Dicas de organização para quem tem TDAH

O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento que atinge cerca de 5% a 8% da população mundial, de acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção – ABDA. Caracterizado pela desatenção, hiperatividade e impulsividade, pode ser difícil para pessoas com TDAH manter uma rotina organizada, mas algumas mudanças no dia a dia podem trazer grandes melhorias. Continue a leitura para saber:

O que é TDAH?

O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento que pode ser causado por fatores genéticos, entre outros. É caracterizado pela desatenção, comportamentos impulsivos e hiperatividade, fazendo com que a pessoa fique mais agitada e sinta dificuldade em realizar tarefas longas e repetitivas.

Geralmente, é diagnosticado ainda na infância ou adolescência. Apesar do tratamento promover melhorias no dia a dia, é comum que as pessoas com TDAH mantenham algumas características do transtorno na vida adulta.

Quais os principais sinais e sintomas de TDAH?

Os sintomas do TDAH podem ser caracterizados em dois tipos de problemas comportamentais: desatenção (dificuldade de se concentrar e manter o foco) e hiperatividade.

É normal que crianças sejam mais ativas e tenham problemas para se concentrar em alguns momentos, mas aquelas com TDAH apresentam esses sintomas de forma persistente, o que pode causar problemas na escola, em casa e com amigos. Os sinais do transtorno geralmente são bem perceptíveis e aparecem antes dos seis anos de idade.

Os principais sintomas de TDAH em crianças são:

  • Ter um curto período de atenção e ser facilmente distraído;
  • Cometer erros por descuido em trabalhos escolares;
  • Sempre esquecer ou perder coisas;
  • Incapacidade de cumprir tarefas mais demoradas;
  • Incapacidade de ouvir ou executar instruções;
  • Dificuldade de organizar brinquedos ou exercícios.

Já em adultos, que geralmente possuem TDAH desde a infância, os sintomas são parecidos, mas se manifestam de forma diferente. Por exemplo, é comum que a desatenção e a hiperatividade continuem, o que causa impacto no trabalho e relações interpessoais.

Os sintomas manifestados por adultos são:

  • Descuido e falta de atenção aos detalhes;
  • Iniciar novas tarefas antes de terminar as antigas;
  • Dificuldade de organização;
  • Incapacidade de se concentrar ou priorizar atividades;
  • Perder ou esquecer coisas recorrentemente;
  • Inquietação e nervosismo frequentes;
  • Dificuldade em ficar quieto;
  • Interromper os outros continuamente;
  • Mudanças de humor rápida;
  • Impaciência;
  • Facilidade em assumir riscos em atividades;
  • Ter pouca atenção pela segurança pessoal ou dos outros, por exemplo, dirigindo perigosamente.

Como a falta de organização impacta a rotina da pessoa com TDAH?

A falta de organização pode trazer problemas principalmente na vida profissional e nos estudos, mas também em outras áreas, como nas relações com a família, amigos e companheiros.

Alguns dos impactos que a falta de organização típica do TDAH pode trazer para a vida dos adultos são:

  • Falta de limpeza e organização na casa, fazendo com que itens necessários fiquem perdidos entre lixos e/ou objetos espalhados;

  • Esquecer de pagar as contas do mês;

  • Deixar projetos inacabados, gerando frustação;

  • Baixo desempenho educacional;

  • Sentir-se sobrecarregado e exausto o tempo inteiro.

Como a pessoa com TDAH pode se organizar melhor no dia a dia?

As estratégias organizacionais são muito importantes para quem tem TDAH, tornando o trabalho, a rotina de estudo e a vida doméstica mais agradáveis. Um sistema de organização bem-sucedido deve ser projetado individualmente para atender às necessidades específicas de uma pessoa e abordar áreas mais problemáticas em sua vida. Algumas dicas para organizar melhor o dia a dia são:

Use um planejador de tempo – quem tenta fazer tudo de uma vez, acaba não fazendo nada. Para fugir de cair nessa cilada, use um calendário ou um planejador para gerenciar o tempo, seja digital ou em papel. Todas as atividades que envolvem agendamento (compromissos, eventos sociais, prazos, rotina de exercícios etc) devem ir para o planejador. Evite o erro de tentar programar todas as horas do dia, o que geralmente é contraproducente e leva à frustração e ao desânimo. Deixe espaços em branco em sua agenda para pausas, horários flexíveis e imprevistos.

Organize as tarefas por prioridade- a baixa produtividade de pessoas com TDAH está relacionada a falhas no planejamento, na priorização e no acompanhamento das tarefas. Para eliminar esse problema, faça um cronograma definindo o que é prioridade e não pode ser feito depois. Para conseguir completar as obrigações da rotina, é necessário realizá-las em horários regulares.

Fragmente as tarefas – projetos ou afazeres maiores são mais gerenciáveis quando são “fragmentados”, divididos em partes menores, com cada uma destinada a um período de tempo. Exemplo: escrever um artigo. Comece definindo um prazo para a conclusão e estime a quantidade total de tempo que você provavelmente precisará. Depois, faça a divisão da tarefa em vários dias e crie metas de tempo para concluir cada “pedaço”.

Crie um “lar” para cada item – chaves perdidas, contas, documentos são um pesadelo par quem tem TDAH, pois podem facilmente se perder pela casa, causando horas de perda de tempo. A regra básica para controlar isso é que cada item precisa de um “lar”. As chaves vão para o chaveiro, localizado logo após a porta da frente, e nunca são guardadas no bolso do paletó ou na cômoda. Carteiras, relógios, bolsas e outros itens usados com frequência vão para uma bandeja ou outro recipiente aberto na cômoda do quarto ou na escrivaninha.

De que forma o tratamento para TDAH pode auxiliar nos sintomas de desorganização?

O tratamento para TDAH auxilia a diminuir os sintomas, mas é importante lembrar que a medicação não funciona para todos e, mesmo quando funciona, não resolve todos os problemas ou elimina completamente os sintomas.

Embora a medicação para o TDAH, muitas vezes, melhore a atenção e a concentração, normalmente faz muito pouco para aliviar os sintomas de desorganização, má administração do tempo, esquecimento e procrastinação. Sobre o tratamento para TDAH, é preciso saber que:

  • Medicação para TDAH é mais eficaz quando combinada com outros tratamentos, como a psicoterapia;

  • As pessoas respondem de maneira diferente à medicação para TDAH;

  • A medicação para o TDAH deve sempre ser monitorada por um profissional de saúde;

  • O tratamento para TDAH com remédios não precisa ser feito por toda a vida. Caso opte por interromper a medicação e escolher outras formas de tratamento, consulte o médico antes.

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Referências bibliográficas


Como escolher atividades de lazer para quem tem TDAH?

As atividades de lazer contribuem enormemente para a saúde física e mental. Ajudam a diminuir o estresse e a fadiga, a regular o humor e a melhorar a qualidade do sono.

Pessoas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) também são igualmente beneficiadas, mas alguns tipos de atividades podem ser mais ou menos agradáveis, levando em consideração os sintomas comuns do transtorno, como impulsividade, agitação e dificuldade de concentração.

Confira neste artigo algumas possibilidades de entretenimento e o quanto eles fazem a diferença para pessoas com TDAH.

O que são atividades de lazer?

As atividades de lazer são todas aquelas realizadas nos momentos de folga do trabalho, estudos, entre outras obrigações cotidianas. A ideia é que proporcionem satisfação/prazer e, por isso, cada pessoa terá as próprias predileções.

Por exemplo: enquanto para alguns andar de bicicleta no parque é uma maneira de descontrair, outros encaram a atividade como uma prática que exige muito esforço, ou seja, nada prazeroso.  As atividades de lazer ainda podem ser divididas em dois grupos:

  • Lazer casual – engloba atividades para relaxar e se distrair da rotina de maneira despretensiosa. Por exemplo: encontrar uns amigos para jantar, reunir a família para uma tarde na praia, ler um livro, passar o dia à toa;
  • Lazer sério – envolve práticas com um significado além da diversão, como proporcionar aprendizado, pertencimento a um grupo, conexão com novas pessoas. Alguns exemplos: praticar um esporte, aprender a tocar um instrumento, ser voluntário em uma ONG.

Qual a importância das atividades de lazer? 

Grande parte das pessoas vive uma rotina atribulada de compromissos e, no dia a dia, precisam lidar com conflitos e situações de pressão. Nessa dinâmica, é comum o surgimento de problemas físicos e emocionais, especialmente quando não existe o equilíbrio entre as tarefas diárias e os momentos de descontração.

As atividades de lazer contribuem para produção de hormônios que controlam o humor, como a dopamina e adrenalina, provocando a melhora no bem-estar físico e mental. Além disso há outros benefícios específicos, como:

  • Redução do estresse;
  • Melhora da memória;
  • Diminuição da fadiga mental;
  • Melhora da qualidade do sono;
  • Controle dos sintomas de ansiedade e depressão.

Esses benefícios podem ser percebidos por qualquer pessoa, mas, no caso daqueles que têm TDAH, é uma forma de atenuar os principais sintomas: agitação, dificuldade ou excesso de foco e impulsividade.

Atividades de lazer podem ajudar a controlar os sintomas de TDAH?

As atividades de lazer têm potencial para controlar os sintomas de TDAH porque ajudam a liberar a adrenalina, um hormônio capaz de provocar a sensação de satisfação. Esse processo, de certa forma, compensa o déficit dos neurotransmissores responsáveis pelo humor e prazer (dopamina e noradrenalina) observados em pessoas com o transtorno.

Além dos processos químicos e biológicos, as atividades de lazer são uma forma lúdica e diferente de lidar com os impulsos, a agitação e a dificuldade de concentração, comportamentos que podem trazer prejuízos para o aprendizado e convívio social de pessoas com TDAH.

Para que funcionem como mecanismo capaz de controlar os sintomas em pessoas com TDAH, as atividades de lazer devem:

  • Proporcionar gasto de energia;
  • Apresentar desafios;
  • Serem objetivas;
  • Oferecer algum tipo de recompensa.

Com isso, os ganhos incidem principalmente na saúde mental das pessoas com TDAH, pois durante esses momentos exercitam:

  • O controle das emoções;
  • A autoconfiança;
  • A capacidade de resiliência;
  • As habilidades sociais.

Atividades de lazer podem ajudar quem tem TDAH a socializar?

A convivência é uma questão delicada para pessoas com TDAH. Comportamento impulsivo, desatenção e inquietação podem gerar situações desconcertantes, ainda que familiares, amigos e colegas de trabalho saibam do diagnóstico e conheçam os sintomas. Uma forma de lidar com essas questões é buscar atividades de lazer que promovam a socialização.

Por se tratar de um momento de descontração, sem pressões comuns do cotidiano, o contato com outras pessoas durante as atividades de lazer tem mais chances de se tornar uma experiência positiva. Embora pessoas com TDAH costumem apresentar melhor desempenho em atividades individuais, os esportes coletivos são uma opção para a interatividade.

As práticas esportivas também ajudam a controlar outros sintomas de TDAH como a agitação, uma vez que o gasto de energia física e mental é grande. Fazer parte de um coral de música, grupo de dança ou teatro são outros exemplos de atividade de lazer que contribuem para a socialização.

Importante: pessoas com TDAH precisam ter clareza das regras e dinâmicas dessas atividades, pois, do contrário, podem perder o interesse.

Existem atividades de lazer mais recomendadas para quem tem TDAH?

Os sintomas de pessoas com TDAH podem variar. Alguns são mais inquietos, enquanto outros apresentam muita dificuldade em controlar a atenção. Por isso, ao escolher uma atividade de lazer é importante saber quais dos comportamentos prevalecem:

  • Predominantemente desatento – a desatenção e a distração têm maior intensidade
  • Predominantemente hiperativo – a hiperatividade e a impulsividade prevalecem
  • Combinado – desatenção e sintomas hiperativos e impulsivos estão no mesmo nível de intensidade.

A partir desses subgrupos fica mais fácil estabelecer as atividades de lazer. No caso do predominantemente desatento, por exemplo, vale apostar em algo lúdico, desafiador, estimulante. Jogos de tabuleiro, por exemplo, exigem concentração e no fim há uma recompensa: ganhar do adversário.

Para atenuar a hiperatividade, a prática de esportes individuais costuma surtir efeito. Na natação, por exemplo, a atenção estará voltada ao desempenho na piscina, sem espaço para a ociosidade. Além disso, ajuda a atenuar a impulsividade, pois é preciso o controle para atingir os objetivos: seja uma marca pessoal ou em competição.

Os esportes coletivos podem ser uma alternativa para lidar com os três sintomas: hiperatividade, impulsividade e controle da atenção, porque ajudam no gasto de energia, melhoram a condição física, a concentração e as habilidades sociais.

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Referências


Volta às aulas: como lidar com o TDAH na escola?

Ficar quieto, ouvir em silêncio, concentrar-se. Essas são tarefas que toda criança tem que cumprir quando está em sala de aula. Por isso, o ambiente escolar pode apresentar desafios para uma criança com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Ele atinge entre 3% e 5% das crianças no mundo e é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados. Como o TDAH pode atrapalhar a aprendizagem em sua maneira tradicional, a atenção dos pais e professores precisa ser redobrada no retorno de crianças e adolescentes às aulas.

Como preparar quem tem TDAH para a volta às aulas?

Estrutura e rotina são as chaves para o sucesso de um aluno com TDAH. Portanto, antes da volta às aulas, procure seguir três recomendações que ajudarão na transição do fim das férias para as aulas:

  • Restabeleça a rotina de sono

Depois de um período sem horário para dormir e acordar, reajustar o organismo a fazer isso mais cedo pode deixar as crianças cansadas e irritadas. Algumas semanas antes do fim das férias, comece a retornar a esses horários aos poucos.

  • Tire um tempo para organizar os materiais escolares e a área de estudo

Fazer isso com a participação da criança permite que ela volte a se envolver com os estudos. Certifique-se de que seu filho tenha uma área de trabalho adequada, com boa iluminação.

  • Converse com seu filho

Seja claro sobre as regras de estudo na volta às aulas e explique as consequências de desrespeitá-las.  Deixe a criança saber que a aplicação das regras nada mais é do que um ato de amor.

Como o TDAH interfere na aprendizagem?

Sete a cada 10 crianças com TDAH apresentam distúrbios de aprendizagem. Isso acontece porque o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade causa um desequilíbrio nos níveis de neurotransmissores que, na maioria dos casos, é combinado ao subdesenvolvimento da porção frontal do cérebro da criança. Com isso, há uma maior dificuldade em manter a atenção, necessidade de estar constantemente se movimentando e falta de comportamento racional, sintomas que afetam a aprendizagem de diversas maneiras:

Concentração – a desatenção é um sintoma clássico do TDAH. Crianças com TDAH enfrentam problemas na realização de tarefas que exijam concentração. Por isso, muitas vezes procuram desculpas para não estudar.

Comunicação e interação – devido à sua natureza impulsiva, as crianças com TDAH têm dificuldade em lidar com outras pessoas. Elas ficam irritados com frequência e, quando isso acontece, podem apresentar comportamentos desafiadores e violentos. Dessa forma, podem ficar isolados no ambiente escolar.

Memória – devido à desatenção e impermanência características do transtorno, a criança com TDAH tende a ter dificuldade em guardar o que aprendem. Mesmo que pareça que estão ouvindo, algo atrapalha sua capacidade de reter a informação.

Habilidades de escrita – entre as crianças com TDAH que apresentam dificuldade de aprendizagem, pelo menos 6 a cada 10 delas apresentam deficiência mais profunda nas habilidades de escrita.

Como alunos com TDAH devem ser tratados na escola pública?

De acordo com a Lei 14.254/21, escolas da rede pública e privada devem garantir acompanhamento específico às crianças com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. A legislação também determina que o acompanhamento deve ser feito pelos profissionais da rede de ensino, mas também por profissionais da rede pública de saúde, em uma parceria multidisciplinar. 

  • Os sistemas de ensino são responsáveis pela capacitação dos professores para identificação dos sinais de prejuízo à aprendizagem por TDAH.

Como professores podem ajudar alunos com TDAH?

Confira como os professores podem ajudar alunos com TDAH a lidar com cada um dos principais sintomas do transtorno:

Gerenciando a distração – ajudar uma criança a manter a atenção na aula envolve que um professor dinamize as atividades e pense estrategicamente. Algumas maneiras de fazer isso são:

  • Sentando a criança longe de portas e janelas para que não se distraia com o que acontece do lado de fora;
  • Quebrando longos períodos de exposição da matéria ou de trabalho em partes mais curtas;
  • Alternando atividades sentadas com aquelas que permitem que a criança mova seu corpo pela sala;
  • Anotando as informações importantes onde a criança possa lê-las facilmente, lembrando-a constantemente onde a matéria está localizada.

Gerenciando a impulsividade – para evitar que uma criança com TDAH aja impulsivamente e interrompa as atividades, é preciso guiá-la sobre um plano de comportamento, disciplinar imediatamente as infrações e dar a ela a sensação de controle sobre seu dia com planejamento de atividades. O professor pode fazer isso:

  • Garantindo que instruções de comportamento em sala de aula estejam escritas e fiquem em um lugar perto do aluno (na parede ou na mesa da criança);
  • Escrevendo a programação do dia na lousa e riscando cada item à medida que for concluído;
  • Repreendendo imediatamente o mau comportamento, certificando-se de que a criança saiba por que ela se comportou mal;
  • Reconhecendo o bom comportamento em voz alta, garantindo que a criança saiba o que fez certo.

Gerenciando a hiperatividade – as estratégias para evitar que a criança se mantenha sentada e concentrada na aula consistem em maneiras criativas de permitir que ela se mova, mas apenas em momentos apropriados. Liberar energia dessa forma pode tornar mais fácil para a criança manter o corpo mais calmo. Algumas maneiras de fazer isso são:

  • Pedindo que completem uma tarefa na lousa, para que caminhem pela sala;
  • Incentivando a prática de esportes no recreio das aulas;
  • Oferecendo uma bola antiestresse ou outros objetos que elas possam manusear discretamente em sua mesa enquanto assistem à aula.

A correção do comportamento de crianças com TDAH deve ser feita com cuidado para que a autoestima seja mantida, principalmente na frente dos outros. Desenvolver códigos com a criança para que ela entenda o que quer dizer através de gestos e palavras combinadas pode ser uma boa alternativa.

Em geral, há estratégias de ensino que tornam o processo de aprendizado mais divertido, o que facilita o interesse da criança. Veja alguns exemplos:

  • Conecte a matéria ensinada a curiosidades da vida real;
  • Insira jogos no processo, especialmente nas operações matemáticas;
  • Desenhe para ilustrar e tornar as informações palpáveis;
  • Invente siglas bobas ou músicas para elas guardarem as informações;
  • Conte histórias de maneira ativa, atuando e deixando as crianças participarem.

Como pais e/ou responsáveis podem ajudar o aluno com TDAH?

Confira como pais e responsáveis podem ajudar a criança com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade:

Trabalhe em conjunto com a escola – o objetivo das duas frentes é descobrir a melhor forma de ajudar a criança a ter sucesso na escola. É essencial que você comunique suas necessidades aos adultos na escola e é igualmente importante que você ouça o que os professores e outros funcionários da escola têm a dizer. Faça reuniões, crie metas juntos, ouça com atenção e compartilhe informação.

Incorpore pequenas recompensas no sistema de estudo em casa – crianças com TDAH respondem melhor a objetivos específicos e uso de presentes (sejam materiais ou não) como afirmação positiva. Crie um plano que incorpore o reconhecimento de pequenas e grandes vitórias.

Ensine a criança a absorver o aprendizado – não basta ter um planejamento de ensino na escola. Com o seu apoio, a criança pode usar o tempo de lição de casa não apenas para problemas de matemática ou redações, mas também para praticar as habilidades organizacionais e de estudo necessárias para prosperar na sala de aula. Alguns exemplos são:

  • Ajude seu filho a organizar seus pertences diariamente, incluindo mochila;
  • Ajude seu filho a aprender a fazer e usar listas de verificação, riscando os itens à medida que os realiza;
  • Escolha um horário e local específicos para a lição de casa que seja o mais livre possível de desordem e distrações;
  • Permita que a criança faça intervalos a cada dez a vinte minutos durante o horário de estudo.

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Qual a importância das atividades extracurriculares para quem tem TDAH?

Fazer atividade física e praticar um hobby no tempo livre são sempre recomendados para melhorar a saúde mental e ter mais qualidade de vida. Mas, manter atividades extracurriculares na rotina diária tem um impacto especialmente importante para quem tem TDAH, o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. Estima-se que entre 3% e 5% das crianças apresentam o transtorno, que causa dificuldade em manter a atenção e o foco. Continue a leitura para entender como essas atividades podem ajudar quem tem o transtorno e quais são as práticas mais recomendadas.

O que é TDAH?

O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade é uma condição neurobiológica caracterizada por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Embora a causa do TDAH não seja clara, os fatores que podem estar envolvidos em seu surgimento incluem a genética, o ambiente ou problemas no sistema nervoso central em momentos-chave do desenvolvimento.

Geralmente, o transtorno se manifesta ainda na infância e pode acompanhar a pessoa por toda a vida. Atualmente, é cada vez mais frequente o diagnóstico em adultos, que provavelmente manifestaram os primeiros sinais quando eram menores, mas não foram corretamente avaliados.

O TDAH pode ser dividido em três subtipos, conforme a predominância de determinados sinais e sintomas:

  • Subtipo predominantemente desatento – quando a maior parte dos sintomas está relacionada com desatenção e distração;
  • Subtipo predominantemente hiperativo – quando a maioria dos sinais e sintomas tem relação com hiperatividade e impulsividade;
  • Subtipo combinado – quando há uma mistura de desatenção e hiperatividade.

Atividades extracurriculares são importantes para quem tem TDAH?

Diversos estudos demonstram que realizar 30 minutos de atividade esportiva por dia ou participar de outros tipos de atividade extracurricular, como pintura e meditação, podem reduzir os sintomas de crianças com TDAH, melhorando sua qualidade de vida.

Uma das explicações para isso é que a prática esportiva ajuda a liberar hormônios ligados ao bem-estar no nosso corpo. Um deles é a dopamina, que costuma estar em níveis mais baixos em pacientes com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade.

  • Dopamina – é um neurotransmissor que tem várias funções, como regular o humor, o estresse e a concentração, bem como estimular a memória e o raciocínio.

No caso de outras atividades extracurriculares, como meditação e educação artística, são estimuladas habilidades como foco, atenção e criatividade. Além disso, as atividades extracurriculares podem ser um importante meio para a criança se expressar e aprender a lidar com sentimentos intensos e desafiadores, além de auxiliar no desenvolvimento da autoestima e de habilidades sociais.

Praticar esportes é bom para quem tem TDAH?

A prática de exercícios físicos e atividades esportivas auxilia no controle dos sintomas do TDAH ao elevar os níveis de dopamina e noradrenalina no cérebro – duas substâncias que costumam estar em baixa em pessoas com o transtorno.

  • Noradrenalina – atua como hormônio e neurotransmissor, preparando o corpo para a reação de “luta ou fuga” em situações de perigo ou fortes emoções. Mas ela também age no cérebro na parte da atenção, memória de dados, aprendizado e processamento de informações.

A escolha do melhor esporte, no entanto, vai depender da personalidade e do tipo de TDAH que a criança possui. Isso porque é importante que ela tenha interesse em praticar aquela modalidade e que a prática seja benéfica para fortalecer as habilidades únicas que cada criança possui. Veja, a seguir, algumas opções de esporte e os benefícios delas:

Natação – estimula a disciplina e o foco, além de oferecer interação social e sentimento de pertencimento de grupo.

Artes marciais – autocontrole, disciplina e respeito ao próximo são estimulados nas aulas, que também possuem rituais que ajudam a estruturar uma rotina e dar menos chance de distração.

Tênis – além de estimular a atenção, a força necessária para as rebatidas pode ser uma forma de extravasar a raiva e a frustação, sentimentos comuns em quem vive com TDAH.

Ginástica olímpica – além de necessitar de muita atenção para executar os movimentos, os aparelhos de ginástica também podem ajudar a desenvolver força e equilíbrio, questões sensoriais que podem se apresentar para algumas pessoas com TDAH.

Futebol – assim como outros esportes em time, é uma forma importante de estimular o trabalho em equipe e as habilidades sociais.

Hipismo – os cavalos têm a habilidade de copiar os comportamentos e as emoções do cavaleiro. Assim, a criança com TDAH vai aprender a observar e responder ao comportamento do animal em vez de reagir da mesma forma.

Atividades artísticas são indicadas para quem tem TDAH?

Crianças e adolescentes com TDAH com frequência sentem-se irritados e frustrados pelas dificuldades que enfrentam no ambiente escolar e em seus relacionamentos, além de possuírem baixa autoestima e pouca habilidade de interação social.

Por outro lado, essa faixa etária é conhecida por se expressar muito bem por meio de desenhos, pinturas e outras atividades artísticas. Dessa forma, esse tipo de atividade pode ajudar quem tem TDAH a se acalmar e a extravasar os sentimentos de forma não-verbal.

Atividades como pintura, desenho, escultura e outras envolvendo as artes ajudam a melhorar o bem-estar e a confiança nas crianças na medida em que as auxilia a modular o próprio humor, reduzir o estresse e expor problemas emocionais.

Além disso, esse tipo de atividade estimula os relacionamentos interpessoais e a criatividade – o que ajuda a equilibrar neurotransmissores importantes no cérebro, como a serotonina, ligada à sensação de prazer e bem-estar.

Por fim, as atividades artísticas também engajam as crianças e os adolescentes em ações que trabalham os sentidos. Para muitas pessoas com TDAH, equilíbrio, noções de orientação espacial e outras deficiências sensoriais são comuns, o que torna a atividade artística importante para fortalecer esse lado também.

Meditação ajuda quem tem TDAH?

Com frequência, crianças e adolescentes com TDAH precisam lidar com sintomas de ansiedade generalizada pelo excesso de pensamentos que têm ou pela hiperestimulação sensorial que sentem. Dessa forma, a meditação pode, sim, se tornar uma boa ferramenta para lidar com esses sentimentos, especialmente quando essas pessoas sentirem-se perdendo o controle e precisando de uma “âncora” contra pensamentos intrusivos.

A meditação também é importante para ajudar a pessoa com TDAH a se conectar melhor com o corpo, reduzindo a necessidade que algumas têm de se mexer ou levantar a todo momento, por exemplo, e melhorado o foco e a atenção nas atividades que estão realizando.

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Referências


Quais as profissões mais escolhidas por quem tem TDAH?

O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é caracterizado pela desatenção, inquietude e hiperatividade, afetando de 5% a 8% da população mundial. A condição pode trazer consequências para a vida pessoal e profissional do paciente, que sente dificuldade em realizar algumas tarefas do dia a dia. É por isso que algumas carreiras são mais atraentes e escolhidas por quem tem TDAH, pois aproveitam melhor as características específicas dessas pessoas. Continue a leitura para saber:

  • Quais características de trabalho são mais adequadas para pessoas com TDAH?
  • Quais são profissões interessantes para pessoas com TDAH?
  • Quais desafios pessoas com TDAH podem encontrar no trabalho?
  • Quais estratégias podem ajudar pessoas com TDAH no trabalho?
  • Qual a importância de um diagnóstico e tratamento adequados?

Quais características de trabalho são mais adequadas para pessoas com TDAH?

Ser um adulto com TDAH significa ter alguns traços de comportamento que divergem da maioria das pessoas. Ao mesmo tempo que pode ser difícil passar muito tempo focado em uma só tarefa devido ao déficit de atenção, por exemplo, algumas características do transtorno podem ajudar a ter sucesso em algumas carreiras específicas. A dica é escolher uma carreira que melhor aproveite as características do TDAH no trabalho e cujos desafios não criem grandes problemas. Alguns pontos fortes podem ser:

Energia lá em cima – um dos sintomas mais comuns do TDAH é a hiperatividade. Existem muitos empregos no qual essa energia extra que pessoas com o transtorno tem pode ser muito aplicada.

Criatividade – pessoas com TDAH tendem a ser visionárias e criativas, e conseguem ter novas ideias com facilidade. Por “pensarem fora da caixa”, podem trazer benefícios para seus empregadores ao trazerem estratégias inovadoras para o negócio.

Soluções inovadoras em situações de crise – um estudo publicado em 2016 sobre diferenças de poder eletroencefalográfico (EEG) entre crianças com TDAH e crianças sem o transtorno indica que os cérebros das primeiras produzem mais ondas Theta (que indicam um estado de relaxamento profundo) do que as sem o transtorno. Essas diferenças no cérebro significam que aqueles com a condição podem pensar em soluções diferentes dos demais. Em meio a algum problema, podem ser mais controlados que seus colegas.

Cuidados – quem cresce já tendo sido diagnosticado com TDAH e trabalhado os aspectos comportamentais causados pelo transtorno, como a hiperatividade e falta de atenção, pode se tornar mais atencioso e compreensivo, que são características valiosas para trabalhos que demandam cuidar de outras pessoas. O desenvolvimento pessoal em meio às dificuldades da própria condição pode fazer com que a pessoa tenha um olhar mais empático em relação ao outro.

Quais são profissões interessantes para pessoas com TDAH?

Entre as profissões que podem ser interessantes para quem tem TDAH estão:

Assistente social, cuidador ou terapeuta – são trabalhos que exigem empatia e paixão por ajudar outras pessoas mais vulneráveis. Podem se destacar nessas áreas por serem pessoas mais compreensivas, principalmente ao atender crianças com TDAH, que se sentem mais acolhidas por um adulto que as entende genuinamente.

Policial ou bombeiro – por serem altamente intuitivos, indivíduos com TDAH podem se sair bem em cargos que é interessante conseguir pensar em resoluções diferentes para problemas e em que não há uma rotina rígida.

Professor ou pedagogo – já que as escolas são lugares que exigem muita energia, pessoas com TDAH podem se sair bem em ambientes hiperativos, além de precisarem exercer toda sua empatia para lidarem com crianças e adolescentes.

Empreendedor – indivíduos com TDAH podem se dar bem na carreira de empreendedores, já que eles tendem a ser impulsivos e mais propensos a correrem riscos, o que pode ser uma vantagem nessa carreira. Outro ponto que atrativo é a flexibilidade da rotina, que permite à pessoa definir os próprios horários e regras de trabalho.

Jornalista – a carreira envolve conhecer muitas pessoas, estar constantemente em movimento e ser criativo. Por estarem sempre em movimento, evita a rotina típica presente em muitos empregos, que pode ser desafiadora para quem luta contra os sintomas de desatenção e hiperatividade.

Quais desafios pessoas com TDAH podem encontrar no trabalho?

Enquanto algumas características podem ajudar indivíduos com TDAH no trabalho, outros problemas podem fazer com que a rotina se torne mais difícil para quem convive com o transtorno.

  • Distração – as distrações internas, como os devaneios, e as externas, como os ruídos do ambiente, podem afetar o raciocínio e a produtividade no trabalho. Uma dica é usar fones de ouvido para reduzir a interferência e fazer uma lista de tarefas que precisam ser cumpridas, para manter o foco nas metas concretas. Estabelecer um tempo entre produtividade e pausas também pode ser uma solução para evitar o excesso de interrupções – para acessar as redes sociais ou tomar café, por exemplo.
  • Hiperatividade – o TDAH no trabalho pode fazer com que os indivíduos não consigam se manter quietos por muito tempo. Quem puder, pode escolher carreiras que exijam mais atividade física. Para aqueles que precisam se manter em um escritório, uma solução é fazer pequenas pausas durante o expediente para se movimentar, fazer alongamentos ou caminhar no horário de almoço.
  • Memória fraca – é comum que o TDAH faça com que as pessoas esqueçam prazos e detalhes de projetos, comprometendo o desempenho. A melhor forma de se lembrar é anotando e criando lembretes para todas as obrigações do dia.
  • Tédio – um dos maiores problemas para quem trabalha em cargos sem muita estimulação é o tédio. É possível dividir longas tarefas em curtas, por meio de checklists, e fazer pausas para evitar ficar muito tempo focado em uma coisa só.
  • Gerenciamento do tempo – adultos com TDAH têm mais dificuldade em controlar o tempo que gastam em suas atividades do que os adultos sem a condição, podendo não perceber quanto tempo uma tarefa leva. Para evitar esse problema, projetos maiores podem ser divididos em partes menores com datas de vencimento individuais.
  • Procrastinação – é muito comum entre adultos com TDAH. Outros colegas de trabalho podem ajudar o colega com o transtorno a administrar melhor o tempo.

Quais estratégias podem ajudar pessoas com TDAH no trabalho?

O TDAH no trabalho pode ser uma questão para muitas pessoas que escolheram carreiras mais rotineiras, que precisam passar o dia todo em um escritório. No entanto, algumas dicas podem ajudar a tornar a rotina menos maçante:

  • Opte por horários mais flexíveis ou em que menos pessoas estão na empresa, para não sofrer tantas interferências;
  • Identifique o horário em que você consegue ficar mais focado;
  • Use um cronômetro para definir o tempo de cada tarefa;
  • Deixe ao seu alcance objetos que o ajudem a relaxar, como bolas de massagear;
  • Faça pausas para se exercitar e respirar;
  • Tenha uma pessoa de confiança e que seja sua “âncora” no ambiente de trabalho;
  • Organize sua rotina e crie uma lista de tarefas;
  • Faça anotações para evitar perder prazos e detalhes importantes;

Qual a importância de um diagnóstico e tratamento adequados?

Muitos adultos podem conviver com o TDAH e não sabem, já que não foram devidamente diagnosticados ainda na infância. O diagnóstico é de extrema importância para que o indivíduo possa receber o tratamento correto e reduzir significativamente os sintomas que aparecem no dia a dia, melhorando a qualidade de vida.

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TDAH – O que é hiperfoco?

Referências

  • https://tdah.org.br/sobre-tdah/o-que-e-tdah/  – acessado em 17/10/2022;
  • https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/setembro/entre-5-e-8-da-populacao-mundial-apresenta-transtorno-de-deficit-de-atencao-com-hiperatividade – acessado em 17/10/2022;
  • https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4973024/ – acessado em 17/10/2022;
  • https://www.medicalnewstoday.com/articles/adhd-jobs#job-characteristics – acessado em 17/10/2022;
  • https://chadd.org/for-adults/succeeding-in-the-workplace/ – acessado em 17/10/2022;
  • https://tdah.org.br/tdah-no-trabalho-algumas-estrategias/ – acessado em 17/10/2022.

O que é o hiperfoco que o TDAH pode causar e como isso pode ser positivo?

O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é uma desordem neurobiológicaque, na maioria das vezes, causa dificuldade em manter a atenção e o foco em algo. Estima-se que entre 3% e 5% das crianças apresentam o transtorno, que pode continuar a se manifestar na fase adulta. Entretanto, o TDAH também pode provocar o hiperfoco, que é quando a pessoa passa horas concentrada em uma única tarefa e não presta atenção a mais nada. Embora isso pareça um problema a princípio, pode ser uma vantagem. Continue a leitura para saber como!

O que é TDAH?

O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade é uma condição neurobiológica de causas genéticas que, geralmente, provoca sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. O TDAH pode ser dividido em três subtipos, conforme a predominância de determinados sinais e sintomas.

Quando a maior parte deles está relacionada com desatenção e distração, o TDAH é do subtipo predominantemente desatento. Já quando a maioria dos sinais e sintomas tem relação com hiperatividade e impulsividade, o subtipo é predominantemente hiperativo. E quando há uma mistura de desatenção e hiperatividade, o TDAH é do subtipo combinado.

O TDAH costuma se manifestar ainda na infância e pode acompanhar a pessoa pela vida toda. Atualmente, é cada vez mais frequente o diagnóstico em adultos, que provavelmente manifestaram os primeiros sinais quando eram menores, mas não foram corretamente avaliados.

O que é o hiperfoco no TDAH?

Uma característica comum do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade é a pessoa não conseguir se concentrar por muito tempo em uma mesma tarefa. Entretanto, o oposto também pode acontecer, o que é chamado de hiperfoco, um estado mental em que a pessoa “esquece” de tudo ao seu redor e se dedica horas a uma única tarefa ou projeto.

O hiperfoco é algo que pode acontecer com qualquer pessoa em algum momento, mas é associado com mais frequência ao TDAH, ao transtorno do espectro do autismo e à esquizofrenia. Embora as pesquisas a respeito ainda sejam muito limitadas, acredita-se que tanto a distração quanto o hiperfoco sejam resultantes dos níveis baixos de dopamina em todos que têm o transtorno.

  • Dopamina – é um neurotransmissor que tem várias funções, como regular o humor, o estresse e a concentração, bem como estimular a memória e o raciocínio, entre outras.

Então, essa deficiência de dopamina pode fazer com que a pessoa com TDAH apresente dificuldade em transferir a atenção para atividades menos que ela considere menos agradáveis, permanecendo naquilo que é considerado mais divertido e prazeroso. Ou seja, em algo que proporcione uma recompensa imediata.

O hiperfoco no TDAH é um problema ou pode ser positivo?

O hiperfoco no TDAH se torna um problema quando não há um freio e o objeto dele é uma atividade improdutiva ou que pode prejudicar a pessoa. Por exemplo, quando ela deixa de fazer outras coisas que considera desinteressante, como preencher relatórios e fazer trabalhos de escola. Em casos extremos, é possível até que a pessoa não tome banho e não durma para continuar focada em determinada atividade, como jogar videogame.

Entretanto, o hiperfoco no TDAH pode ser positivo nos casos em que os portadores do transtorno consigam ter foco em atividades, como na produção acadêmica e na carreira.

Isso porque é possível canalizar o hiperfoco para algo produtivo, por exemplo: cientistas e escritores com o transtorno e que se tornaram bem-sucedidos devem isso, em parte, à capacidade de focar por muito tempo seguido em algo que estavam desenvolvendo.

Quais outras qualidades estão associadas ao TDAH?

O cérebro do indivíduo com TDAH costuma apresentar um funcionamento diferente em comparação às pessoas sem o transtorno. Algumas características típicas da condição são comportamentos considerados positivos e desejáveis tanto na vida pessoal quanto nas relações sociais e profissionais, tais como:

  • Empatia;
  • Criatividade;
  • Espontaneidade;
  • Bom humor;
  • Resiliência.

Como gerenciar o hiperfoco no TDAH?

Veja algumas dicas para ajudar a gerenciar o hiperfoco no TDAH em crianças:

  • Converse com a criança sobre o hiperfoco para que ela entenda o que é e que precisa aprender a lidar com isso;
  • Estabeleça um cronograma claro de atividades para limitar o tempo da criança em cada uma;
  • Defina atividades que retirem a criança do isolamento e estimulem a interação.

A seguir, veja algumas dicas que podem ajudar com os adultos:

  • Fique atento a como se comporta e no que pensa para conseguir identificar que está em hiperfoco;
  • Movimente-se quando perceber que está no estado de hiperfoco, pois isso pode ajudar a interrompê-lo;
  • Defina as prioridades para não ficar focado só em uma coisa;
  • Estabeleça o tempo para cada tarefa conforme as prioridades e programe alarmes e coloque lembretes para ajudar a concluí-las;
  • Evite começar algo que possa fazer entrar em hiperfoco perto da hora de dormir ou antes de alguma tarefa que precisa ser feita.

Qual a importância do tratamento do TDAH?

O tratamento do TDAH deve envolver uma equipe multidisciplinar de saúde e pode incluir diferentes profissionais, como psicólogo, psiquiatra, neurologista, fonoaudiólogo, psicopedagogo e fisioterapeuta – com a utilização de terapias comportamentais e de medicamentos, dependendo do caso.

O objetivo é ajudar a pessoa com TDAH a lidar com a desatenção e com comportamentos como hiperatividade e excesso de fala, fortalecendo as qualidades e pontos positivos. O tratamento auxilia na tomada de decisões, na priorização de atividades e no planejamento de rotinas – o que pode ser bastante desafiador para quem tem o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade.

  • O tratamento aumenta a qualidade de vida e reduz o risco de desenvolver comorbidades, como ansiedade e depressão.

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TDAH e alimentação: o que você precisa saber!

Uma alimentação saudável, balanceada e com variedade de nutrientes pode ser um aliado importante para o tratamento de questões de saúde. O que parece meio óbvio quando falamos de saúde física, mas nem tanto quando o assunto é um transtorno neurobiológico como o TDAH. No entanto, estudos sugerem que ter uma alimentação saudável pode sim ajudar a manter mais consistente e sob controle o comportamento de quem tem o transtorno. A hiperatividade e impulsividade se tornariam mais sutis e a concentração poderia melhorar.

Quais são os melhores alimentos para pessoas com TDAH?

Para ter uma dieta balanceada e que possa ajudar a controlar a hiperatividade e a impulsividade do TDAH, é preciso levar em consideração como diferentes nutrientes atuam em nosso organismo e quais as melhores fontes deles.

Proteína – é um macronutriente essencial que tem diversas funções no organismo. Pode prevenir picos de açúcar no sangue, que aumentam a hiperatividade. Desta forma, pode ocorrer a melhora da concentração.. Exemplos de boas fontes:

  • Carne vermelha magra;
  • Carne de porco;
  • Aves;
  • Peixes;
  • Ovos;
  • Laticínios com baixo teor de gordura;
  • Feijão;
  • Nozes;
  • Soja.

Carboidratos complexos – a principal função é fornecer energia para o organismo. São absorvidos de forma mais lenta ao serem ingeridos, estando presentes em alimentos ricos em nutrientes e fibras. Junto com as proteínas, ajudam a prevenir picos de açúcar no sangue, que aumentam a hiperatividade. Exemplos de boas fontes:

  • Batata doce;
  • Cenoura;
  • Beterraba;
  • Inhame;
  • Lentilha;
  • Grão de bico;
  • Feijão preto;
  • Amendoim;
  • Castanhas;
  • Quinoa;
  • Aveia;
  • Centeio;
  • Alimentos integrais, como arroz, pães e massas;
  • Frutas ricas em fibras, como banana e maçã.

Ômega-3 – pode auxiliar na melhora de diversas características do TDAH, como a hiperatividade, a impulsividade e a falta de concentração. Pesquisas sugerem que crianças com TDAH têm níveis mais baixos de ômega-3 no sangue do que crianças sem TDAH. Um estudo mostrou que 25% das crianças que tomaram doses diárias tiveram uma diminuição significativa dos sintomas de TDAH após três meses. Em seis meses, quase 50% delas experimentaram uma melhoria dos sintomas. Exemplos de boas fontes:

  • Peixes de águas frias, como salmão, atum e sardinha;
  • Óleos vegetais, como de linhaça e de soja prensados a frio;
  • Oleaginosas, como castanhas, nozes e amêndoas;
  • Sementes, como linhaça e chia;
  • Leguminosas, como feijão, soja, grão de bico e ervilha;
  • Folhas verde escuro, como couve e espinafre.

Zinco e magnésio – são dois minerais que desempenham um papel importante no controle dos sintomas de TDAH. O magnésio também é usado para produzir neurotransmissores envolvidos na atenção e na concentração, e tem um efeito calmante no cérebro. Exemplos de boas fontes:

  • Aveia (magnésio e zinco);
  • Sementes de linhaça (zinco e magnésio);
  • Amendoim (zinco e magnésio);
  • Feijão (zinco);
  • Castanha de caju (zinco e magnésio);
  • Amêndoas (magnésio e zinco);
  • Espinafre cozido (magnésio);
  • Banana prata (magnésio);
  • Gema de ovo (zinco);
  • Leite integral (zinco);
  • Carne de boi assada (zinco);
  • Frango cozido (zinco);
  • Porco assado (zinco).

Sugestão de refeição – a recomendação dos especialistas é preparar um prato cuja primeira metade seja preenchida com vegetais. A outra metade se divide em duas: um quarto deve conter proteína e o outro quarto, carboidratos complexos. No café da manhã, por exemplo, é possível combinar alimentos como aveia e leite ou manteiga de amendoim e pão integral. Os açúcares desses carboidratos são digeridos mais lentamente, porque proteína, fibra e gordura ingeridos juntos resultam em uma liberação de açúcar no sangue mais gradual.

Quais alimentos pessoas com TDAH devem reduzir ou evitar?

Açúcar – diminuir a quantidade de açúcar ingerida diariamente é uma das principais medidas na alimentação para aliviar os sintomas de TDAH. Isso porque vários estudos sugerem que algumas crianças que têm TDAH são estimuladas por grandes quantidades de açúcar na alimentação. Assim, elas tendem a ficar mais inquietas e desatentas. Então, recomenda-se evitar ou reduzir o consumo de bebidas como sucos e achocolatados industrializados, bolos, tortas e outros doces.

  • Alimentos compostos em grande parte por carboidratos simples, como pão branco, são digeridos e processados em glicose (açúcar) de maneira rápida. Por isso, devem ser reduzidos ou evitados.

Aditivos artificiais – corantes, conservantes e emulsionantes estão presentes em diversos alimentos ultraprocessados. Então, para conseguir evitá-los é necessário estar atento aos rótulos. Vários estudos mostram que os aditivos artificiais tornam mais hiperativas mesmo as crianças que não têm TDAH, além de intensificar a característica daquelas que já são hiperativas.

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Pessoas com TDAH são mais criativas?

Embora as pessoas que têm transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) sejam muitas vezes estigmatizadas por características negativas do distúrbio – como falta de foco, impulsividade e inquietação -, estudos indicam que elas também costumam ser mais criativas. Essa característica pode estar ligada à tendência para dispersão dos pensamentos, o que poderia deixar as pessoas mais suscetíveis às novas ideias.

Qual a relação entre TDAH e a criatividade?

Não existe um consenso sobre a relação do TDAH com um maior potencial criativo. Mas, os indícios desse vínculo estão cada vez mais fortalecidos. Segundo pesquisas, a conexão entre criatividade e TDAH está relacionada à atenção difusa, uma das características do transtorno. Essa facilidade em dispersar – causada por alterações em neurotransmissores no lobo frontal, responsáveis pelo controle da concentração – facilitaria a criatividade, definida como a capacidade de elaborar algo novo e/ou incomum.

Nesse sentido, quem tem TDAH estaria mais propenso, por exemplo, a encontrar soluções pouco óbvias e inovadoras para problemas cotidianos. Outros estudos partiram de análises dos domínios da criatividade para determinar a conexão com o transtorno. Assim foram considerados:

  • pensamento divergente – voltado para elaboração de várias soluções diferentes para um problema;
  • pensamento convergente – relacionado com processos que incluem a utilização de um conjunto de regras e/ou informações para resolver um problema;
  • habilidades/realizações criativas cotidianas.

De todos os quesitos, as habilidades criativas se mostraram mais positivas em pessoascom TDAH, seguida pelo pensamento divergente. Outro achado das pesquisas é a maior sensibilidade desse grupo aos estímulos externos. Testes revelaram que pessoas com o transtorno exploram mais aspectos criativos mediante recompensas na comparação com as pessoas que não têm TDAH.

Todas a pessoas com TDAH são mais criativas?

É possível que pessoas com TDAH sejam mais criativas do que pessoas que não convivem com o transtorno, conforme apontam os estudos. No entanto, isso não significa que todas as crianças que têm transtorno de déficit de atenção com hiperatividade possam desenvolver a criatividade na mesma intensidade. Fatores externos, como ambiente familiar e escolar, impactam esse processo, assim como outros tipos de estímulos.

É importante ressaltar que qualquer pessoa pode desenvolver o pensamento criativo, apresentando ou não um distúrbio que possa favorecer essa habilidade. Além disso, é preciso cuidado com as expectativas em relação às crianças com TDAH, pois, independentemente de ter propensão a apresentar determinadas características, cada indivíduo é único.

Quais outras características positivas podem estar associadas ao TDAH?

Além da criatividade, outras características positivas podem estar relacionadas ao transtorno de déficit de atenção com hiperatividade. Entre elas estão:

Resiliência – pessoas com TDAH enfrentam diversos desafios ao longo da vida pelas características inerentes ao transtorno. Essas experiências, mesmo negativas, acabam por aguçar a resiliência, ou seja, a capacidade de se adaptar às adversidades. Além disso, quem tem o distúrbio costuma desenvolver uma autoconsciência sobre os sinais e sintomas, contribuindo para autoproteção perante obstáculos.

Hiperfoco – a dificuldade em manter a atenção está entre os principais sintomas do TDAH. No entanto, o oposto disso, o hiperfoco, também é observado em pessoas com o transtorno. Essa concentração máxima pode ser benéfica no desempenho de diversas tarefas cotidianas, como os estudos.

Coragem – uma das características proeminentes do TDAH é a impulsividade, que pode ser vista como algo negativo muitas vezes. Mas, sob outro ponto de vista, ela permite descobertas sem tanto receio de julgamentos ou de complicações futuras, fatores que, frequentemente, impedem ter novas experiências.

Energia em alta – a hiperatividade, outro sintoma comum do transtorno, também tem um lado positivo. É que essa inquietude pode ser aproveitada na prática de esportes. Além disso, a energia em alta favorece um aspecto importante no desenvolvimento psicossocial das crianças, que é o ato de brincar.

Habilidades sociais – alguns estudos indicam que pessoas com TDAH possuem alto nível de inteligência social. Isso pode proporcionar uma facilidade maior em se relacionar, demonstrando sentimentos e empatia por outras pessoas.

Como estimular as habilidades das pessoas com TDAH?

Pessoas com TDAH podem e devem ser estimuladas a desenvolver os aspectos positivos de suas características. Para tanto, é importante identificar quais dessas características se sobressaem, de acordo com a subdivisão do transtorno:

  • Predominantemente hiperativo – quando a maior parte dos sintomas se relaciona à hiperatividade e impulsividade;
  • Predominantemente desatento – em que a maioria dos sintomas está voltado para desatenção e distração;
  • Combinado – mistura de sintomas de desatenção e sintomas hiperativos e impulsivos.

Se a impulsividade é muito marcante, por exemplo, vale direcionar as atividades que exigem maior desprendimento, como uma oficina de teatro. Já no caso da hiperatividade, as modalidades esportivas ajudarão no gasto da energia acumulada. Quando o hiperfoco é o traço que se sobressai, brincadeiras que exigem máxima atenção, como montar um quebra-cabeças, podem ser uma ótima opção para estimular a criatividade.

Se o que predomina é a desatenção, a música é uma boa opção, pois é formada por padrões e ritmo, que por sua vez são uma forma de estrutura, e o pensamento linear é extremamente benéfica para o cérebro.

Compreender outras formas de lidar com as características do TDAH, reafirmando o lado positivo de cada uma delas, contribui enormemente para qualidade de vida de quem tem o transtorno. Nesse sentido, o apoio de um psicólogo pode ser essencial para apoiar e orientar sobre maneiras de estimular as habilidades.

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Pessoas com TDAH podem ser agressivas?

Pessoas com transtorno  déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) não são naturalmente mais agressivas, mas enfrentam condições biológicas que podem  levá-las a comportamentos agressivos.

A baixa tolerância à frustração, falta de foco e baixa capacidade de automotivação podem fazer com que ela responda a esses sentimentos de maneira impulsiva, impaciente e irritadiça. Esses episódios, no entanto, são passageiros e não são direcionados a uma pessoa em específico.

Pessoas com TDAH são mais agressivas?

Não é possível afirmar que pessoas com TDAH são agressivas. Acontece é que elas podem ter dificuldade no gerenciamento das emoções, especialmente da frustração. Assim, em situações frustrantes ou irritantes, podem responder de maneira agressiva. Isso pode acontecer com mais frequência entre aqueles que manifestam o tipo hiperativo-impulsivo.

No entanto, é preciso tomar cuidado com o uso da palavra agressão para não estigmatizar quem tem TDAH, pois não há garantia de que ela apresentará comportamentos agressivos. Assim como todo mundo com TDAH não manifesta apenas a condição do tipo hiperativo-impulsivo, nem todo mundo que é hiperativo-impulsivo também é agressivo.

Há casos em que o comportamento predominante é o oposto da agressão: algumas pessoas podem ter dificuldade em se defender, ser tímidos ou ter dificuldades em lidar com as pessoas. .

Por que pessoas com TDAH podem ser mais agressivas?

Existem duas razões principais que podem desencadear comportamentos agressivos em pessoas com TDAH.

  • Dificuldade de controle emocional

Há um grupo de pessoas com TDAH que têm mais dificuldade em conter comportamentos impulsivos e emoções mais fortes. Elas sentem os mesmos sentimentos que todos, mas essas emoções são vividas com mais intensidade.

Dessa forma, uma pessoa com TDAH pode ficar irritada e, ao invés de pedir ajuda, pode chorar, lamentar ou jogar algo para transmitir frustração. Isso pode acontecer especialmente com crianças hiperativas-impulsivas com TDAH, pois elas estão mais inclinadas a agir de forma imediata e com um grau de intensidade quando o desejo ocorre.

Além disso, existem agravantes que podem engatilhar esses momentos de agressividade: uma criança com TDAH tem tendência ao esquecimento e à falta de motivação. No dia a dia, isso pode levar ao não cumprimento de tarefas, que por sua vez leva à frustração e ao sentimento de culpa.

Entre os adultos com TDAH, é mais frequente a agressão verbal que a física. Casos de agressividade também são menos frequentes nesse grupo, porque eles tendem a ser menos impulsivos que as crianças.

  • Combinação de TDAH com outros transtornos

Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade geralmente ocorre em conjunto com outros distúrbios. Muitas crianças com TDAH apresentam também problemas de comportamento ou conduta, transtornos de aprendizagem, ansiedade ou depressão. Um estudo encontrou alterações de posições no genoma que aumentam o risco de desenvolver TDAH com transtorno de comportamento disruptivo, que são transtornos psiquiátricos infantis caracterizados por comportamentos antissociais e agressivos.

Quais transtornos de comportamento podem estar associados ao TDAH?

Os transtornos de comportamento disruptivo podem estar associados ao TDAH e eles se dividem em duas condições: o transtorno opositivo desafiador e o transtorno de conduta.

Transtorno de conduta – pode ocorrer em 25% das crianças e 45% dos adolescentes com TDAH. É mais comum em meninos do que em meninas, e sua prevalência aumenta com a idade. Crianças com transtorno de conduta são mais propensas a se machucar e a ter dificuldades em se relacionar com os colegas. Ele é diagnosticado quando há um comportamento consistentemente agressivo e violações de regras e normas sociais em casa e na escola. Na prática, uma criança com transtorno de conduta pode apresentar comportamentos como:

  • Fugir de casa;
  • Ficar fora de casa à noite ou quando não é permitido;
  • Faltar à escola;
  • Ser agressivo de uma forma que cause danos, através de bullying, brigas ou crueldade com animais;
  • Mentir;
  • Roubar ou danificar objetos de outras pessoas de propósito.

Transtorno opositivo desafiador – geralmente começa antes dos 8 anos de idade, mas também pode ocorrer em adolescentes. As crianças com esse transtorno podem ser mais propensas a agir de forma desafiadora em torno de pessoas que conhecem bem, como membros da família ou um profissional de saúde regular. Na prática, uma criança com transtorno opositivo desafiador pode apresentar comportamentos como:

  • Perder constantemente a paciência;
  • Discutir com adultos ou recusar-se a cumprir as regras;
  • Ficar ressentido ou querer machucar alguém que sente que a machucou;
  • Incomodar deliberadamente os outros;
  • Culpar outras pessoas por seus próprios erros ou mau comportamento.

Como reconhecer esses transtornos de comportamento em uma criança com TDAH?

Não há uma linha clara entre os desafios normais do TDAH e a combinação de outros transtornos comportamentais. Dessa forma, cabe aos pais decidir quando buscar ajuda. Se você está lutando diariamente com comportamentos agressivos do seu filho de forma que prejudica as interações em casa ou na escola, então atende os critérios para buscar auxílio profissional.

Como os pais e responsáveis podem ajudar crianças e adolescentes com TDAH a lidar com a agressividade?

A percepção e compreensão dos pais e responsáveis sobre o TDAH são importantes. Entender o transtorno ajuda a compreender os motivos por trás das ações agressivas e impulsivas da criança, que é o caminho certo para lidar com a situação. Dessa forma, ao invés de tomarem as atitudes como propositais e se irritarem, os pais podem auxiliar a criança a gerenciar suas emoções.

Na prática, é importante que os pais e responsáveis:

  • Estejam dispostos a sentar e conversar com as crianças para descobrir uma maneira de lidar com a situação;
  • Ajam como modelo, demonstrando controle sobre seus próprios impulsos;
  • Sejam mais conscientes de situações ou gatilhos que possam levar uma criança a agir de forma agressiva;
  • Promovam um ambiente de compreensão e aceitação, para que a criança não se sinta constantemente criticada.

As crianças com TDAH que encontram um ambiente saudável de crescimento, cercado de pessoas queridas, podem obter um senso de valor que ajuda a reduzir frustrações e quaisquer tendências agressivas relacionadas.

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Que tipo de equipe de saúde deve tratar o TDAH, equipe multidisciplinar, transdisciplinar ou interdisciplinar?

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, comumente conhecido como TDAH, afeta cerca de 4% da população adulta mundial, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, o TDAH atinge cerca de dois milhões de pessoas adultas.

É recomendado que a avaliação e o gerenciamento da doença sejam feitos com o envolvimento de profissionais da saúde de áreas variadas, pois o transtorno tem impacto em diversos aspectos da vida da pessoa. Mas, como é estabelecida a estratégia de tratamento e como diferentes profissionais podem atuar em conjunto? Continue a leitura para saber:

Como é feito o diagnóstico e o tratamento de TDAH?

Em agosto de 2022, o Ministério da Saúde aprovou o protocolo para transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, que traz orientações e diretrizes para a condição que devem ser adotadas em todo o Brasil nas redes públicas de saúde. Quando há suspeita de TDAH, o protocolo orienta que deve ser realizada uma avaliação clínica e psicossocial completa.

O diagnóstico deve ser feito por um médico psiquiatra, pediatra ou outro profissional de saúde, como neurologista ou neuropediatra. A confirmação do diagnóstico, tanto em crianças como em adultos, pode ser baseada em 18 sintomas indicativos de desatenção excessiva, hiperatividade e impulsividade. E para que seja feita a adequada avaliação e gerenciamento da doença, o protocolo destaca ainda que é fundamental o envolvimento de equipe multidisciplinar.

Isso porque cada paciente possui sinais e sintomas diferentes, com quadros que podem ser mais predominantemente hiperativos ou de desatenção – o que influencia diretamente na forma de tratamento. Como o TDAH pode afetar diferentes áreas da vida da pessoa, requerer intervenções específicas em cada uma dessas frentes.

O uso de medicações passadas por um médico, por exemplo, ajuda a amenizar a impulsividade e a hiperatividade. Já as terapias psicológicas e comportamentais auxiliam com questões sociais e amenizam sintomas mais graves do transtorno. Algumas terapias que podem ser usadas são:

  • Psicoeducação;
  • Psicoterapia;
  • Terapia comportamental;
  • TCC (Terapia cognitivo comportamental);
  • Grupos de apoio.

Nutricionistas e educadores físicos também são especialistas que podem auxiliar no tratamento de quem possui TDAH. No caso do TDAH em crianças, a conversa com os profissionais da escola e os profissionais da saúde também é fundamental para traçar estratégias personalizadas de cuidado e manejo do problema.

Mas, para prestar cuidados em saúde, existem dois outros tipos de equipe além da multidisciplinar, onde a definição da estratégia de tratamento e a coordenação do que deve ser feito acontecem de forma um pouco diferente. Então, vamos conhecer os três tipos de equipes de saúde:

  • A equipe multidisciplinar de saúde;
  • A equipe interdisciplinar de saúde;
  • A equipe transdisciplinar de saúde.

O que é uma equipe multidisciplinar de saúde e como atua?

A equipe multidisciplinar é um grupo de especialistas, que podem ser ou não da mesma área de atuação, que trabalharão para tratar uma determinada patologia em um indivíduo com necessidades de saúde complexas.

Um bom exemplo disso são as equipes presentes em hospitais e que cuidam de pacientes internados. O médico responsável pelo paciente é quem toma as decisões sobre o tratamento e os demais profissionais de saúde do grupo adequam as demandas do paciente à estratégia de cuidados.

O que é uma equipe interdisciplinar de saúde e como atua?

Em uma equipe interdisciplinar de saúde, a equipe de especialistas se comunica entre si e atua em conjunto para chegar a um consenso sobre qual o melhor tratamento para o paciente. Por exemplo: o cardiologista e nutricionista de um paciente com colesterol alto conversam para definir uma estratégia comum de manutenção dos níveis de gordura corporal dele.

Na equipe interdisciplinar de cuidados em saúde, profissionais de diferentes especialidades trabalham juntos para alcançar o melhor resultado para a saúde do indivíduo. É diferente da equipe multidisciplinar, onde há um médico responsável que estabelece a estratégia de cuidados.

O que é uma equipe transdisciplinar de saúde e como atua?

É o conceito mais moderno de todos e pressupõe que os especialistas tenham mais de uma frente de atuação, ou seja, estejam habilitados a cuidar de um paciente com uma abordagem mais abrangente com base em diversas disciplinas. Mas atendo-se às regulamentações e limitações de cada especialidade.

Por isso, a equipe transdisciplinar de saúde é composta por profissionais de diferentes disciplinas, que estão envolvidos nas mesmas tarefas – avaliar, estabelecer metas e fazer recomendações de cuidados. Eles funcionam de forma independente, mas trabalham em colaboração com os demais, compartilhando conhecimentos e habilidades especializadas para atender às necessidades do paciente.

Todos os integrantes de uma equipe transdisciplinar de saúde são iguais e mantêm uma mesma posição. Embora seja necessário existir um responsável geral, há momentos em que pessoas diferentes precisam assumir o papel de liderança, quando diferentes disciplinas são lideradas por outra.

Mas, o que é TDAH exatamente?

O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, comumente chamado de TDAH, é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece principalmente na infância – mas tem sido cada vez mais diagnosticado na vida adulta.

É um quadro que acompanha a pessoa por toda a vida. Embora não tenha cura, existe tratamento. Ele se caracteriza por alguns sintomas característicos, como desatenção, inquietude/agitação motora, impulsividade e dificuldade em engajamento na execução de tarefas cotidianas.

Quais são os sinais e sintomas do TDAH em crianças e em adultos?

O TDAH se caracteriza pela combinação de dois quadros, que são a desatenção e a hiperatividade/impulsividade. As crianças que têm o transtorno costumam ser consideradas “desligadas”, “avoadas” e, infelizmente, chamadas de “preguiçosas” por estarem sempre desatentas no ambiente escolar. Há também a descrição de crianças “elétricas”, “ligadas no 220V”, por não pararem quietas muito tempo.

Os meninos tendem a apresentar mais hiperatividade e impulsividade que as meninas, mas todos são desatentos e podem apresentar problemas de comportamento como, por exemplo, dificuldade em seguir regras e respeitar limites.

Conheça os principais sintomas de TDAH em crianças:

  • Mexe pés e mãos ou se contorce na cadeira constantemente;
  • Dificuldade para permanecer sentado;
  • Corre ou escala em crianças;
  • Dificuldade em se envolver em atividades silenciosas;
  • Fala excessivamente;
  • Responde antes que as perguntas sejam concluídas;
  • Interrompe a fala de outras pessoas.

Já os adultos costumam ter dificuldade em avaliar o próprio comportamento, demonstram irritação e inquietação constantes e têm episódios de desatenção em tarefas profissionais. Os adultos também têm uma maior propensão a assumir comportamentos de risco para consigo e com outros.

Por isso, o TDAH em adultos pode estar associado a outros problemas de saúde como abuso de drogas e álcool, além de uma maior incidência de outros transtornos mentais, como ansiedade e depressão.

Veja outros sintomas, que são comuns em adultos:

  • Inquietação e nervosismo;
  • Necessidade de começas novas atividades sem terminar as antigas;
  • Constantemente responder interrompendo os outros;
  • Oscilações de humor;
  • Inabilidade em lidar com situações estressantes;
  • Impaciência.

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