31/03/2022

Na hora de desenvolver uma estratégia de marketing médico, o que você prioriza: atração ou retenção dos pacientes? Na verdade, para crescer de forma sustentável, você precisa priorizar os dois objetivos.

Porém, essa é uma pergunta muito comum. Então, não se preocupe. Neste artigo, explicaremos todas as dúvidas que você possa ter a respeito do tema. Quer saber mais? Continue a leitura.

Atração ou retenção – Qual é mais importante?

Conforme já mencionamos, tanto a atração quanto a retenção são fundamentais para o seu consultório médico. Com uma concorrência cada vez maior, você precisa investir nessas ações para manter sua competitividade.

Quando falamos de atração de pacientes, estamos falando de despertar a atenção das pessoas para a qualidade do seu trabalho, fazendo com que busquem o seu consultório quando necessitarem de serviços de saúde.

Por outro lado, a retenção de pacientes diz respeito à oferta de um atendimento que seja capaz de fidelizar as pessoas ao seu consultório. Para isso, você precisa se diferenciar da concorrência.

Durante muito tempo, o simples fato de ter um consultório bem localizado ou com preços acessíveis era suficiente para despertar o interesse das pessoas. Agora, com o advento dos canais digitais e maior oferta de profissionais, você precisa ir além.

Isso significa investir em diferenciais que façam com que os pacientes busquem o seu trabalho. Um bom exemplo é o atendimento humanizado, uma das principais queixas das pessoas em relação à prestação dos serviços de saúde.

Como atrair novos pacientes?

Diferente do que ocorre em uma relação entre empresas e clientes, a atração de pacientes para um consultório médico não depende de um bom preço ou de uma campanha de marketing, mas, principalmente, da forma como eles são recebidos no seu consultório.

Isso porque, a relação médico e paciente é pautada pela confiança. Por isso, quando ele percebe que você não dedica a atenção necessária ao relato dele, dificilmente retornará ao seu consultório.

Contudo, isso não significa que você não deve investir em estrutura ou em estratégias de marketing. Pelo contrário, essas práticas irão reforçar o seu bom atendimento. A seguir, conheça algumas ações para potencializar a atração de novos pacientes.

Foco no atendimento humanizado

Existem inúmeras ferramentas e estratégias que ajudam a trazer um novo público para o seu consultório. Porém, nenhuma delas é capaz de superar o potencial de um atendimento humanizado.

Esse conceito visa respeitar as individualidades do paciente, tratando-o com empatia, acolhimento e oferecendo a atenção necessária. Afinal, por estar buscando um serviço de saúde, ele está enfrentando algum desconforto que pode deixá-lo angustiado ou aflito.

Utilize o marketing digital a seu favor

A presença digital é fundamental para os profissionais de saúde, pois amplia o alcance da sua comunicação, permitindo que você divulgue o seu trabalho a um custo baixíssimo. Neste sentido, as redes sociais são canais de extrema importância.

Então, crie a marca do seu consultório, descubra o perfil do seu público, esteja presente nas redes sociais, desenvolva o seu site com informações relacionadas ao agendamento e crie um blog para educar os pacientes e atraí-los ao seu consultório.

Porém, toda ação de marketing realizada por médicos precisa ser feita com cautela e respeitar o Manual de Publicidade Médica. Caso contrário, você pode ser penalizado e sofrer graves sanções do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Invista na estrutura do consultório

Embora exerça menor influência na decisão dos pacientes, o ambiente do consultório é um fator que precisa ser observado por você. Portanto, invista em uma decoração agradável, com boa iluminação, poltronas confortáveis, música ambiente, etc.

Além disso, dê atenção máxima à sala de espera. Caso seja um espaço incômodo e desagradável, o paciente tende a ser menos tolerante com atrasos. Por isso, disponibilize uma televisão, água, café e outros itens que tornem o ambiente aconchegante.

Facilite o agendamento

Por último e não menos importante, o sistema de agendamento do seu consultório precisa ser facilitado ao máximo. Qualquer inconveniente na marcação de consultas pode jogar por água abaixo todos os seus esforços de marketing.

Uma boa dica é migrar o agendamento para o ambiente online, possibilitando que o paciente marque o atendimento por conta própria, a qualquer hora e de qualquer lugar. Essa facilidade também é um grande diferencial.

Por que e como promover a retenção de pacientes?

Agora que você já entendeu a importância de atrair pacientes e sabe como fazê-lo, precisamos falar sobre a necessidade de investir em ações de fidelização, que mantenham esses mesmos pacientes no seu consultório.

Segundo Philip Kotler, conhecido como o pai do marketing, conquistar um novo cliente é cinco vezes mais caro do que manter um atual. Afinal, para atrair um novo paciente você investiu tempo e dinheiro para quebrar todas as objeções dele.

Além disso, são os pacientes fiéis ao seu trabalho que garantem a sua saúde financeira, pois têm um retorno sobre investimento (ROI) melhor e também ajudam a promover a sua marca, indicando você para os amigos e familiares.

E então, pronto para promover a retenção de pacientes? O primeiro passo é ter em mente que você já tem a confiança dele e precisa apenas se esforçar para mantê-la. Por isso, as dicas abaixo são essenciais para fidelizar o seu público.

Mantenha o bom atendimento

O atendimento humanizado deve ser uma constante no seu consultório. Por isso, você precisa capacitar os seus colaboradores a padronizar a qualidade do atendimento, sendo sempre simpáticos, cordiais e empáticos.

Conheça o paciente

A experiência do paciente é positiva quando ele percebe que não é apenas mais um número no consultório, mas tem suas individualidades respeitadas. Dessa forma, você precisa se esforçar para conhecer mais sobre ele, chamando-o pelo nome e sabendo exatamente o que já foi relatado por ele na consulta anterior.

Seja pontual

Um ou dois atrasos curtos não são suficientes para arruinar a boa imagem que o paciente tem do seu consultório. Porém, se o problema for recorrente, ele pode se sentir desrespeitado e procurar outro profissional.

Invista no pós-consulta

Um importante diferencial que você precisa oferecer no seu atendimento é o relacionamento pós-consulta. Muitos médicos ignoram essa etapa, mas ela é fundamental para a retenção de pacientes.

Assim, invista em ferramentas que ampliem e automatizem a comunicação pós-consulta, realizando envio de e-mail marketing, SMS como lembre de consultas e mensagens de congratulação em datas comemorativas.

Enfim, se você deseja crescer de maneira sustentável e manter uma boa base de pacientes, você precisa desenvolver estratégias para atração e retenção de pacientes. Então, implemente nossas dicas e viva um novo momento no seu consultório.