Todo mundo que já fez dieta alguma vez na vida recebeu recomendações para substituir alguns alimentos por versões menos calóricas, como por exemplo, a troca do presunto pelo peito de peru defumado. Mas será que esses alimentos são mesmo mais saudáveis? Confira abaixo alguns ingredientes que podem estar sabotando a sua dieta.
1 – Gelatina
Embora muitos nutricionistas indiquem a substituição da sobremesa por uma gostosa gelatina, deve saber que o doce é rico em açúcares e corantes, além de outros componentes químicos. As versões diets são ainda piores: o excesso de aspartame e outros adoçantes artificiais podem aumentar os níveis de sódio do produto.
2 – Biscoito água e sal
Muita gente prefere substituir o pãozinho de cada dia por uma quantidade de biscoitos tipo cream cracker ou água e sal. Essa substituição é pouco vantajosa, uma vez que esses produtos são ricos em gorduras e conservantes. Dê preferência ao pão caseiro ou pão de padaria, que são mais saudáveis por serem menos processados.
3 – Pão de forma integral
Assim como os biscoitos, o pão de forma integral que compramos nos supermercados é repleto de conservantes, para que ele se mantenha fresco e macio por mais tempo. De forma geral, o ideal é reduzir ao máximo o consumo de produtos ultraprocessados, caso o seu objetivo seja perder alguns quilinhos, ou mesmo só para manter uma vida mais saudável.
4 – Adoçantes artificiais
A mudança de hábitos de consumo fez que com as pessoas substituíssem o aspartame, adoçante artificial bastante comum nas décadas de 1980 e 1990, por sucralose. Um estudo encomendado pelo Instituto Nacional dos EUA (National Institutes of Health) aponta que o uso do adoçante artificial como uma das principais causas do aumento de glicemia no sangue.
5 – Sucos na caixinha
Quem nunca substituiu o refrigerante pelo suco na caixinha que atire a primeira pedra! O produto, porém, é composto em sua maioria de açúcar, conservantes e apenas 5 a 10% de extrato de fruta fresca. Na dúvida, sempre faça sucos com a fruta fresca. Além de mais saudável é mais gostoso.
6 – Peito de peru
Sim, conforme dito no começo do texto, o peito de peru é um dos grandes vilões das dietas. O processo de produção dele inclui o uso de diversos nitratos, que são substâncias cancerígenas, além do uso excessivo de sódio, que pode causar problemas como hipertensão arterial e retenção de líquidos. Na dúvida, evite.