28/10/2021

Um dos grandes desafios para os médicos que decidiram empreender é desenvolver estratégias eficazes para fidelizar pacientes. Esse obstáculo se tornou ainda maior em tempos de pandemia da Covid-19.

Neste sentido, é necessário conhecer mais sobre as possibilidades que os canais digitais oferecem. Então, preparamos este artigo para listar algumas ações essenciais para você que deseja conquistar o seu público.

Ações para fidelizar pacientes

A seguir, confira 8 práticas que podem ser aplicadas no seu negócio para fidelizar mais pacientes.

1) Aprimore o seu pré-atendimento

Geralmente, há uma grande preocupação com o relacionamento pós-consulta, sendo apontado como o momento chave para encantar um paciente e fidelizá-lo ao consultório. Esse pensamento não está errado e, de fato, é uma etapa essencial do atendimento.

Contudo, todas as fases que antecedem a consulta também devem ser consideradas como fundamentais. Após tomar ciência sobre um problema de saúde, o paciente passa a pesquisar por um médico em sua região.

Para ser encontrado, o primeiro passo é cadastrar o consultório no Google Meu Negócio, ferramenta que faz com que uma empresa seja exibida nos resultados de busca, além de trazer uma série de informações sobre o estabelecimento.

Ademais, atente-se para a facilidade do agendamento. Embora o contato telefônico continue sendo importante, o advento das ferramentas de marcação online trazem mais praticidade e facilidade para o paciente agendar a consulta.

Além disso, lembre-se de oferecer um ambiente aconchegante e acolhedor. Geralmente, a pessoa já está enfrentando alguma dificuldade. Por isso, o seu consultório precisa amenizar o sofrimento dela, trazendo uma boa sensação e não o contrário.

2) Capacite os seus funcionários

Mesmo que você ofereça um excelente pré-atendimento ao paciente, todo o esforço pode não ser suficiente se os seus colaboradores não forem capazes de atender aos pacientes com simpatia e gentileza.

Por isso, a capacitação dos funcionários é uma etapa importante do processo de fidelização. Então, invista em treinamentos voltados para a recepção e atendimento ao público, com foco no setor de saúde.

3) Não se atrase

Os atrasos no atendimento são uma das principais queixas dos pacientes, quando se trata da prestação de serviços em saúde. Se a sala de espera do seu consultório está sempre repleta de pessoas, dificilmente você conseguirá fidelizar pacientes.

Para mudar essa realidade, comprometa-se com o horário acertado com as pessoas. Ao realizar o agendamento, elas programam todo o seu dia contando que serão atendidas naquele momento previamente combinado.

Assim, existem duas ações que ajudam a combater esse problema. Em primeiro lugar, faça uma análise do tempo médio necessário para cada consulta. Com isso, considere essa informação na programação da sua agenda, dando o intervalo correto para cada atendimento.

Segundo, conheça mais sobre seus pacientes. Mesmo que você já tenha um bom espaço de tempo entre cada consulta, cada pessoa é diferente. Enquanto alguns são mais objetivos, outros demandam mais tempo. Para evitar atrasos, alongue o intervalo para os atendimentos mais prolongados.

4) Melhore sua comunicação

Em tempos de pandemia, os pacientes já chegam fragilizados ao consultório. Assim, dedique-se a tornar a experiência deles a melhor possível. Para isso, a forma e a frequência com que se comunica desempenha grande influência.

Neste sentido, esteja presente nas redes sociais mais utilizadas, como o Instagram e o Facebook, ofereça informações relevantes para o seu público, responda as dúvidas e comentários que surgirem.

Além disso, aproveite as vantagens que a automatização oferece. Atualmente, existem sistemas que automatizam o envio de SMS para confirmação de consultas, disparo de e-mail marketing e atendimentos via WhatsApp.

5) Ofereça atendimento humanizado

A humanização do atendimento nunca foi tão necessária. Neste cenário de grande dificuldade em que vivemos, você precisa se preocupar em atender de forma respeitosa, dedicando a atenção e a empatia necessária.

Ainda, o atendimento humanizado tem como base a premissa de que cada paciente é único, tem demandas específicas e opiniões próprias que devem ser respeitadas e atendidas. Essa é uma ferramenta essencial para fidelizar pacientes e se diferenciar da concorrência.

6) Produza conteúdos relevantes

O marketing de conteúdo é uma estratégia baseada na produção e distribuição de informações relevantes para o público com o objetivo de despertar a atenção do leitor, se tornar uma referência para ele e convertê-lo em cliente.

No setor de saúde, essa estratégia vem se mostrando cada vez mais eficaz, principalmente em tempos de pandemia do novo coronavírus. Isso porque, há uma grande demanda por informações na internet.

Dessa forma, se você produzir conteúdos que respondam às dúvidas do público, estará aumentando sua visibilidade e demonstrando seu conhecimento. Com isso, irá conquistar a confiança deles, fazendo com que se lembrem de você no momento em que precisarem de um médico.

7) Fortaleça o relacionamento no pós-consulta

Assim como ressaltamos a importância do pré-atendimento, o relacionamento pós-consulta pode ser determinante para a fidelização ou não dos pacientes. Por isso, preocupe-se em manter uma comunicação ativa, mesmo após o fim do atendimento.

Uma boa forma de fortalecer esse relacionamento é utilizando o e-mail marketing. Para isso, basta disparar conteúdos informativos para a caixa de entrada dos seus pacientes. Essa estratégia é ainda mais assertiva se você segmentar os pacientes por áreas de interesse.

Além disso, o e-mail marketing também deve ser usado para enviar comunicações sazonais, como, por exemplo, felicitações em datas comemorativas, como dia das mães e dos pais, e em aniversários.

8) Implemente um software médico

Depois de falarmos alguma das ações mais eficientes para fidelizar pacientes, talvez, você tenha se perguntado: como dividir o meu tempo entre atendimentos e a implementação dessas medidas? A resposta é simples: com um software médico.

Com a crescente demanda dos profissionais de saúde por ferramentas automatizadas, os softwares médicos estão cada vez mais evoluídos tecnologicamente. Atualmente, as principais tarefas rotineiras do consultório já podem ser realizadas automaticamente.

Por exemplo, o envio de mensagens por SMS pode ser automatizado com um software médico, exigindo apenas a configuração da frequência. Da mesma forma, o disparo segmentado de e-mail marketing é realizado sem grandes dificuldades.

Além disso, os softwares médicos permitem o uso de um recurso muito importante para o crescimento do consultório: as pesquisas de satisfação. Além do envio automático, o sistema pode informar o resultado consolidado das pesquisas.

Enfim, se você deseja fidelizar pacientes, esse artigo trouxe algumas das dicas mais eficazes para alcançar esse objetivo. Então, não perca tempo e comece a executar todas essas ações. Para realizá-las com assertividade e agilidade, considere a implementação de um software médico.