Mental Health
10/10/2022
Transtorno de personalidade antissocial: o que é, causas e como conviver?

O transtorno de personalidade antissocial é uma condição mental na qual uma pessoa tem um padrão de comportamento que consiste em manipular, explorar e violar o direito dos outros sem demonstrar nenhuma culpa ou remorso.

Também chamada de sociopatia, exige acompanhamento médico para que a pessoa que é portadora consiga conviver em sociedade. O transtorno é mais comum em homens e afeta de 1% a 3,6% da população. Continue a leitura para saber mais sobre as causas, sintomas e tratamento.

O que é transtorno de personalidade antissocial?

O transtorno da personalidade antissocial faz com que os pacientes possam vir a desrespeitar outras pessoas, agir de forma precipitada e destrutiva, mentir e até mesmo cometer crimes. A condição mentalcostuma se manifestar nas pessoas no começo da vida adulta.

Os sociopatas não demonstram nenhum tipo de culpa, remorso ou interesse no bem-estar de outras pessoas, além de serem mais suscetíveis a problemas com drogas e álcool. Por causa dessas características, pessoas com esse transtorno normalmente não conseguem cumprir responsabilidades relacionadas à família, trabalho ou escola.

Quais são as causas e fatores de risco do transtorno de personalidade antissocial?

Os especialistas não sabem ao certo quais são as causas do transtorno de personalidade antissocial, mas há indícios de que a genética e outros fatores biológicos possam estar envolvidos no desenvolvimento do transtorno.

Também existem fatores psicológicos que podem contribuir para o surgimento da sociopatia, por exemplo: crianças que crescem em ambientes não saudáveis e passam por traumas como abuso sexuais, convivência com alcoólatras, pessoas violentas e outros antissociais ficam mais propensas.

Quais os níveis de sociopatia?

Grau leve – é o tipo mais comum da condição mental. Também conhecido como psicopata comunitário, apresenta os traços de personalidade característicos em um nível mais brando e está menos propenso a cometer crimes.

Grau moderado a grave – o psicopata antissocial expressa os traços de forma mais intensa. Existe uma chance maior de se tornar criminoso e atentar contra a vida de outras pessoas.

Quais são os sinais e sintomas do transtorno de personalidade antissocial?

Os sinais da sociopatia podem, facilmente, ser confundidos com um comportamento mais inconsequente e afrontoso dependendo da intensidade. De modo geral, os principais sinais e sintomas do transtorno da personalidade antissocial são os seguintes;

  • Ter comportamento cínico, insensível e desrespeitoso com outras pessoas;
  • Mentir compulsivamente para enganar e explorar outros indivíduos;
  • Manipular usando charme para obter ganhos em benefício próprio ou por puro prazer pessoal;
  • Desconsiderar o que é certo e errado;
  • Ser arrogante e sentir-se superior;
  • Não demonstrar remorso ou culpa depois de magoar ou agredir outra pessoa;
  • Ser hostil, irritável e agitado;
  • Ter comportamento criminoso e problemas constantes com a lei;
  • Violar direitos de outras pessoas por meio de intimidação e desonestidade;
  • Incapacidade de ter um relacionamento saudável;
  • Assumir riscos desnecessários ou ter comportamento perigoso sem considerar a segurança própria ou de outros;
  • Ser Irresponsável financeiramente e incapaz de cumprir tarefas no trabalho.

O que o transtorno de personalidade antissocial pode causar?

A sociopatia traz complicações e problemas para a vida do indivíduo   e de quem convive com ele.

  • Abuso de álcool e vício em drogas;
  • Comportamentos homicidas ou suicidas;
  • Desenvolvimento de outros transtornos mentais, como depressão e ansiedade;
  • Passagens pela cadeia;
  • Baixo status social e econômico;
  • Morte prematura como resultado de violência.

Como o transtorno de personalidade antissocial é diagnosticado?

Podem ser necessárias muitas consultas, avaliações, aplicação de testes e instrumentos psicométricos para chegar ao diagnóstico de sociopatia. Para que uma pessoa seja diagnosticada com o transtorno, ela precisa ter apresentado alguns dos sinais e sintomas antes dos 15 anos. Mas o diagnóstico não pode ser feito até os 18 anos.

Porém, muitas vezes, pessoas com transtorno de personalidade antissocial mostram sinais de má conduta ainda na infância ou no início da adolescência. Os sintomas geralmente são piores durante o final dos anos adolescentes e no início da vida adulta, aos 20 anos.

O diagnóstico precisa ser feito por um psiquiatra experiente que vai indicar o melhor tratamento medicamentoso, além da psicoterapia. Em casos mais graves, pode ser considerada a internação se o sociopata apresentar riscos para ele mesmo ou para a sociedade.

Como é o tratamento do transtorno de personalidade antissocial?

O tratamento para o transtorno de personalidade antissocial inclui medicamentos e psicoterapia.

Medicamentos – estabilizadores de humor e alguns antipsicóticos controlam sintomas como a agressão impulsiva. No entanto, ainda não há nenhum remédio específico para a sociopatia.

Tratamento psicológico – a terapia comportamental ou a psicoterapia em ambientes individuais ou em grupo também podem ajudar.

É possível prevenir o transtorno de personalidade antissocial?

Não há uma maneira de evitar que o transtorno de personalidade antissocial se desenvolva. Os pais, professores, pediatras e outras pessoas que convivem com crianças podem ficar alertas para identificar os primeiros indícios de sociopatia e intervir precocemente.

Mas, oferecer um ambiente saudável e seguro para a criação da criança é uma forma de diminuir o risco de ela desenvolver sociopatia, bem como outras doenças mentais.

Conteúdo relacionado

Depressão sazonal: você conhece os sintomas?

TDAH: o papel de cada profissional da saúde no tratamento e diagnóstico

Como explicar para meu filho o que é o TDAH?

Referências


Confira todos os conteúdos