Muitos ficam preocupados ou mesmo em pânico quando recebem exames indicando que o colesterol está alto. Mas saiba que é possível mudar esse resultado.
Mudar os hábitos alimentares pode diminuir o colesterol e melhorar a quantidade de gorduras em sua corrente sanguínea.
Confira os alimentos que diminuem consideravelmente os níveis de colesterol:
1. Aveia.
O primeiro passo fácil para melhorar o seu colesterol é comer pela manhã uma tigela de aveia. Adicione uma banana ou alguns morangos. O indicado para uma nutrição ideal é 20 a 35 gramas de fibra por dia, coma pelo menos 5 a 10 gramas provenientes de fibra solúvel.
2. Cevada e outros grãos integrais.
Como a farinha de aveia e o farelo de aveia, a cevada e outros grãos inteiros podem ajudar a diminuir o risco de doença cardíaca, principalmente por meio da fibra solúvel que eles possuem.
3. Feijão.
Os feijões são especialmente ricos em fibras solúveis. Eles também levam algum tempo para o corpo digerir, o que significa que você se sente saciado por mais tempo depois de uma refeição. Essa é uma das razões pelas quais o feijão é um alimento útil para pessoas que estão tentando perder peso, pois tira a fome por um bom tempo depois de ingeri-lo.
4. Berinjela.
Vegetal de baixo teor calórico, é uma boa fonte de fibra solúvel.
5. Nozes.
Estudos mostram que comer amêndoas, nozes, amendoim e outros frutos secos, é bom para o coração. Comer duas nozes por dia pode reduzir ligeiramente o LDL, que é o colesterol que não faz bem. As nozes possuem nutrientes adicionais que protegem o coração.
6. Óleos vegetais.
O uso de óleos vegetais líquidos, como canola, girassol, cártamo e outros, no lugar de manteiga, banha ao cozinhar ou à mesa, ajuda a baixar o LDL.
7. Maçãs, uvas, morangos, frutas cítricas.
Essas frutas são ricas em pectina, um tipo de fibra solúvel que diminui LDL.
8. Soja.
Comer soja e alimentos produzidos a partir deles, como o tofu e o leite de soja, é uma poderosa forma de baixar o colesterol.
9. Peixe.
Comer peixes duas ou três vezes por semana pode diminuir o LDL de duas maneiras: substituindo a carne, que possui gorduras saturadas que aumentam o LDL e fornecendo gorduras ômega-3 que baixam LDL. Omega-3 reduz os triglicerídeos na corrente sanguínea e também protege o coração.
Mas do que baixar o mau colesterol, o consumo dos alimentos como frutas, vegetais, feijões e nozes são bons para o corpo, pois além de baixar o colesterol, mantém a pressão sanguínea sob controle. O seu consumo é bom para os ossos, saúde digestiva, visão e saúde mental. Saúde é primordial, não deixe de cuidar de seu colesterol.