Os sinais e sintomas do TDAH podem variar conforme o subtipo do transtorno, mas se agravam na adolescência se não houver tratamento, podendo afetar as relações, sentimentos, aprendizado, comportamentos e prejudicar a execução de tarefas de risco.
Continue a leitura para saber:
- Quais são os sinais e sintomas do TDAH na adolescência?
- Quais impactos o TDAH pode causar na adolescência?
- Como é feito o tratamento do TDAH na adolescência?
Quais são os sinais e sintomas do TDAH na adolescência?
Os subtipos do TDAH que podem levar a variação de sinais e sintomas são, desatenção, hiperatividade/impulsividade ou uma combinação deles.
Desatenção:
- Falta de atenção aos detalhes e erros por descuido;
- Dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas;
- Parecer não ouvir quando se fala com ele;
- Não segue instruções e não termina trabalhos com frequência;
- Tem problemas para organizar tarefas e atividades;
- Constantemente evita, não gosta ou reluta em fazer tarefas que precisem de esforço mental por muito tempo;
- Frequentemente perde objetos pessoas ou coisas necessárias para executar tarefas;
- Distrai-se facilmente;
- Esquece as atividades diárias constantemente.
Hiperatividade/impulsividade:
- Mexe ou bate mãos ou pés frequentemente;
- Está sempre se movimentando;
- Levanta-se constantemente quando se espera que fique sentado;
- Incapacidade frequente de brincar ou participar tranquilamente de atividades de lazer;
- Fala em excesso constantemente;
- Responde muitas vezes antes de a pergunta ser concluída;
- É comum não esperar a vez;
- Interrompe ou se intromete constantemente.
É fácil confundir muitos desses sinais e sintomas com comportamentos normais da idade e apresentar um ou mais deles não quer dizer que o adolescente tem TDAH. Porém, quando eles são mais intensos e recorrentes do que o esperado, em mais de um ambiente, podem ser sinais de alerta e é muito importante que pais, outros responsáveis e educadores estejam atentos.
Quais impactos o TDAH pode causar na adolescência?
A puberdade agrava os sintomas do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade e a vontade de ser independente pode funcionar como um gatilho para a impulsividade, justamente no momento que o adolescente tem que lidar com questões como drogas, sexo e novos relacionamentos.
Além disso, a maior pressão nos estudos na adolescência sobrecarrega as funções executivas, que se referem à capacidade de desenvolver um comportamento orientado para objetivos por meio de ações voluntárias e organizadas. Geralmente, essas habilidades só se desenvolvem totalmente depois dos 20 anos de idade. Mas, em quem tem TDAH, isso só acontece de três a cinco anos mais tarde.
Os adolescentes com TDAH também apresentam uma tendência maior de alcançar a maturidade emocional mais tarde. Provavelmente, quem tem o transtorno só vai atingir aos 30 anos a maturidade emocional de um jovem de 21 anos sem TDAH. O que se deve a atrasos no desenvolvimento dos lobos frontais do cérebro.
Veja possíveis impactos do transtorno do déficit de atenção com imperatividade em vários aspectos da vida do adolescente:
Emoções – de uma forma geral, os adolescentes com TDAH têm mais dificuldade de controlar emoções, de se acalmar e de lidar com a frustração. O que pode ser difícil tanto para os adolescentes com o transtorno quanto para as pessoas que lidam com eles.
Relacionamentos – os adolescentes com TDAH podem falar ou tomar atitudes sem pensar, o que aumenta as chances de dificuldades de relacionamento em todas as áreas da vida. Inclusive, são mais propensos a serem ignorados ou rejeitados e não é incomum sofrerem bullying ou intimidar as pessoas. Na escola, por exemplo, eles têm uma taxa maior de suspensões por conta de problemas comportamentais.
Aprendizado – na escola, os adolescentes com TDAH têm dificuldade de se concentrar em testes e nos deveres de casa, e isso só piora conforme o nível de dificuldade das tarefas e a pressão aumenta. Então, a tendência é que o desempenho seja mais baixo e com índices de reprovação mais altos.
Comportamentos – existe uma tendência maior de os adolescentes com TDAH usarem drogas lícitas, como cigarro e álcool, e ilícitas, como maconha, mais cedo do que as pessoas que não têm o transtorno. Também há uma tendência maior de que iniciem a vida sexual mais cedo e não façam sexo seguro. Por conta disso, as taxas de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) costumam ser mais altas entre eles.
Tarefas de risco – o TDAH pode, por exemplo, tornar mais difícil aprender a dirigir e, depois, conduzir veículos motorizados por causa da desatenção ou da impulsividade. Inclusive, as quantidades de multas, acidentes de trânsito e gravidade desses acidentes são maiores entre as pessoas com TDAH em relação as que não têm o transtorno.
Como é o tratamento do adolescente com TDAH?
O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade ainda não tem cura, mas tem tratamento que pode controlar os sinais e sintomas e aumentar a qualidade de vida. O tratamento de adolescentes com TDAH deve ser multimodal, o que significa que pode combinar ensinamento de técnicas para quem tem o transtorno, medicamentos dependendo do caso e orientações para os pais e professores.
Tratamento não medicamentoso – as diferentes técnicas da terapia cognitivo comportamental (TCC) possibilitam que a pessoa com o transtorno seja capaz de suprimir ou amenizar comportamentos mal adaptativos e modificar suas crenças, pensamentos, sensações e emoções. O objetivo é desenvolver habilidades comportamentais que podem durar a vida toda.
Tratamento medicamentoso – pode ajudar a pessoa que tem TDAH controlar os sinais e sintomas que afetam no dia a dia como, a condição de se concentrar melhor, ser menos impulsivo, sentir-se mais calmo e aprender a praticar novas habilidades. Existem diferentes tipos de medicamentos na qual serão receitados conforme o caso e a resposta do paciente a eles.
Apoio educacional – é comum que crianças e adolescentes com TDAH tenham resultados educacionais inferiores, abandonem a escola mais cedo, faltem mais e sejam excluídas pelos colegas da escola. Então, diferentes tipos de intervenções podem ser usados, incluindo estratégias comportamentais, acadêmicas e de autorregulação.
Orientações para os responsáveis – os pais ou outros responsáveis precisam ser informados sobre como o TDAH pode afetar a criança e ao adolescente. E que todos os aspectos da vida da pessoa com o transtorno devem ser tratados por meio de uma abordagem multimodal que considere as questões sociais, emocionais, comportamentais e acadêmicas.
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Referências
- https://childmind.org/article/adhd-in-teenagers/ – 0/04/2023;
- https://www.additudemag.com/adhd-symptoms-in-teens/ – 0/04/2023;
- https://www.webmd.com/add-adhd/childhood-adhd/adhd-teens – 0/04/2023;
- https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/protocolos/portariaconjuntan14pcdttranstornododeficitdeatencaocomhiperatividadetdah.pdf – 0/04/2023;
- https://tdah.org.br/tratamento/ – 0/04/2023;
- https://www.cdc.gov/ncbddd/adhd/diagnosis.html – 0/04/2023.