17/05/2022
Dispepsia funcional e gastroparesia: parte do mesmo espectro de doença?

A dispepsia, caracterizada por saciedade precoce, dor epigástrica, empachamento pós-prandial e náusea, pode ser encontrada em cerca de 10-20% da população mundial. Esses sintomas muitas vezes se sobrepõem àqueles observados na gastroparesia, definida por náuseas e vômitos associados a retardo no esvaziamento gástrico sem obstrução mecânica estrutural. A relação entre dispepsia tipo síndrome de desconforto pós-prandial e gastroparesia nunca foi bem esclarecida.

Estudo sobre a relação entre dispepsia e gastroparesia

Recentemente, Pasricha e colaboradores realizaram um estudo de coorte prospectiva de 48 semanas, incluindo 944 pacientes, sendo 720 com gastroparesia idiopática ou diabética e 224 com esvaziamento gástrico normal e diagnóstico de dispepsia funcional pelos critérios de ROMA III. Os dois grupos apresentavam sintomas semelhantes tanto no início do estudo quanto com 48 semanas.

Independente de apresentar esvaziamento gástrico normal ou alterado no início do acompanhamento, a presença de gastroparesia nos diferentes grupos se alterou ao longo do tempo, sendo que 41% dos pacientes mudaram de categoria. Dentre os pacientes com diagnóstico inicial de gastroparesia, seja ela idiopática ou diabética, 42% não mais preencheram o critério após 48 semanas. 

Já entre os pacientes do dispepsia funcional, 37% passaram a apresentam atraso no esvaziamento gástrico ao final do seguimento. Além disso, não se observou relação entre a gravidade dos sintomas e a gastroparesia. Independentemente do status da gastroparesia, a análise histológica de biópsias transmurais obtidas cirurgicamente de nove pacientes em cada grupo demonstraram redução nos número de células de Cajal e macrófagos mioentéricos com papel anti-inflamatório, comparado à indivíduos controle.

Conclusões do estudo

Os autores do estudo concluem, então, que a dispepsia funcional e gastroparesia parecem fazer parte do mesmo espectro clinicopatológico de disfunção neuromuscular, sendo que o esvaziamento gástrico isoladamente não é capaz de diferenciar as duas entidades, como previamente se acreditava. Cabe destacar que o novo Consenso de Roma IV já separa os sintomas cardinais de dispepsia funcional (saciedade precoce, empachamento pós-prandial, dor epigástrica ou queimação) daqueles das desordens associadas a náusea e vômitos crônicos, onde se inclui a gastroparesia (náuseas e vômitos).

 Considerações

Em um editorial publicado na mesma revista, Tack e colaboradores defendem que, independentemente dos desfechos do estudo conduzido por Pasricha, devemos seguir realizando estudos do esvaziamento gástrico, uma vez que podem ser úteis em diversos aspectos, como:

  • estabelecer um diagnóstico específico;
  • identificar o mecanismo por trás dos sintomas;
  • auxiliar na escolha do tratamento;
  • predizer desfechos de longo prazo.

Apesar do trabalho recém publicado não identificar diferenças de desfecho em 48 semanas de seguimento, estudos prévios de longo prazo observaram que pacientes com dispepsia funcional e esvaziamento gástrico alterado apresentam maior risco de persistência dos sintomas. Por fim, os editores propõem um fluxograma de classificação das doenças baseado nos achados desse novo estudo.

Fonte: https://pebmed.com.br/dispepsia-funcional-e-gastroparesia-parte-do-mesmo-espectro-de-doenca/

Autor:

Guilherme Grossi Cançado

Residência médica em Clínica Médica e Gastroenterologia pelo HC-UFMG ⦁ Mestrado em saúde do adulto com ênfase em Gastroenterologia pela Faculdade de Medicina da UFMG ⦁ Chefe da Gastrohepatologia do Hospital da Polícia Militar de Minas Gerais ⦁ Preceptor de hepatologia e clínica médica do HC-UFMG ⦁ Conteudista do Whitebook – área de Gastroenterologia e Hepatologia ⦁ Membro da AASLD, SBH, GEDIIB.

Referências bibliográficas:

  •  Pasricha PJ, et al. National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases/National Institutes of Health Gastroparesis Clinical Research Consortium. Functional Dyspepsia and Gastroparesis in Tertiary Care are Interchangeable Syndromes With Common Clinical and Pathologic Features. Gastroenterology. 2021 May;160(6):2006-2017. doi: https://doi.org/10.1053/j.gastro.2021.01.230
  • Tack J, et al. Gastroparesis: A Dead-end Street After All? Gastroenterology. 2021 May;160(6):1931-1933. doi: doi: https://doi.org/10.1053/j.gastro.2021.02.042