8 ações para fidelizar pacientes que você pode aplicar no seu negócio

Um dos grandes desafios para os médicos que decidiram empreender é desenvolver estratégias eficazes para fidelizar pacientes. Esse obstáculo se tornou ainda maior em tempos de pandemia da Covid-19.

Neste sentido, é necessário conhecer mais sobre as possibilidades que os canais digitais oferecem. Então, preparamos este artigo para listar algumas ações essenciais para você que deseja conquistar o seu público.

Ações para fidelizar pacientes

A seguir, confira 8 práticas que podem ser aplicadas no seu negócio para fidelizar mais pacientes.

1) Aprimore o seu pré-atendimento

Geralmente, há uma grande preocupação com o relacionamento pós-consulta, sendo apontado como o momento chave para encantar um paciente e fidelizá-lo ao consultório. Esse pensamento não está errado e, de fato, é uma etapa essencial do atendimento.

Contudo, todas as fases que antecedem a consulta também devem ser consideradas como fundamentais. Após tomar ciência sobre um problema de saúde, o paciente passa a pesquisar por um médico em sua região.

Para ser encontrado, o primeiro passo é cadastrar o consultório no Google Meu Negócio, ferramenta que faz com que uma empresa seja exibida nos resultados de busca, além de trazer uma série de informações sobre o estabelecimento.

Ademais, atente-se para a facilidade do agendamento. Embora o contato telefônico continue sendo importante, o advento das ferramentas de marcação online trazem mais praticidade e facilidade para o paciente agendar a consulta.

Além disso, lembre-se de oferecer um ambiente aconchegante e acolhedor. Geralmente, a pessoa já está enfrentando alguma dificuldade. Por isso, o seu consultório precisa amenizar o sofrimento dela, trazendo uma boa sensação e não o contrário.

2) Capacite os seus funcionários

Mesmo que você ofereça um excelente pré-atendimento ao paciente, todo o esforço pode não ser suficiente se os seus colaboradores não forem capazes de atender aos pacientes com simpatia e gentileza.

Por isso, a capacitação dos funcionários é uma etapa importante do processo de fidelização. Então, invista em treinamentos voltados para a recepção e atendimento ao público, com foco no setor de saúde.

3) Não se atrase

Os atrasos no atendimento são uma das principais queixas dos pacientes, quando se trata da prestação de serviços em saúde. Se a sala de espera do seu consultório está sempre repleta de pessoas, dificilmente você conseguirá fidelizar pacientes.

Para mudar essa realidade, comprometa-se com o horário acertado com as pessoas. Ao realizar o agendamento, elas programam todo o seu dia contando que serão atendidas naquele momento previamente combinado.

Assim, existem duas ações que ajudam a combater esse problema. Em primeiro lugar, faça uma análise do tempo médio necessário para cada consulta. Com isso, considere essa informação na programação da sua agenda, dando o intervalo correto para cada atendimento.

Segundo, conheça mais sobre seus pacientes. Mesmo que você já tenha um bom espaço de tempo entre cada consulta, cada pessoa é diferente. Enquanto alguns são mais objetivos, outros demandam mais tempo. Para evitar atrasos, alongue o intervalo para os atendimentos mais prolongados.

4) Melhore sua comunicação

Em tempos de pandemia, os pacientes já chegam fragilizados ao consultório. Assim, dedique-se a tornar a experiência deles a melhor possível. Para isso, a forma e a frequência com que se comunica desempenha grande influência.

Neste sentido, esteja presente nas redes sociais mais utilizadas, como o Instagram e o Facebook, ofereça informações relevantes para o seu público, responda as dúvidas e comentários que surgirem.

Além disso, aproveite as vantagens que a automatização oferece. Atualmente, existem sistemas que automatizam o envio de SMS para confirmação de consultas, disparo de e-mail marketing e atendimentos via WhatsApp.

5) Ofereça atendimento humanizado

A humanização do atendimento nunca foi tão necessária. Neste cenário de grande dificuldade em que vivemos, você precisa se preocupar em atender de forma respeitosa, dedicando a atenção e a empatia necessária.

Ainda, o atendimento humanizado tem como base a premissa de que cada paciente é único, tem demandas específicas e opiniões próprias que devem ser respeitadas e atendidas. Essa é uma ferramenta essencial para fidelizar pacientes e se diferenciar da concorrência.

6) Produza conteúdos relevantes

O marketing de conteúdo é uma estratégia baseada na produção e distribuição de informações relevantes para o público com o objetivo de despertar a atenção do leitor, se tornar uma referência para ele e convertê-lo em cliente.

No setor de saúde, essa estratégia vem se mostrando cada vez mais eficaz, principalmente em tempos de pandemia do novo coronavírus. Isso porque, há uma grande demanda por informações na internet.

Dessa forma, se você produzir conteúdos que respondam às dúvidas do público, estará aumentando sua visibilidade e demonstrando seu conhecimento. Com isso, irá conquistar a confiança deles, fazendo com que se lembrem de você no momento em que precisarem de um médico.

7) Fortaleça o relacionamento no pós-consulta

Assim como ressaltamos a importância do pré-atendimento, o relacionamento pós-consulta pode ser determinante para a fidelização ou não dos pacientes. Por isso, preocupe-se em manter uma comunicação ativa, mesmo após o fim do atendimento.

Uma boa forma de fortalecer esse relacionamento é utilizando o e-mail marketing. Para isso, basta disparar conteúdos informativos para a caixa de entrada dos seus pacientes. Essa estratégia é ainda mais assertiva se você segmentar os pacientes por áreas de interesse.

Além disso, o e-mail marketing também deve ser usado para enviar comunicações sazonais, como, por exemplo, felicitações em datas comemorativas, como dia das mães e dos pais, e em aniversários.

8) Implemente um software médico

Depois de falarmos alguma das ações mais eficientes para fidelizar pacientes, talvez, você tenha se perguntado: como dividir o meu tempo entre atendimentos e a implementação dessas medidas? A resposta é simples: com um software médico.

Com a crescente demanda dos profissionais de saúde por ferramentas automatizadas, os softwares médicos estão cada vez mais evoluídos tecnologicamente. Atualmente, as principais tarefas rotineiras do consultório já podem ser realizadas automaticamente.

Por exemplo, o envio de mensagens por SMS pode ser automatizado com um software médico, exigindo apenas a configuração da frequência. Da mesma forma, o disparo segmentado de e-mail marketing é realizado sem grandes dificuldades.

Além disso, os softwares médicos permitem o uso de um recurso muito importante para o crescimento do consultório: as pesquisas de satisfação. Além do envio automático, o sistema pode informar o resultado consolidado das pesquisas.

Enfim, se você deseja fidelizar pacientes, esse artigo trouxe algumas das dicas mais eficazes para alcançar esse objetivo. Então, não perca tempo e comece a executar todas essas ações. Para realizá-las com assertividade e agilidade, considere a implementação de um software médico.

5 Dicas De Marketing Para A Retenção De Pacientes

Em tempos de pandemia da Covid-19, profissionais de saúde de todas as especialidades precisaram se reinventar e desenvolver novas estratégias para a atração e retenção de pacientes. Apenas com essa atitude é possível reduzir os prejuízos econômicos.

Contudo, por não ser um tema presente na formação destes profissionais, dificilmente sabem por onde começar. Neste sentido, preparamos este artigo para apresentar algumas dicas de marketing para você aplicar hoje na sua clínica ou consultório.

Por que o marketing é importante em tempos de crise?

As situações de crise, como a que estamos vivendo atualmente, traz grande insegurança e incerteza, principalmente para aqueles que decidiram empreender e têm no seu negócio a sua única fonte de renda.

Entretanto, não há como fugir dos impactos da pandemia do novo coronavírus. Seja pelas medidas necessárias de distanciamento social ou pela maior dificuldade financeira das pessoas, todos os empreendedores tendem a sofrer prejuízos financeiros.

No entanto, falando especificamente dos profissionais de saúde, é possível buscar alternativas para reduzir o tamanho do buraco no caixa do consultório. Neste sentido, estamos falando das ações de marketing médico digital.

Ao investir nessa estratégia, você amplia o alcance da sua comunicação, levando a sua mensagem a um número maior de potenciais pacientes que estão buscando um especialista como você.

Contudo, para que as ações sejam assertivas, você precisa passar por algumas importantes etapas que envolvem a necessidade de conhecer mais sobre seus pacientes e identificar os canais de comunicação mais utilizados por eles.

Dessa forma, separamos algumas dicas essenciais para a atração e retenção de pacientes. Então, se você deseja diminuir os impactos da pandemia no seu consultório, continue a leitura deste artigo.

Conheça estratégias de marketing eficientes para a retenção de pacientes

Tão importante quanto a atração de novos pacientes é a fidelização deles. Isso porque, apenas com a recorrência será possível se preparar para despesas inesperadas e também planejar futuros investimentos.

Contudo, diferente do que muitos imaginam, já não basta ter uma equipe qualificada ou uma boa localização. Nos dias atuais, os pacientes buscam por uma experiência segura e satisfatória. Neste sentido, saiba o que fazer para manter a sua agenda sempre cheia.

1) Conheça o seu paciente

Para criar um relacionamento sólido com seus pacientes, você precisa conhecer as expectativas e as necessidades deles. Porém, a única forma de fazê-lo é dedicando parte do seu tempo para ouvi-los.

Nessas crises, as pessoas tendem a ficar mais fragilizadas, o que pode ser uma oportunidade para se aproximar e escutar os pacientes. Essa simples ação, além de demonstrar empatia, pode trazer insights valiosos.

Para isso, aproveite os recursos que as redes sociais e outros canais digitais oferecem e estabeleça uma comunicação ativa, troque experiências, responda às dúvidas mais simples e faça com que os pacientes entendam o quanto eles são importantes para você.

2) Fortaleça sua presença digital

Depois de conhecer o perfil dos seus pacientes e entender o comportamento deles na internet, chegou o momento de construir a sua presença digital. Esse é o primeiro passo para utilizar o potencial desses canais a seu favor.

Então, crie perfis profissionais nas principais redes sociais. Geralmente, para profissionais de saúde, as plataformas mais interessantes são o Facebook e o Instagram. Enquanto a primeira pode ser utilizada para o compartilhamento de conteúdos em texto, a segunda prima pelos vídeos e imagens.

Entretanto, não basta desenvolver estes perfis. Para alcançar os resultados esperados, você precisa promover o engajamento dos seus seguidores através da constância de publicações e da interação com eles.

Além disso, lembre-se de outros canais digitais importantes: e-mail e WhatsApp. A primeira ferramenta é uma das mais essenciais na retenção de pacientes e pode ser usada para o envio de artigos relevantes, novidades do consultório e felicitações em datas comemorativas.

Já o WhatsApp é um canal de comunicação que deve ser incluído no seu atendimento. Em função da facilidade da troca de mensagens, a tendência é de que os pacientes prefiram tirar dúvidas, agendar e confirmar consultas por este meio.

3) Site médico otimizado

Ainda falando da construção da presença digital, a criação de um site médico é parte fundamental dessa estratégia. Além de funcionar como um cartão de visitas virtual, o site é um recurso importante na conversão de interessados em pacientes.

No entanto, para que seja efetiva, a página precisa ser otimizada. Isso significa utilizar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para que o site seja mais atrativo, intuitivo e que desperte no usuário o desejo de marcar uma consulta.

Além disso, um site otimizado para conversão é entendido de melhor forma pelo Google. Com isso, você aumenta as suas chances de ser bem posicionado nos resultados desse buscador, o que tende a elevar o número de acessos na página.

4) Relacionamento pós-consulta

Mesmo após conhecer o seu paciente e construir sua presença digital, para promover a retenção de pacientes você precisa se preocupar com o relacionamento pós-consulta. Isso significa manter uma comunicação contínua com ele após o fim do atendimento.

Para isso, você pode utilizar diferentes recursos. Entre os mais comuns, estão: e-mail marketing e as mensagens de SMS. A dinâmica é simples: logo após o término da consulta, você dispara uma mensagem para que o paciente avalie a qualidade do atendimento.

Ademais, esses canais também devem ser utilizados para lembrar e confirmar os horários agendados. No caso específico do e-mail, você pode encaminhar conteúdos relevantes produzidos por você.

5) Marketing de conteúdo

Embora já tenha sido mencionado o papel das redes sociais e do e-mail marketing para a retenção de pacientes, precisamos falar especificamente da estratégia de marketing de conteúdo.

Trata-se de um meio muito eficiente para profissionais de saúde, pois as pessoas utilizam cada vez mais a internet para sanar suas dúvidas sobre doenças e sintomas. Assim, ao desenvolvê-lo, você pode ser a resposta encontrada por eles.

Portanto, certifique-se de produzir conteúdos relevantes e de qualidade, dentro da sua área de atuação. Se você atua com doenças respiratórias ou infectologia, por exemplo, esse é um excelente momento para elaborar artigos e postagens sobre a Covid-19.

Enfim, com a leitura deste conteúdo, acreditamos que você já tenha uma boa noção das estratégias de marketing médico que precisa desenvolver para promover não só a retenção de pacientes, mas também a atração.

SEO Na Área De Saúde: 6 Técnicas Para As Necessidades De Marketing Orgânico Do Seu Site

Você já deve ter ouvido falar que frutas cítricas como a laranja, o limão e a acerola são fontes de vitamina C. Ou então que algumas espécies de peixe e o leite de vaca são ricos em vitamina D. Esses nutrientes presentes em alimentos que consumimos no dia a dia são importantes para o bom funcionamento do organismo, prevenindo uma série de doenças como a osteoporose e o escorbuto, por exemplo.

Você gostaria que o seu site aparecesse na primeira página do Google? Provavelmente, você respondeu afirmativamente. Afinal, quem não deseja ter esse posicionamento? Embora não seja um objetivo simples, ele pode ser alcançado através do marketing médico.

Você já ouviu falar em SEO? Caso não, este artigo é leitura obrigatória. Nele, explicaremos tudo sobre essa técnica e sobre como ela pode levar o seu site ao topo dos resultados dos mecanismos de busca. Ficou interessado? Então, continue a leitura.

Primeiro, entenda o que é inbound marketing

Antes de explicarmos o que é SEO, você precisa entender o conceito de inbound marketing. Essa é a etapa básica para quem deseja alcançar a notoriedade na internet de forma orgânica, sem o investimento em anúncios.

Ainda, o inbound marketing, em tradução literal, significa “marketing de entrada”. Ou seja, como o próprio nome diz, são estratégias de divulgação cujo objetivo é atrair o consumidor, despertando o interesse dele por um produto ou serviço.

Para isso, você precisa se utilizar de diferentes técnicas de marketing digital, em especial a produção de conteúdos relevantes. A partir da leitura desses conteúdos é que as pessoas darão credibilidade e irão desenvolver a confiança no seu trabalho.

Ademais, a metodologia do inbound marketing é dividida em quatro etapas: atração, conversão, venda e encantamento. No primeiro caso, é a fase em que o blog e as mídias sociais serão utilizadas para compartilhar informações relevantes.

Na etapa de conversão, os leitores dos seus conteúdos foram conquistados e precisam ser qualificados como potenciais pacientes (leads). Para isso utilizam-se formulários, e-books e landing pages.

Já a fase de venda ocorre quando o visitante do site está pronto para marcar uma consulta e se tornar um paciente. Por último, no encantamento, você já finalizou o atendimento e agora precisa fidelizá-lo, através de ações que façam com que ele se torne um promotor do seu serviço.

Talvez, você se pergunte: qual a relação do SEO com inbound marketing? Nos dias atuais, principalmente em tempos de pandemia da Covid-19, as pessoas utilizam a internet para buscar informações sobre essa doença, formas de prevenção, etc.

Entretanto, com a grande concorrência do setor de saúde, o seu site precisa aparecer nas primeiras páginas para que tenha mais chances de ser acessado. É nesse momento que entram as técnicas de SEO. A seguir, falaremos mais sobre elas.

O que é SEO?

A sigla SEO significa “Search Engine Optimization” que, em tradução livre, pode ser entendido como “otimização para os mecanismos de busca”. Esse termo consiste em um conjunto de técnicas que promovem a otimização do posicionamento de um site.

Diferente do tráfego pago, que depende do investimento em anúncios, as técnicas de SEO melhoram o tráfego orgânico, ou seja, acessos voluntários dos usuários, sem a intermediação de links patrocinados.

Assim, para aplicar essa metodologia na sua página, você precisa conhecer as principais técnicas utilizadas. Neste sentido, separamos aquelas que podem ser aplicadas imediatamente no seu site.

1) Palavras-chave

Sempre que uma busca é realizada no Google ou em outro buscador, inserimos alguns termos que irão nortear essa pesquisa. Por exemplo, a busca por um ortopedista em São Paulo tende a ser feita com a inserção das palavras “ortopedista” e “São Paulo”.

Essas são as palavras-chave da pesquisa. Para que o seu site ou conteúdo apareça nos resultados das buscas, você precisa conhecer os principais termos que os usuários utilizam quando desejam sanar suas dúvidas.

Como o Google já conhece o seu site, ele irá verificar se as palavras-chave inseridas constam nas suas páginas. Se a resposta for sim, as informações contidas nele serão avaliadas, comparadas com as de outros sites e ranqueadas, considerando em primeiro lugar aquele que é mais relevante para a pesquisa.

2) Link building

Outra técnica de SEO que precisa estar presente na sua estratégia de marketing médico. O link building diz respeito à construção de uma relação de determinado conteúdo com outros artigos ou até portais de terceiros. Isso beneficia o ranqueamento do site.

Essa estratégia pode ser realizada de duas formas: links internos e externos. No primeiro caso, são os links que direcionam o leitor para outros conteúdos disponíveis na sua página. O objetivo é mantê-lo o máximo de tempo possível consumindo os seus artigos.

Já os links externos referem-se à indicação de outros sites dentro dos seus conteúdos. Neste caso, você precisa partir do princípio de que essa página tem mais autoridade que você. Quando essa ação é retribuída, a autoridade dele é transferida para o seu site, aumentando a sua relevância.

3) Tamanho do conteúdo e volume de postagem

As técnicas de SEO podem ser on-page or off-page. O primeiro trata de fatores que estão presentes nas suas próprias páginas. Já o segundo, são os elementos de fora da página, que mostram se ela é ou não uma referência.

Neste sentido, o tamanho do conteúdo e o volume de postagem são técnicas on-page. Embora não seja um fator de ranqueamento, os conteúdos longos tendem a ser mais aprofundados, oferecendo respostas mais satisfatórias.

O volume de postagem favorece o melhor posicionamento. Quanto mais conteúdos publicados, maiores as chances de ranquear bem. No entanto, é preciso aliar a frequência à qualidade. Ou seja, você precisa postar muitos conteúdos, mas eles precisam ser relevantes.

4) URL

As URLs são os endereços utilizados por cada site, sendo um importante fator de ranqueamento para o Google. Isso porque, ao rastrear a sua página, ele entende que os termos presentes na sua URL resumem o assunto que está sendo tratado.

Assim, esses endereços precisam ser claros e devem ter relação com o tema abordado. Além disso, você precisa evitar o uso de números, letras maiúsculas, subdiretórios e o excesso de palavras.

5) EAT

A sigla EAT, em tradução livre, significa Especialidade, Autoridade e Confiabilidade. Esses três aspectos são utilizados pelo Google para avaliar a qualidade de um site e determinar o seu posicionamento nos resultados.

Neste sentido, os mecanismos de busca consideram a especialidade do autor do conteúdo, a autoridade e a confiabilidade dele, do próprio conteúdo e do site. Essas informações são analisadas manualmente pelo Google.

6) Velocidade de carregamento

No que se refere ao SEO off-page, a grande maioria desses fatores diz respeito a aspectos técnicos de uma página, como, por exemplo, a velocidade de carregamento. No entanto, esse é um dos principais critérios para a classificação.

Isso porque os buscadores entendem que a experiência de busca do usuário está diretamente ligada à agilidade da resposta. Para avaliar a velocidade do seu site, você pode utilizar o PageSpeed Insights do Google.

Enfim, com a leitura deste artigo, você conheceu algumas das principais técnicas de SEO que influenciam no ranqueamento do seu site. Portanto, se você deseja atrair mais pacientes de maneira orgânica, considere nossas dicas e implemente-as quanto antes.

Comunicação E Covid-19: 5 Recomendações Para O Seu Consultório

Segundo uma pesquisa da empresa Jhonson & Jhonson, 64% dos brasileiros adiaram ou cancelaram alguma consulta médica por receio de se expor ao novo coronavírus. Para evitar esse transtorno, os profissionais de saúde precisam dedicar atenção à relação comunicação e Covid-19.

Neste sentido, preparamos este artigo para trazer algumas recomendações que podem ajudá-lo a se comunicar de maneira assertiva com seus pacientes, especialmente em tempos de crise. Então, se tem interesse no tema, continue a leitura.

A importância da comunicação em tempos de crise

A comunicação em tempos de crise é um dos principais recursos que uma organização dispõe para estabelecer o diálogo com os clientes e com os seus colaboradores. Por isso, muitas empresas elaboram um plano para gerenciamento dessas situações.

No setor de saúde não pode ser diferente, principalmente quando a crise é sanitária. Uma boa comunicação é pautada pelo compartilhamento de informações úteis, oportunas, objetivas e realistas.

Durante o início da pandemia da Covid-19, o pouco conhecimento sobre a doença e as formas de prevenção provocaram uma grande demanda por informações por parte dos pacientes. Uma comunicação falha poderia ter tornado o momento ainda mais difícil.

Além disso, com o fácil acesso à informação na internet, a população passou a ser alvo constante de dados sem embasamento científico ou qualquer comprovação. Assim, ainda há a necessidade de lidar com o desafio das fake news.

Ademais, com a adoção dos protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades, foi preciso mudar, de uma hora para outra, o modelo de jornada de trabalho, o que poderia comprometer o atendimento dos pacientes.

Com uma comunicação eficiente e ágil, todas essas alterações são rapidamente conhecidas pelo público e também pelos seus colaboradores, evitando prejuízos à imagem do consultório e também à sua credibilidade.

Enfim, situações extremas exigem atitudes extremas. Por isso, neste momento de crise, você precisa dedicar a atenção necessária à relação entre comunicação e Covid-19, viabilizando tudo o que for preciso para manter os pacientes atualizados.

Conheça algumas dicas para melhorar a sua comunicação

Os surtos de doenças, como o que está ocorrendo agora, são marcados pela incerteza, urgência, confusão, ausência ou desvio de comunicação. Com isso, o ambiente tende a se tornar imprevisível.

Assim, comunicar-se de forma correta é vital, pois é a ferramenta que faz a conexão entre o seu consultório e as partes interessadas, que são os pacientes. Neste sentido, separamos algumas dicas que podem ajudar a melhorar a sua comunicação.

1) Amplie os canais de comunicação

Com a pandemia do novo coronavírus e a adesão aos protocolos de segurança, as pessoas passaram a permanecer mais tempo em casa, sendo bombardeadas diariamente por uma infinidade de notícias, verdadeiras ou falsas, sobre a doença.

Dessa forma, caso tenham dúvidas, é provável que busquem a opinião de profissionais de saúde de confiança, o que pode levar os seus pacientes até você. Porém, caso não disponha de canais digitais para que eles entrem em contato, não conseguirão estabelecer essa comunicação.

Com isso, podem ocorrer duas situações: o paciente procura outro médico indicado por amigos e familiares ou ele passa a acreditar em todas as informações que recebe. Em ambos os casos, você também será prejudicado.

Além disso, sem a ampliação dos canais de comunicação do consultório, você não será capaz de informar as pessoas sobre as possíveis mudanças de horário, sobre a oferta de novas modalidades de atendimento ou sobre a necessidade de respeitar os protocolos de segurança.

Por todas essas razões, você precisa estruturar, ampliar e fortalecer os seus canais de comunicação. Para isso, esteja presente nas principais redes sociais, utilize o recurso de e-mail marketing e ofereça o WhatsApp como uma alternativa de contato.

2) Comunicação pró-ativa

Conforme já mencionado, em tempos de crise sanitária há uma constante busca por informações, especialmente no que se refere a formas de prevenção. Embora não seja um momento fácil, pode representar uma boa oportunidade para se tornar uma autoridade.

Isso porque, ao responder às dúvidas das pessoas sobre a Covid-19, por exemplo, você se tornará uma fonte confiável para elas. Assim, quando necessitarem de assistência médica, você estará entre as primeiras opções deles.

Contudo, não espere as perguntas dos pacientes chegarem para respondê-las. Tenha uma comunicação proativa e comece a produzir conteúdos confiáveis e com base científica, e compartilhe nas suas redes sociais, blog, site e/ou e-mail.

3) Comunicação não-violenta nos atendimentos virtuais

Com a crescente demanda por atendimentos por telemedicina, todos os profissionais de saúde precisaram se adaptar à nova tecnologia para que fosse possível manter os cuidados com a saúde dos pacientes.

No entanto, por não estarem acostumados com esta modalidade, é normal que cometam alguns erros, principalmente no que tange à comunicação. Em primeiro lugar, as expressões faciais e a linguagem corporal desempenham um papel essencial nas consultas online.

Por isso, você precisa oferecer uma comunicação não-violenta, que é pautada por quatro pilares: consciência, linguagem, comunicação e influência. A depender da forma como você se expressa, pode melhorar ou prejudicar a experiência do paciente.

Além disso, tenha em mente que o estresse e a ansiedade do paciente são justificados pelo momento em que vivemos. Então, concentre-se no atendimento, fale devagar e tenha a convicção de que ele entendeu todas as suas orientações.

4) Mantenha a comunicação sobre outros assuntos

Embora os pacientes estejam buscando por informações relacionadas à Covid-19, isso não significa que você deve abdicar de oferecer conteúdos sobre outros assuntos. Para reduzir a ansiedade deles, o ideal é manter a máxima normalidade possível.

Neste sentido, desenvolva o relacionamento pós-consulta através do envio de mensagens de aniversário, recomendações de leituras, filmes ou podcasts, lembretes e felicitações em datas comemorativas, entre outros.

5) Compartilhe informações comprovadas e confiáveis

Por último, para conseguir conter a propagação das fake news, tenha muito cuidado ao elaborar conteúdos para os pacientes, principalmente se abordarem temas associados à Covid-19.

Para isso, verifique a veracidade dos dados e confirme que as mesmas informações divulgadas pela sua fonte são compartilhadas por outros canais confiáveis. Esse cuidado deve ser ainda maior se o conteúdo compartilhado não for de sua autoria.

Enfim, uma boa comunicação é fundamental para reforçar a relação de confiança com os pacientes. Em tempos de pandemia, os hábitos das pessoas mudaram e o seu consultório também precisa se adaptar a essas mudanças;

Então, acreditamos que, com a leitura deste artigo, você já saiba exatamente o que deve ser feito para melhorar a sua comunicação. Assim, a tendência é de que você se torne uma fonte segura e confiável para os seus pacientes.

7 Lições Para Uma Gestão Hospitalar Eficiente

O setor mais impactado pela pandemia do novo coronavírus foi o de saúde, tanto no Brasil quanto no mundo. Isso porque, além do pouco conhecimento sobre a doença, a grande demanda por leitos impactou consideravelmente a gestão hospitalar.

Neste sentido, apenas com o planejamento estratégico e uma rápida adaptação é possível superar esse obstáculo e melhorar a condição de saúde dos pacientes. Neste artigo, conheça algumas lições para tornar a gestão hospitalar mais eficiente.

1) A humanização como ferramenta de gestão hospitalar

A gestão hospitalar deve prever e proporcionar um conjunto de valores éticos e humanos, qualidade de vida e humanização. Isso porque, o principal papel dessas instituições de saúde é cuidar de vidas.

No entanto, diante do cenário de pandemia que se instalou no ano de 2020, foi preciso abandonar todo o planejamento e instaurar o gerenciamento de crise. Mesmo nessas circunstâncias, é preciso primar pela humanização.

Em primeiro lugar, pensar em atendimento humanizado é pensar em resgatar o respeito à vida. Uma das principais responsabilidades da administração hospitalar é abordar a forma como um paciente deve ser atendido, considerando que ele está em um momento difícil.

Além de beneficiar a imagem da instituição e dos profissionais que nela estão, essa atitude proporciona um alívio necessário para os pacientes e seus familiares, restaurando, mesmo que em parte, a qualidade de vida.

Isso porque, a finalidade da humanização é lidar com a fragilidade humana, oferecendo consolo, afeto e esperança nos momentos de maior vulnerabilidade de todos os envolvidos, seja o usuário ou o familiar.

Assim, se você deseja melhorar este aspecto no seu gerenciamento hospitalar, lembre-se que será necessário integrar o relacionamento pessoal, interpessoal e institucional. Nesse sentido, ele pode ser aplicado nas seguintes situações:

  • relação com o paciente: o foco do atendimento deve ser o paciente, identificando suas queixas e necessidades de forma humanitária;
  • ambiente acolhedor: o hospital precisa ter um ambiente agradável e confortável tanto para os pacientes quanto para os profissionais;
  • comunicação: a comunicação deve ser ágil, segura e eficiente.

2) Melhor aproveitamento dos recursos

Uma das principais dificuldades enfrentadas pelas organizações de saúde pública no Brasil é a escassez de recursos básicos. Com a pandemia da Covid-19, essa situação foi agravada, gerando uma série de problemas também na saúde complementar.

Por isso, uma gestão eficiente deve priorizar o melhor aproveitamento dos recursos. O primeiro passo para isso é educar os colaboradores sobre o uso eficiente dos insumos, principalmente aqueles que podem ser reutilizados.

Além disso, deve-se evitar o desperdício, pois todos os materiais têm um custo e são obtidos através de investimentos das operadoras de saúde ou do Governo. Porém, se a utilização do insumo não for devidamente comprovada, não haverá reembolso.

Ademais, para que o controle de estoque seja eficiente, todo recurso usado deve ser reposto. Para isso, é necessário registrar toda entrada e saída de suprimentos. Assim, sempre que for possível, a compra será realizada.

3) Use a tecnologia a seu favor

As tecnologias de informação (TI) surgem como um importante recurso para tornar mais eficiente a gestão hospitalar. Ao disponibilizar ferramentas integradas, é possível aprimorar e organizar os processos hospitalares.

Com isso, será possível gerar dados confiáveis que contribuirão para uma tomada de decisões mais assertiva. Dessa forma, a tecnologia dá o suporte necessário para você conseguir manter o planejamento, mesmo em tempos de crise.

Mesmo antes da pandemia do novo coronavírus, um sistema de gestão era considerado crucial para a tomada de decisões. Agora, com o cenário caótico dos hospitais, se tornou ainda mais essencial, pois as ações precisam ser executadas em um menor espaço de tempo.

Outrossim, a tecnologia também ajuda a organizar os dados, reduzir a ocorrência de erros, melhorar o desempenho e o faturamento hospitalar. Com isso, é possível profissionalizar a administração, de modo que o planejamento da gestão de crise seja mais efetivo.

4) Tenha processos flexíveis

Tradicionalmente, a gestão de instituições de saúde é marcada por uma grande burocracia, tanto na relação com fornecedores quanto com os pacientes. Esse problema é ainda maior na saúde pública.

No entanto, um bom gestor precisa ter flexibilidade para lidar com todas as partes envolvidas, principalmente porque a atuação na área de saúde envolve aspectos emocionais, o que exige não só a capacidade analítica, mas também inteligência emocional.

Assim, ao ter uma gestão hospitalar flexível, você estará preparado para contornar momentos delicados, sem muita rigidez. Além disso, essa flexibilidade é essencial para as instituições que desejam humanizar o seu atendimento.

5) Atenção à experiência do paciente

Atentar-se à experiência do paciente é uma ação necessária no dia-a-dia de uma organização de saúde. Porém, neste período de crise sanitária, esse cuidado precisa ser redobrado, pois os pacientes estão ainda mais fragilizados.

Contudo, não confunda experiência com satisfação. Enquanto esta refere-se à expectativa do paciente, a experiência diz respeito aos fatos. Ou seja, tudo o que o indivíduo vivenciar durante o atendimento médico irá influenciar a sua experiência.

O primeiro passo para fazer com que ela seja positiva é oferecer atendimento humanizado. Ao procurar um hospital, as pessoas estão passando por alguma dificuldade. Por isso, elas precisam ser tratadas com empatia e respeito.

6) Padronização de processos

Independente da área de atuação, a padronização de processos é uma prática que deve ser seguida por todas as empresas. Porém, para que esse padrão seja alcançado, os processos precisam ser bem definidos.

Na gestão hospitalar, essa padronização é obtida a partir da definição e distribuição das tarefas entre colaboradores e gestores. Ao estabelecer as funções de cada pessoa, os processos serão conduzidos com mais agilidade.

Em consequência disso, o hospital passa a funcionar como uma engrenagem perfeita, entregando bons resultados aos usuários. Além disso, caso haja a substituição de um profissional, a padronização fará com que nenhum processo seja afetado.

7) Feedbacks e mensuração de resultados

Uma parte muito importante da gestão hospitalar é a avaliação dos pacientes. A melhor forma de conhecer a eficiência e a qualidade dos serviços oferecidos é perguntando a quem, de fato, os utiliza.

Neste sentido, você pode implementar as pesquisas de satisfação. Assim, sempre ao fim de um atendimento, o usuário poderá informar o quão satisfeito está com o trabalho dos profissionais, a estrutura disponibilizada, entre outros.

Outrossim, você também precisa criar e mensurar indicadores de desempenho. Com eles, será possível avaliar a performance do hospital e também obter insights valiosos sobre redução de custos e qualidade dos serviços.

Enfim, ter uma gestão hospitalar eficiente é fundamental para oferecer o melhor atendimento possível ao público. Porém, em tempos de pandemia, alcançar esse objetivo é um grande desafio.

Por isso, considere nossas dicas e implemente-as na instituição. A gestão hospitalar é uma tarefa complexa e delicada. Portanto, invista no planejamento e em tecnologias, organize os recursos disponíveis e promova a humanização do atendimento.

Consultório online: muito além da teleconsulta, como criar

A migração dos consultórios médicos para o ambiente digital é um processo que já estava em curso nos últimos anos. Porém, com a pandemia da Covid-19, a transição para o consultório online foi ainda mais acelerada. 

Entretanto, ainda existem muitas dúvidas a respeito do quão abrangente essa transformação deve ser. Neste artigo, você entenderá porque a migração do seu negócio para o digital precisa ir além da teleconsulta. 

O que é um consultório online? 

O termo consultório online tem sido utilizado para descrever toda organização de saúde que está presente na internet e/ou que oferece atendimentos por telemedicina. Contudo, essa expressão foi originalmente elaborada para fazer referência a consultórios que migraram toda sua gestão e atendimento para o ambiente virtual. 

Ainda, um consultório online é aquele que se utiliza da tecnologia disponível para otimizar as tarefas rotineiras e burocráticas, agilizando a administração do negócio e impactando positivamente na experiência do paciente. 

Além disso, os consultórios digitais possuem uma forte presença virtual, disponibilizam suas informações no seu próprio site, utilizam o potencial das redes sociais e oferecem recursos que facilitam a rotina do paciente, como é o caso do agendamento online. 

Embora seja um processo que já estava em andamento, a transformação digital no setor de saúde foi acelerada pela pandemia do novo coronavírus. A necessidade de isolamento social levou as pessoas a priorizarem os profissionais que já ofereciam atendimento à distância. 

No entanto, para disponibilizar a teleconsulta, o consultório precisa ir além de implementar uma plataforma segura de telemedicina. Para que a qualidade do atendimento presencial seja transferida para o virtual, é necessário investir em outras tecnologias, tais como, prontuário eletrônico, prescrição digital e agendamento online. 

Por que você precisa migrar para o consultório online? 

O advento da internet e de outras inovações transformou a maneira como as pessoas se relacionam com as empresas, independente do seu segmento. Como passaram a ter maior acesso à informação e poder de negociação, se tornaram mais exigentes com a qualidade do serviço ou produto oferecido. 

Neste sentido, o consultório médico que deseja sobreviver neste novo mercado, precisa se reinventar e adaptar seus processos para o ambiente virtual. Caso contrário, tende a ser ultrapassado pela concorrência e até enfrentar o fechamento do negócio. 

Ademais, se tornar um consultório online é um grande diferencial competitivo, pois a implementação de novas ferramentas traz uma nova dinâmica para a rotina do médico e de seus funcionários. 

Ainda, ao dispor de um software médico e suas várias funcionalidades, construir uma forte presença digital e ampliar seus canais de comunicação, você tem todos os recursos necessários para oferecer um atendimento de excelência e ser reconhecido pela qualidade do seu trabalho. 

Como transformar o consultório em um consultório online? 

A verdadeira transformação digital é aquela na qual todos os processos do consultório migram do analógico para o online, desde a gestão administrativa e financeira até o atendimento e a comunicação pós-consulta. 

Ainda, o primeiro passo para fazer essa transição é entender mais sobre o conceito de consultório online. Agora que você já entendeu como funciona este formato, conheça algumas ações que precisam ser realizadas para concluir essa transição. 

Invista em sistemas integrados e 100% digitais 

A implementação de um software médico é a etapa inicial dessa transformação digital. Apenas com essa ferramenta você terá a possibilidade de automatizar atividades burocráticas e otimizar os processos do consultório. 

Contudo, para escolher a ferramenta ideal para o seu negócio, compare as opções disponíveis no mercado e escolha aquela que mais atende às suas necessidades. Entre as principais funcionalidades que você precisa dispor, estão: 

  • prontuário eletrônico; 
  • agendamento online; 
  • plataforma de telemedicina; 
  • prescrição digital; 
  • automação de marketing; 
  • controle financeiro. 

Além de observar esses recursos, preocupe-se com o nível de segurança oferecido pelo software de gestão. Para evitar a perda ou o vazamento de dados dos pacientes, opte por aquelas que contenham criptografia, rotina de backups e controle de acesso. 

Tenha um site otimizado para conversão 

Outro recurso importante nesse processo de migração para o digital é o desenvolvimento de um site otimizado para conversão. Isso significa que, ao visitar a sua página, o potencial paciente encontrará os recursos necessários para agendar uma consulta. 

Ademais, um bom site médico é aquele que disponibiliza todas as informações desejadas pelo paciente, tais como, endereço e telefone do consultório, currículo do profissional de saúde, diferenciais, avaliações de outros pacientes, convênios atendidos, procedimentos realizados, etc. 

Utilize e atualize suas redes sociais 

As redes sociais são canais essenciais para o fortalecimento da sua presença digital. Em função dos milhares de usuários que possuem, essas plataformas amplificam a sua comunicação, levando sua mensagem a um público cada vez maior. 

Assim, faça uma análise das plataformas mais utilizadas pelo seu perfil de paciente, passe a utilizá-las e as atualize sempre que necessário. Porém, você precisa respeitar as normas do Manual de Publicidade Médica do Conselho Federal de Medicina (CFM). 

Desenvolva sua estratégia de marketing de conteúdo 

A internet passou a ser o principal canal de comunicação utilizado pelas pessoas para consumir informações relacionadas à saúde. Neste sentido, você precisa desenvolver a sua estratégia de marketing de conteúdo. 

Ainda, essa estratégia consiste na produção de conteúdos interessantes para o seu público-alvo e que tenham o objetivo de atrair, educar e fidelizar os seus pacientes. Com isso, você aumenta sua credibilidade e também a lucratividade do consultório. 

Ademais, o marketing de conteúdo é uma das estratégias mais eficazes para quem deseja ganhar visibilidade e autoridade no seu segmento, se tornando uma referência para o seu público e para o mercado em geral. 

Quais as vantagens do consultório online? 

Ao implementar todas essas dicas no seu consultório, você passará a usufruir de todos os benefícios de um consultório online. Entre as primeiras mudanças que você perceberá, podemos citar: 

  • aumento no número de pacientes oriundos dos canais digitais e redução no número de telefonemas; 
  • maior fidelização dos pacientes em função das melhorias implementadas na experiência oferecida a ele; 
  • otimização do tempo em decorrência de todas as funcionalidades disponíveis; 
  • aumento da produtividade; 
  • fortalecimento da relação com o paciente por consequência da ampliação dos canais de comunicação e das estratégias de fidelização; 
  • maior controle da agenda médica. 

Enfim, como você pode perceber, a migração para ambiente virtual não é uma tarefa simples, pois envolve investimento, esforço e conhecimento do seu público, da sua rotina e do seu próprio negócio. 

Contudo, os inúmeros benefícios trazidos por essa transformação digital compensam todo o trabalho envolvido. Então, se você deseja se adaptar a esta nova realidade e manter os atendimentos em tempos de pandemia, torne o seu negócio um consultório online. 

Receituário amarelo: como a pandemia afetou a prescrição dos medicamentos controlados

A pandemia da Covid-19 exigiu profundas mudanças não só na rotina dos profissionais de saúde, mas também nas normas e leis que regem o atendimento por telemedicina e a utilização do receituário amarelo para a prescrição de medicamentos controlados.

Dentre outras coisas, essas medidas visam preservar a saúde da população, evitando aglomerações e possibilitando a manutenção dos tratamentos. Neste artigo, você vai conhecer as principais mudanças regulatórias para a aquisição desses fármacos.

O que é o receituário amarelo?

Antes de abordar o tema principal deste artigo, precisamos fazer uma simples pergunta: você sabe o que é o receituário amarelo? Em primeiro lugar, o uso de medicamentos no Brasil é regulado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Ainda, para evitar o uso indiscriminado de substâncias nocivas à saúde e também para coibir a venda ilegal desses fármacos, a agência reguladora estabeleceu a portaria nº 344/98 que normatiza os medicamentos sujeitos a controle especial.

Ademais, este regulamento define as obrigações legais associadas à produção, uso, transporte, prescrição, comércio e dispensação dessas substâncias. Para que toda a aquisição seja controlada, a Anvisa criou a Notificação de Receita.

Trata-se de um documento padronizado que é utilizado para comunicar aos órgãos responsáveis a prescrição de medicamentos entorpecentes, psicotrópicos, retinóides de uso sistêmico e imunossupressores.

Além disso, essa notificação é classificada em três tipos: receituário amarelo (para entorpecentes), azul (para psicotrópicos) e branco (receita especial). Cada um desses documentos limita a prescrição de um grupo de substâncias.

Outrossim, o receituário amarelo (Notificação de Receita A) diz respeito a uma lista com mais de 100 fármacos, sendo subdividida em A1, A2 e A3. Cada prescrição amarela permite a aquisição de, no máximo, 5 ampolas ou a quantidade correspondente a 30 dias de tratamento.

Por fim, o preenchimento da Notificação de Receita Amarela deve atender às exigências da Anvisa. Para isso, precisa conter:

  • sigla da unidade de federação;
  • identificação numérica concedida pela autoridade sanitária competente;
  • símbolo indicativo dos riscos;
  • identificação, inscrição do conselho regional e sigla da unidade de federação do profissional de saúde responsável pela prescrição;
  • nome, documento de identificação, telefone e endereço completo do paciente que irá utilizar o medicamento;
  • data de emissão;
  • nome, dosagem, forma farmacêutica, posologia e quantidade do fármaco;
  • assinatura do profissional de saúde;
  • identificação, endereço e telefone do fornecedor, com data e nome do responsável pela dispensação;
  • identificação da gráfica que produziu o receituário.

Agora que você já entendeu tudo sobre o receituário amarelo e sobre as regras que estavam em vigor antes da pandemia, descubra as principais mudanças regulatórias provocadas por essa situação de crise.

O que mudou na prescrição dos medicamentos controlados em função da pandemia?

Em função da situação de emergência em saúde pública, a Anvisa, através da RDC 357/20, promoveu algumas alterações nas regras de prescrição e dispensação dos chamados medicamentos controlados. 

Ainda, essas medidas visam atender às orientações do Ministério da Saúde brasileiro e estabelecer novas regras para as quantidades máximas que podem ser adquiridas de medicamentos sujeitos a controle especial.

Entenda a RDC 357/20

A resolução 357/20 da Anvisa tem por objetivo estar em consonância com os protocolos de segurança estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que, entre outras coisas, recomendam o fim das aglomerações para evitar a disseminação da Covid-19.

Quantidades máximas de medicamentos sujeitos à controle especial

A norma estende temporariamente as quantidades máximas dos medicamentos controlados. De acordo com o teor da resolução, em função da pandemia, a aquisição dessas substâncias passa a respeitar as seguintes orientações:

  • receituário amarelo (NRA): 18 unidades de ampolas ou a quantidade de medicamento correspondente a, no máximo, três meses de tratamento;
  • receituário azul (NRB): 18 ampolas ou quantidade correspondente a, no máximo, seis meses de tratamento;
  • receituário azul (NBR2): quantidade de medicamento correspondente a, no máximo, três meses de tratamento;
  • receituário especial (RCE): 18 unidades de ampolas ou quantidade máxima correspondente a seis meses de tratamento. No caso de antiparkinsonianos e anticonvulsivantes, quantidade limitada a seis meses de tratamento;
  • receituário para retinóides de uso sistêmico: 18 unidades em caso de ampolas, ou quantidade de medicamentos para três meses de tratamento;
  • receituário para talidomida: quantidade de medicamentos para três meses de tratamento e de dois meses para mulheres em idade fértil;
  • receituário da lista C3 (lenalidomida): quantidade de medicamentos para, no máximo, três ciclos de tratamento.

Entrega remota de medicamentos controlados

A resolução também autoriza a entrega remota por programa público ou domiciliar de medicamentos controlados por estabelecimento dispensador, desde que haja a retenção da Notificação de Receita ou da Receita de Controle Especial. Além disso, o estabelecimento deve cumprir os seguintes requisitos:

  • oferecer orientação farmacêutica, mesmo que remotamente;
  • controlar, monitorar e registrar os medicamentos sujeitos a controle especial que foram entregues remotamente;
  • buscar o receituário no local onde se encontra o paciente;
  • confirmar a entrega apenas após a devida conferência do documento pelo farmacêutico;
  • armazenar os registros dos fármacos dispensados remotamente, disponibilizando-os para consulta do paciente ou da autoridade fiscalizadora;
  • não comercializar os medicamentos controlados através da internet.

Outrossim, para notificações de receita e receitas controladas que estão dentro do prazo de validade, mas que foram emitidas antes da resolução 357/2020, está autorizada a aquisição de quantidade superior à prescrita, respeitando o limite de mais 30 dias de tratamento.

Além disso, a Anvisa, através da RDC 425/2020, alterou a validade da resolução 357/2020. Agora, essas alterações regulatórias estarão vigentes até o momento em que o Ministério da Saúde reconheça o fim da situação de emergência em saúde pública.

Ademais, em resposta ao Conselho Federal de Farmácia, a Anvisa autoriza a emissão de receitas de controle especial, inclusive receituário amarelo, e prescrição de medicamentos antimicrobianos com assinatura digital certificada pela ICP-Brasil.

Então, com a leitura deste artigo, você conheceu tudo sobre as principais mudanças na regulamentação para aquisição de medicamentos sujeitos à controle especial (receituário amarelo, azul e branco). 

Assim, tem todas as informações necessárias para adaptar o tratamento dos seus pacientes a esta nova realidade. Portanto, converse com eles e esclareça as novas possibilidades trazidas pela pandemia da Covid-19.

Como fazer uma gestão financeira apurada para manter seu consultório saudável

Apesar de parecer uma tarefa simples, fazer a gestão financeira do consultório é uma atividade complexa que exige conhecimento, planejamento e habilidade. Caso contrário, são grandes as chances do caixa entrar “no vermelho” ou até do negócio vir a fracassar.

Então, se você quer manter a saúde financeira do consultório e ter a possibilidade de realizar investimentos a curto, médio e longo prazo, não deixe de ler este artigo. A seguir, explicaremos tudo sobre o assunto.

Por que é necessário se preocupar com a gestão financeira do consultório?

Desde microempresas até as multinacionais, o planejamento financeiro é uma atividade essencial para o futuro de qualquer negócio. Dessa forma, profissionais de saúde que desejam ter um consultório lucrativo, precisam se preocupar com a gestão do caixa.

No entanto, quando se fala em gerenciamento das finanças, o objetivo vai além de manter o saldo da conta-corrente positivo. Essa gestão visa permitir que o consultório faça investimentos para o seu crescimento e desenvolvimento.

Por isso, é possível afirmar que a gestão financeira é o coração do negócio. Isso porque, é a partir dela que outras áreas do consultório serão supridas e conseguirão funcionar com eficácia, mantendo a saúde da empresa.

Contudo, controlar as finanças demanda organização dos processos internos e uma expertise que muitos médicos não consideram ter. Neste sentido, é comum que esse tipo de trabalho seja realizado por um contador ou administrador de empresas. 

No entanto, mesmo nesses casos, você precisa dedicar parte do seu tempo a entender e acompanhar o fluxo de caixa do consultório. Buscar esse tipo de conhecimento é tão importante quanto cuidar dos seus pacientes, principalmente neste período de pandemia da Covid-19.

Ainda, com a impossibilidade de realizar consultas presenciais, muitos profissionais de saúde estão enfrentando prejuízos financeiros, especialmente aqueles que não fazem a gestão financeira do negócio. Com a imprevisibilidade de caixa, não conseguem investir em tecnologias que possibilitem o uso da telemedicina, por exemplo.

Ademais, o controle financeiro de um consultório precisa ser impecável. Caso contrário, é provável que você precise lidar com diversos problemas que podem  afetar consideravelmente a longevidade da empresa. 

Embora não seja um trabalho fácil, com algumas dicas simples é possível conhecer mais sobre suas finanças e corrigir erros que podem estar prejudicando o seu faturamento. Ficou interessado? Então, continue a leitura do texto.

Saiba como fazer uma boa gestão financeira

Em função de estarmos em um período de dificuldade econômica e de muitas incertezas, a sobrevivência de uma empresa depende de um bom planejamento financeiro. Quem estava financeiramente preparado para momentos de crise, tende a se sair bem neste desafio.

Entretanto, se você não faz parte desta lista, é necessário dedicar parte do seu tempo para esse fim enquanto ainda é possível evitar o fechamento do consultório. Então, conheça algumas dicas que irão ajudar a fazer a gestão financeira da sua empresa.

1. Separe suas despesas pessoais dos ganhos do consultório

Essa é a regra de ouro para quem deseja preservar a saúde financeira do seu negócio. Embora pareça uma ação sem sentido, ela é imprescindível para iniciar o gerenciamento do caixa. Então, não faça do caixa da empresa uma extensão da sua conta-corrente e nem o inverso.

Ainda, a mistura dessas despesas e receitas irá prejudicar as finanças do consultório, afetando o planejamento e o orçamento previsto. Então, o primeiro passo para fazer essa separação é ter uma conta específica para as movimentações da empresa e outra para seus ganhos.

2. Estabeleça um pró-labore

Ao separar suas finanças pessoais dos ganhos do consultório, talvez surja a dúvida sobre de onde tirar o seu rendimento mensal. Geralmente, os médicos em início de carreira não estabelecem uma remuneração fixa e fazem retiradas mensais da conta da empresa.

Entretanto, essa prática pode trazer diversos problemas para o seu fluxo de caixa. Dessa forma, é recomendado definir uma espécie de salário para você, chamado de pró-labore. Em algumas situações, essa remuneração é exigida por lei.

3. Tenha um fundo de reserva

A pandemia do novo coronavírus e a necessidade de isolamento social promoveu uma verdadeira quebra na economia mundial. Dessa forma, apenas quem já estava preparado para situações de crise conseguirá sair ileso neste período.

Quando falamos em “estar preparado”, estamos falando de ter um fundo de reserva. Para isso, basta inserir no seu planejamento financeiro os aportes recorrentes para uso emergencial. Assim, você terá capital disponível para enfrentar situações imprevistas.

4. Atenção aos impostos

O Brasil é conhecido mundialmente pela sua pesada carga tributária e pelo rigor com que aplica penalidades em quem deixa de cumprir com seu regramento. Neste sentido, é essencial que você conheça os impostos que irão incidir sobre seu consultório.

Ainda, o primeiro ponto a ser observado é o tipo de regime adotado pela sua empresa. A partir dessa informação, você precisará descobrir qual o percentual a ser pago sobre seu faturamento. Nesse momento, o auxílio de um contador é fundamental.

5. Estabeleça um fluxo de caixa confiável

A gestão financeira de uma empresa deve ser precisa e refletir a realidade do consultório, sem espaço para excesso ou subtração. Quando o gerenciamento não é eficaz, a longevidade do consultório estará comprometida.

Assim, um dos principais alicerces dessa gestão é o fluxo de caixa, um relatório que apresenta todas as entradas e saídas mensais de recursos financeiros do consultório. Com essa ferramenta, você terá a exata noção do crescimento ou não do seu faturamento.

Além disso, ao manter o fluxo de caixa atualizado, você evita ser surpreendido por despesas, saberá a origem de cada receita, terá a possibilidade de planejar investimentos e também será capaz de estabelecer e acompanhar o alcance de metas financeiras.

6. Faça a projeção de gastos e lucros

Após estabelecer o fluxo de caixa do consultório, você deve começar a planejar o futuro da empresa. Isso significa analisar suas despesas e receitas, comparar diferentes períodos e encontrar possíveis gargalos ou maneiras de otimizar os recursos.

Com isso, você poderá traçar o caminho exato a ser seguido para realizar investimentos necessários para o crescimento da empresa. Além disso, será possível basear suas decisões em dados confiáveis.

Ademais, para fazer essa projeção, é preciso incluir as estimativas de gastos e lucros para o próximo trimestre, semestre e/ou ano. Porém, limite-se as reais possibilidades do consultório, evitando planejar metas inalcançáveis.

Além dessas dicas, existe outra recomendação que fará a diferença no gerenciamento das suas finanças: a implementação de um software médico. Na maioria dos casos, esse sistema oferece funcionalidades que automatizam o controle financeiro.

Com isso, você economiza tempo e terá um gerenciamento assertivo e de fácil acompanhamento. Portanto, com a leitura deste artigo, você já tem as informações necessárias para fazer uma excelente gestão financeira do seu consultório.

8 benefícios da prescrição digital para o seu consultório

Em tempos de pandemia, o uso de novas tecnologias facilita a rotina dos profissionais de saúde e possibilita a manutenção da prestação dos serviços médicos. Um bom exemplo disso é a prescrição digital, recurso essencial neste momento de isolamento social.

Você já implementou esta ferramenta no seu consultório? Ainda não? Então, este artigo é leitura obrigatória. Nele, você irá entender como ela funciona e também conhecerá os principais benefícios de oferecê-la aos seus pacientes.

O que é a prescrição digital?

No dia-a-dia de um consultório médico, o profissional prescreve fisicamente medicamentos para o tratamento dos pacientes que, posteriormente, se dirigem até a farmácia mais próxima, apresentam este documento e adquirem o fármaco solicitado.

No entanto, com os diversos protocolos de segurança estabelecidos para evitar a disseminação do novo coronavírus, esse procedimento padrão precisa ser modificado para resguardar tanto a saúde do paciente, quanto a do médico e dos farmacêuticos.

Neste sentido, a prescrição digital tem se mostrado um recurso imprescindível, ganhando grande notoriedade. Isso porque, ao dispor dessa funcionalidade, a receita médica é preparada eletronicamente e enviada para o e-mail do paciente.

Assim, não há mais a necessidade de se deslocar até o consultório para receber a receita, permitindo que todo o atendimento seja feito por telemedicina. Com isso, o paciente fica seguro em sua casa.

No entanto, para usufruir deste recurso, você precisa dispor de um sistema que ofereça um bom nível de proteção de dados. Ademais, de acordo com a Lei n.º 13.989/2020, a prescrição online só tem validade jurídica quando assinada por meio do certificado digital ICP-Brasil.

Além disso, nos principais softwares médicos do mercado, a ferramenta de prescrição digital é integrada com um banco de dados que contém todas as informações necessárias sobre milhares de medicamentos. 

Enfim, como você pode perceber, esta inovação tecnológica traz diversas facilidades para a rotina de consultórios médicos e também para os pacientes. Porém, se você ainda não está convencido sobre a eficácia desse recurso, conheça os principais benefícios de implementá-lo.

Quais os benefícios obtidos com a prescrição digital?

Com o aumento no número de casos de pacientes com a Covid-19 e a lotação nos leitos hospitalares das grandes cidades brasileiras, as pessoas estão buscando limitar o contato presencial com terceiros.

Nesse sentido, há um considerável crescimento na quantidade de atendimentos realizados à distância. Em consequência disso, há também uma grande demanda pela ferramenta de prescrição digital.

Segundo pesquisa da revista Medicina S/A, o Portal Receita Médica da Certisign apresentou crescimento de 1.230% na utilização do recurso de prescrição online. Essa expansão é facilmente explicada pelas vantagens oferecidas pelo recurso. A seguir, listamos as mais importantes:

1) Otimização da rotina do consultório

Com a alta demanda por atendimentos, os profissionais de saúde precisam buscar novas alternativas para otimizar a rotina e, com isso, ganhar tempo para cumprir seus compromissos. Para isso, a implementação da prescrição digital pode ser uma excelente medida.

Isso porque esta ferramenta torna o preenchimento das informações mais ágil e preciso, reduzindo o tempo que antes era gasto com a prescrição física. Assim, você terá maior disponibilidade para cuidar de assuntos mais urgentes.

2) Redução de custos

Quando ouvimos a palavra “tecnologia”, automaticamente associamos a algo que irá exigir um grande investimento. Porém, no caso da prescrição digital, esse pensamento não retrata a realidade. 

Na verdade, a funcionalidade trará economia para o consultório médico. Em primeiro lugar, não haverá mais a necessidade de confeccionar grandes volumes de receituários. Segundo que, com o envio eletrônico da receita, você reduz a despesa com suprimentos para impressão.

3) Melhora a qualidade do atendimento

Em uma rotina padrão de atendimento, parte do tempo da consulta é gasto com o preenchimento do prontuário do paciente, ficha de anamnese e com a prescrição de medicamentos, procedimentos ou exames.

Ainda, com a prescrição digital, você elimina pelo menos um desses gargalos. Dessa forma, ganha mais tempo para se dedicar ao paciente, melhorando a condução da consulta e, consequentemente, a experiência dele.

4) Diminuição de erros

A prescrição de medicamentos é, tradicionalmente, alvo de muitas reclamações dos pacientes, principalmente em função da ilegibilidade da famosa “letra de médico”. Porém, além do difícil entendimento, essa situação pode ocasionar erros que afetarão a saúde do paciente.

Por outro lado, com a prescrição digital, toda a receita é preenchida eletronicamente, facilitando a leitura do paciente e também do farmacêutico. Além disso, por ser integrada a um banco de dados, o médico terá acesso a todas as informações necessárias antes de prescrever um medicamento.

5) Garantia jurídica

Com a prescrição eletrônica, você também contribui com o combate à disseminação de receituários falsos. Isso porque o documento emitido digitalmente recebe certificação de autenticidade, que pode ser verificada no ato da compra de medicamentos.

Ademais, por ser uma receita assinada digitalmente, ela atende as normas do ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras). Com isso, todas as informações são registradas e armazenadas no sistema para posterior conferência.

6) Acessibilidade

Por ser uma funcionalidade integrada a softwares médicos e/ou plataformas de telemedicina, a prescrição digital pode ser realizada de qualquer lugar, bastando apenas um dispositivo conectado à internet.

Além disso, o paciente também não precisará mais carregar consigo a receita. Como o documento é encaminhado para o seu e-mail, ele pode acessá-lo pelo celular no momento da compra do medicamento.

7) Maior satisfação do paciente

Uma das principais vantagens de oferecer a prescrição digital é o impacto positivo que você causa na experiência do paciente. Seja pela agilidade, praticidade ou pela acessibilidade da receita eletrônica, ele deixará a consulta satisfeito com o atendimento.

Isso porque se sentirá valorizado e respeitado por você. Dessa maneira, a tendência é de que se fidelize ao seu consultório e que se torne um promotor da sua marca. Com isso, você será beneficiado com o ganho de autoridade e a maior demanda de pacientes.

8) Aumento na segurança das informações

O sistema de prescrição digital é submetido a diversos protocolos de segurança que evitam o vazamento de dados dos pacientes e a alteração não autorizada da receita. A proteção dessas informações é ainda maior nos softwares em nuvem.

Por serem alocados em servidores externos, esses sistemas contam com criptografia de dados, rotina de backups diários e controle de acesso por senha. Assim, você minimiza as chances de sofrer um ataque cibernético e mantém a integridade dos dados dos pacientes.

Então, como você pode perceber, a prescrição digital é uma ferramenta essencial para o momento em que vivemos, oferecendo segurança para o médico e para o paciente. Portanto, não perca tempo e implemente essa funcionalidade no seu consultório o quanto antes.

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