ou não trilhando o caminho correto para alcançar os objetivos traçados por você.

Neste sentido, alguns dados são de extrema importância, tais como:

  • arrecadação mensal;
  • número de atendimentos;
  • total de cancelamentos;
  • quantidade de novos pacientes atendidos;
  • percentual de atendimentos por convênio e particular.

Para conseguir essas informações, pode ser necessário contar com um software médico ou algum sistema que faça o controle financeiro da clínica. Assim, basta gerar relatórios na frequência desejada e acompanhar os números apresentados.

Enfim, essas são algumas das medidas mais importantes para você realizar a gestão e planejamento da sua clínica médica com eficácia e assertividade. Portanto, siga nossas dicas e evite problemas que podem acarretar prejuízos para a empresa.

8 ações para fidelizar pacientes que você pode aplicar no seu negócio

Um dos grandes desafios para os médicos que decidiram empreender é desenvolver estratégias eficazes para fidelizar pacientes. Esse obstáculo se tornou ainda maior em tempos de pandemia da Covid-19.

Neste sentido, é necessário conhecer mais sobre as possibilidades que os canais digitais oferecem. Então, preparamos este artigo para listar algumas ações essenciais para você que deseja conquistar o seu público.

Ações para fidelizar pacientes

A seguir, confira 8 práticas que podem ser aplicadas no seu negócio para fidelizar mais pacientes.

1) Aprimore o seu pré-atendimento

Geralmente, há uma grande preocupação com o relacionamento pós-consulta, sendo apontado como o momento chave para encantar um paciente e fidelizá-lo ao consultório. Esse pensamento não está errado e, de fato, é uma etapa essencial do atendimento.

Contudo, todas as fases que antecedem a consulta também devem ser consideradas como fundamentais. Após tomar ciência sobre um problema de saúde, o paciente passa a pesquisar por um médico em sua região.

Para ser encontrado, o primeiro passo é cadastrar o consultório no Google Meu Negócio, ferramenta que faz com que uma empresa seja exibida nos resultados de busca, além de trazer uma série de informações sobre o estabelecimento.

Ademais, atente-se para a facilidade do agendamento. Embora o contato telefônico continue sendo importante, o advento das ferramentas de marcação online trazem mais praticidade e facilidade para o paciente agendar a consulta.

Além disso, lembre-se de oferecer um ambiente aconchegante e acolhedor. Geralmente, a pessoa já está enfrentando alguma dificuldade. Por isso, o seu consultório precisa amenizar o sofrimento dela, trazendo uma boa sensação e não o contrário.

2) Capacite os seus funcionários

Mesmo que você ofereça um excelente pré-atendimento ao paciente, todo o esforço pode não ser suficiente se os seus colaboradores não forem capazes de atender aos pacientes com simpatia e gentileza.

Por isso, a capacitação dos funcionários é uma etapa importante do processo de fidelização. Então, invista em treinamentos voltados para a recepção e atendimento ao público, com foco no setor de saúde.

3) Não se atrase

Os atrasos no atendimento são uma das principais queixas dos pacientes, quando se trata da prestação de serviços em saúde. Se a sala de espera do seu consultório está sempre repleta de pessoas, dificilmente você conseguirá fidelizar pacientes.

Para mudar essa realidade, comprometa-se com o horário acertado com as pessoas. Ao realizar o agendamento, elas programam todo o seu dia contando que serão atendidas naquele momento previamente combinado.

Assim, existem duas ações que ajudam a combater esse problema. Em primeiro lugar, faça uma análise do tempo médio necessário para cada consulta. Com isso, considere essa informação na programação da sua agenda, dando o intervalo correto para cada atendimento.

Segundo, conheça mais sobre seus pacientes. Mesmo que você já tenha um bom espaço de tempo entre cada consulta, cada pessoa é diferente. Enquanto alguns são mais objetivos, outros demandam mais tempo. Para evitar atrasos, alongue o intervalo para os atendimentos mais prolongados.

4) Melhore sua comunicação

Em tempos de pandemia, os pacientes já chegam fragilizados ao consultório. Assim, dedique-se a tornar a experiência deles a melhor possível. Para isso, a forma e a frequência com que se comunica desempenha grande influência.

Neste sentido, esteja presente nas redes sociais mais utilizadas, como o Instagram e o Facebook, ofereça informações relevantes para o seu público, responda as dúvidas e comentários que surgirem.

Além disso, aproveite as vantagens que a automatização oferece. Atualmente, existem sistemas que automatizam o envio de SMS para confirmação de consultas, disparo de e-mail marketing e atendimentos via WhatsApp.

5) Ofereça atendimento humanizado

A humanização do atendimento nunca foi tão necessária. Neste cenário de grande dificuldade em que vivemos, você precisa se preocupar em atender de forma respeitosa, dedicando a atenção e a empatia necessária.

Ainda, o atendimento humanizado tem como base a premissa de que cada paciente é único, tem demandas específicas e opiniões próprias que devem ser respeitadas e atendidas. Essa é uma ferramenta essencial para fidelizar pacientes e se diferenciar da concorrência.

6) Produza conteúdos relevantes

O marketing de conteúdo é uma estratégia baseada na produção e distribuição de informações relevantes para o público com o objetivo de despertar a atenção do leitor, se tornar uma referência para ele e convertê-lo em cliente.

No setor de saúde, essa estratégia vem se mostrando cada vez mais eficaz, principalmente em tempos de pandemia do novo coronavírus. Isso porque, há uma grande demanda por informações na internet.

Dessa forma, se você produzir conteúdos que respondam às dúvidas do público, estará aumentando sua visibilidade e demonstrando seu conhecimento. Com isso, irá conquistar a confiança deles, fazendo com que se lembrem de você no momento em que precisarem de um médico.

7) Fortaleça o relacionamento no pós-consulta

Assim como ressaltamos a importância do pré-atendimento, o relacionamento pós-consulta pode ser determinante para a fidelização ou não dos pacientes. Por isso, preocupe-se em manter uma comunicação ativa, mesmo após o fim do atendimento.

Uma boa forma de fortalecer esse relacionamento é utilizando o e-mail marketing. Para isso, basta disparar conteúdos informativos para a caixa de entrada dos seus pacientes. Essa estratégia é ainda mais assertiva se você segmentar os pacientes por áreas de interesse.

Além disso, o e-mail marketing também deve ser usado para enviar comunicações sazonais, como, por exemplo, felicitações em datas comemorativas, como dia das mães e dos pais, e em aniversários.

8) Implemente um software médico

Depois de falarmos alguma das ações mais eficientes para fidelizar pacientes, talvez, você tenha se perguntado: como dividir o meu tempo entre atendimentos e a implementação dessas medidas? A resposta é simples: com um software médico.

Com a crescente demanda dos profissionais de saúde por ferramentas automatizadas, os softwares médicos estão cada vez mais evoluídos tecnologicamente. Atualmente, as principais tarefas rotineiras do consultório já podem ser realizadas automaticamente.

Por exemplo, o envio de mensagens por SMS pode ser automatizado com um software médico, exigindo apenas a configuração da frequência. Da mesma forma, o disparo segmentado de e-mail marketing é realizado sem grandes dificuldades.

Além disso, os softwares médicos permitem o uso de um recurso muito importante para o crescimento do consultório: as pesquisas de satisfação. Além do envio automático, o sistema pode informar o resultado consolidado das pesquisas.

Enfim, se você deseja fidelizar pacientes, esse artigo trouxe algumas das dicas mais eficazes para alcançar esse objetivo. Então, não perca tempo e comece a executar todas essas ações. Para realizá-las com assertividade e agilidade, considere a implementação de um software médico.