A migração dos consultórios médicos para o ambiente digital é um processo que já estava em curso nos últimos anos. Porém, com a pandemia da Covid-19, a transição para o consultório online foi ainda mais acelerada.
Entretanto, ainda existem muitas dúvidas a respeito do quão abrangente essa transformação deve ser. Neste artigo, você entenderá porque a migração do seu negócio para o digital precisa ir além da teleconsulta.
O que é um consultório online?
O termo consultório online tem sido utilizado para descrever toda organização de saúde que está presente na internet e/ou que oferece atendimentos por telemedicina. Contudo, essa expressão foi originalmente elaborada para fazer referência a consultórios que migraram toda sua gestão e atendimento para o ambiente virtual.
Ainda, um consultório online é aquele que se utiliza da tecnologia disponível para otimizar as tarefas rotineiras e burocráticas, agilizando a administração do negócio e impactando positivamente na experiência do paciente.
Além disso, os consultórios digitais possuem uma forte presença virtual, disponibilizam suas informações no seu próprio site, utilizam o potencial das redes sociais e oferecem recursos que facilitam a rotina do paciente, como é o caso do agendamento online.
Embora seja um processo que já estava em andamento, a transformação digital no setor de saúde foi acelerada pela pandemia do novo coronavírus. A necessidade de isolamento social levou as pessoas a priorizarem os profissionais que já ofereciam atendimento à distância.
No entanto, para disponibilizar a teleconsulta, o consultório precisa ir além de implementar uma plataforma segura de telemedicina. Para que a qualidade do atendimento presencial seja transferida para o virtual, é necessário investir em outras tecnologias, tais como, prontuário eletrônico, prescrição digital e agendamento online.
Por que você precisa migrar para o consultório online?
O advento da internet e de outras inovações transformou a maneira como as pessoas se relacionam com as empresas, independente do seu segmento. Como passaram a ter maior acesso à informação e poder de negociação, se tornaram mais exigentes com a qualidade do serviço ou produto oferecido.
Neste sentido, o consultório médico que deseja sobreviver neste novo mercado, precisa se reinventar e adaptar seus processos para o ambiente virtual. Caso contrário, tende a ser ultrapassado pela concorrência e até enfrentar o fechamento do negócio.
Ademais, se tornar um consultório online é um grande diferencial competitivo, pois a implementação de novas ferramentas traz uma nova dinâmica para a rotina do médico e de seus funcionários.
Ainda, ao dispor de um software médico e suas várias funcionalidades, construir uma forte presença digital e ampliar seus canais de comunicação, você tem todos os recursos necessários para oferecer um atendimento de excelência e ser reconhecido pela qualidade do seu trabalho.
Como transformar o consultório em um consultório online?
A verdadeira transformação digital é aquela na qual todos os processos do consultório migram do analógico para o online, desde a gestão administrativa e financeira até o atendimento e a comunicação pós-consulta.
Ainda, o primeiro passo para fazer essa transição é entender mais sobre o conceito de consultório online. Agora que você já entendeu como funciona este formato, conheça algumas ações que precisam ser realizadas para concluir essa transição.
Invista em sistemas integrados e 100% digitais
A implementação de um software médico é a etapa inicial dessa transformação digital. Apenas com essa ferramenta você terá a possibilidade de automatizar atividades burocráticas e otimizar os processos do consultório.
Contudo, para escolher a ferramenta ideal para o seu negócio, compare as opções disponíveis no mercado e escolha aquela que mais atende às suas necessidades. Entre as principais funcionalidades que você precisa dispor, estão:
- prontuário eletrônico;
- agendamento online;
- plataforma de telemedicina;
- prescrição digital;
- automação de marketing;
Além de observar esses recursos, preocupe-se com o nível de segurança oferecido pelo software de gestão. Para evitar a perda ou o vazamento de dados dos pacientes, opte por aquelas que contenham criptografia, rotina de backups e controle de acesso.
Tenha um site otimizado para conversão
Outro recurso importante nesse processo de migração para o digital é o desenvolvimento de um site otimizado para conversão. Isso significa que, ao visitar a sua página, o potencial paciente encontrará os recursos necessários para agendar uma consulta.
Ademais, um bom site médico é aquele que disponibiliza todas as informações desejadas pelo paciente, tais como, endereço e telefone do consultório, currículo do profissional de saúde, diferenciais, avaliações de outros pacientes, convênios atendidos, procedimentos realizados, etc.
Utilize e atualize suas redes sociais
As redes sociais são canais essenciais para o fortalecimento da sua presença digital. Em função dos milhares de usuários que possuem, essas plataformas amplificam a sua comunicação, levando sua mensagem a um público cada vez maior.
Assim, faça uma análise das plataformas mais utilizadas pelo seu perfil de paciente, passe a utilizá-las e as atualize sempre que necessário. Porém, você precisa respeitar as normas do Manual de Publicidade Médica do Conselho Federal de Medicina (CFM).
Desenvolva sua estratégia de marketing de conteúdo
A internet passou a ser o principal canal de comunicação utilizado pelas pessoas para consumir informações relacionadas à saúde. Neste sentido, você precisa desenvolver a sua estratégia de marketing de conteúdo.
Ainda, essa estratégia consiste na produção de conteúdos interessantes para o seu público-alvo e que tenham o objetivo de atrair, educar e fidelizar os seus pacientes. Com isso, você aumenta sua credibilidade e também a lucratividade do consultório.
Ademais, o marketing de conteúdo é uma das estratégias mais eficazes para quem deseja ganhar visibilidade e autoridade no seu segmento, se tornando uma referência para o seu público e para o mercado em geral.
Quais as vantagens do consultório online?
Ao implementar todas essas dicas no seu consultório, você passará a usufruir de todos os benefícios de um consultório online. Entre as primeiras mudanças que você perceberá, podemos citar:
- aumento no número de pacientes oriundos dos canais digitais e redução no número de telefonemas;
- maior fidelização dos pacientes em função das melhorias implementadas na experiência oferecida a ele;
- otimização do tempo em decorrência de todas as funcionalidades disponíveis;
- aumento da produtividade;
- fortalecimento da relação com o paciente por consequência da ampliação dos canais de comunicação e das estratégias de fidelização;
- maior controle da agenda médica.
Enfim, como você pode perceber, a migração para ambiente virtual não é uma tarefa simples, pois envolve investimento, esforço e conhecimento do seu público, da sua rotina e do seu próprio negócio.
Contudo, os inúmeros benefícios trazidos por essa transformação digital compensam todo o trabalho envolvido. Então, se você deseja se adaptar a esta nova realidade e manter os atendimentos em tempos de pandemia, torne o seu negócio um consultório online.