Tratamento multimodal para dor neuropática
Dr. Ricardo Kobayashi – Ortopedista, Especialista em Ortopedia (SBOT), Acupuntura (CMBA) e Dor (AMB)
– ex-Presidente do Comitê de Dor da SBOT
A dor neuropática é causada por doença ou lesão do sistema nervoso e inclui várias condições crônicas que, juntas, afetam até 8% da população. A avaliação clínica da dor neuropática requer uma história completa e exame físico para identificar sinais e sintomas característicos.
As evidências mais extensas estão disponíveis para o tratamento farmacológico e os considerados de primeira linha atualmente recomendados incluem antidepressivos (agentes tricíclicos e inibidores da recaptação da serotonina-norepinefrina) e anticonvulsivantes (gabapentina e pregabalina).
O atendimento multidisciplinar individualizado ao paciente é facilitado pela consideração cuidadosa da incapacidade relacionada à dor (por exemplo, depressão e disfunção ocupacional). Além do discernimento do profissional da saúde de acompanhar e realizar encaminhamento estratégico para as subespecialidades médicas apropriadas, e até mesmo terapias físicas e psicológicas.
Assista a aula com o Dr. Ricardo Kobayashi e entenda como identificar, diagnosticar e tipos de conduta e tratamento da dor neuropática.
Fonte: Gilron I, Baron R, Jensen T. Neuropathic Pain: Principles of Diagnosis and Treatment. Mayo Clin Proc. 2015 Apr;90(4):532-45
Assista a aula com o Dr. Ricardo Kobayashi, ortopedista especializado em dor e ex-Presidente do Comitê de Dor da SBOT, e entenda como identificar, diagnosticar e tipos de conduta e tratamento da dor neuropática.