14/09/2021
5 Dicas De Marketing Para A Retenção De Pacientes

Em tempos de pandemia da Covid-19, profissionais de saúde de todas as especialidades precisaram se reinventar e desenvolver novas estratégias para a atração e retenção de pacientes. Apenas com essa atitude é possível reduzir os prejuízos econômicos.

Contudo, por não ser um tema presente na formação destes profissionais, dificilmente sabem por onde começar. Neste sentido, preparamos este artigo para apresentar algumas dicas de marketing para você aplicar hoje na sua clínica ou consultório.

Por que o marketing é importante em tempos de crise?

As situações de crise, como a que estamos vivendo atualmente, traz grande insegurança e incerteza, principalmente para aqueles que decidiram empreender e têm no seu negócio a sua única fonte de renda.

Entretanto, não há como fugir dos impactos da pandemia do novo coronavírus. Seja pelas medidas necessárias de distanciamento social ou pela maior dificuldade financeira das pessoas, todos os empreendedores tendem a sofrer prejuízos financeiros.

No entanto, falando especificamente dos profissionais de saúde, é possível buscar alternativas para reduzir o tamanho do buraco no caixa do consultório. Neste sentido, estamos falando das ações de marketing médico digital.

Ao investir nessa estratégia, você amplia o alcance da sua comunicação, levando a sua mensagem a um número maior de potenciais pacientes que estão buscando um especialista como você.

Contudo, para que as ações sejam assertivas, você precisa passar por algumas importantes etapas que envolvem a necessidade de conhecer mais sobre seus pacientes e identificar os canais de comunicação mais utilizados por eles.

Dessa forma, separamos algumas dicas essenciais para a atração e retenção de pacientes. Então, se você deseja diminuir os impactos da pandemia no seu consultório, continue a leitura deste artigo.

Conheça estratégias de marketing eficientes para a retenção de pacientes

Tão importante quanto a atração de novos pacientes é a fidelização deles. Isso porque, apenas com a recorrência será possível se preparar para despesas inesperadas e também planejar futuros investimentos.

Contudo, diferente do que muitos imaginam, já não basta ter uma equipe qualificada ou uma boa localização. Nos dias atuais, os pacientes buscam por uma experiência segura e satisfatória. Neste sentido, saiba o que fazer para manter a sua agenda sempre cheia.

1) Conheça o seu paciente

Para criar um relacionamento sólido com seus pacientes, você precisa conhecer as expectativas e as necessidades deles. Porém, a única forma de fazê-lo é dedicando parte do seu tempo para ouvi-los.

Nessas crises, as pessoas tendem a ficar mais fragilizadas, o que pode ser uma oportunidade para se aproximar e escutar os pacientes. Essa simples ação, além de demonstrar empatia, pode trazer insights valiosos.

Para isso, aproveite os recursos que as redes sociais e outros canais digitais oferecem e estabeleça uma comunicação ativa, troque experiências, responda às dúvidas mais simples e faça com que os pacientes entendam o quanto eles são importantes para você.

2) Fortaleça sua presença digital

Depois de conhecer o perfil dos seus pacientes e entender o comportamento deles na internet, chegou o momento de construir a sua presença digital. Esse é o primeiro passo para utilizar o potencial desses canais a seu favor.

Então, crie perfis profissionais nas principais redes sociais. Geralmente, para profissionais de saúde, as plataformas mais interessantes são o Facebook e o Instagram. Enquanto a primeira pode ser utilizada para o compartilhamento de conteúdos em texto, a segunda prima pelos vídeos e imagens.

Entretanto, não basta desenvolver estes perfis. Para alcançar os resultados esperados, você precisa promover o engajamento dos seus seguidores através da constância de publicações e da interação com eles.

Além disso, lembre-se de outros canais digitais importantes: e-mail e WhatsApp. A primeira ferramenta é uma das mais essenciais na retenção de pacientes e pode ser usada para o envio de artigos relevantes, novidades do consultório e felicitações em datas comemorativas.

Já o WhatsApp é um canal de comunicação que deve ser incluído no seu atendimento. Em função da facilidade da troca de mensagens, a tendência é de que os pacientes prefiram tirar dúvidas, agendar e confirmar consultas por este meio.

3) Site médico otimizado

Ainda falando da construção da presença digital, a criação de um site médico é parte fundamental dessa estratégia. Além de funcionar como um cartão de visitas virtual, o site é um recurso importante na conversão de interessados em pacientes.

No entanto, para que seja efetiva, a página precisa ser otimizada. Isso significa utilizar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para que o site seja mais atrativo, intuitivo e que desperte no usuário o desejo de marcar uma consulta.

Além disso, um site otimizado para conversão é entendido de melhor forma pelo Google. Com isso, você aumenta as suas chances de ser bem posicionado nos resultados desse buscador, o que tende a elevar o número de acessos na página.

4) Relacionamento pós-consulta

Mesmo após conhecer o seu paciente e construir sua presença digital, para promover a retenção de pacientes você precisa se preocupar com o relacionamento pós-consulta. Isso significa manter uma comunicação contínua com ele após o fim do atendimento.

Para isso, você pode utilizar diferentes recursos. Entre os mais comuns, estão: e-mail marketing e as mensagens de SMS. A dinâmica é simples: logo após o término da consulta, você dispara uma mensagem para que o paciente avalie a qualidade do atendimento.

Ademais, esses canais também devem ser utilizados para lembrar e confirmar os horários agendados. No caso específico do e-mail, você pode encaminhar conteúdos relevantes produzidos por você.

5) Marketing de conteúdo

Embora já tenha sido mencionado o papel das redes sociais e do e-mail marketing para a retenção de pacientes, precisamos falar especificamente da estratégia de marketing de conteúdo.

Trata-se de um meio muito eficiente para profissionais de saúde, pois as pessoas utilizam cada vez mais a internet para sanar suas dúvidas sobre doenças e sintomas. Assim, ao desenvolvê-lo, você pode ser a resposta encontrada por eles.

Portanto, certifique-se de produzir conteúdos relevantes e de qualidade, dentro da sua área de atuação. Se você atua com doenças respiratórias ou infectologia, por exemplo, esse é um excelente momento para elaborar artigos e postagens sobre a Covid-19.

Enfim, com a leitura deste conteúdo, acreditamos que você já tenha uma boa noção das estratégias de marketing médico que precisa desenvolver para promover não só a retenção de pacientes, mas também a atração.