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IM/ACP 2021: como fazer o manejo ambulatorial da dor crônica?

Começou o Internal Medicine Meeting da American College of Physicians (IM/ACP 2021), um dos maiores encontros de Medicina Interna da atualidade. Estamos juntos realizando a cobertura do evento, que devido às limitações da pandemia, está em formato virtual.

Neste post, vamos revisar estratégias ambulatoriais de abordagem à dor crônica, com base na palestra realizada por Michael Ashburn, professor de Anestesia e Terapia Intensiva da University of Pensylvania.

Que intervenções não opioides têm mostrado redução de dor crônica?

O primeiro ponto abordado pelo palestrante, foi que o tratamento da dor crônica passa por várias esferas de abordagem, incluindo depressão, ansiedade, distúrbio do sono, questões familiares, limitações físicas. Vale também considerar que boa parte das pessoas que têm dor crônica apresentam estados anormais de dor (dor neuropática e dor miofascial). Neste contexto, deve-se focar no paciente e na sua experiência de sofrimento. Pensar apenas em nociceptores não trará os melhores impactos em pacientes que apresentam uma dor complexa.

É importante que sejam rastreadas e tratadas situações como: depressão, catastrofização da dor e ansiedade. Foram sugeridos respectivamente as seguintes escalas: PHQ-9, Pain Catastrophizing Scale e GAD-7 para rastreio. O efeito do tratamento dessas questões não é pequeno. O palestrante citou redução da dor em 45% quando tratada a depressão, 33% com o tratamento da catastrofização da dor e 12% com tratamento de ansiedade.

Há evidências de que a terapia cognitiva-comportamental tem valor para condições de dor crônica, ela inclui abordagem educacional sobre dor crônica, higiene do sono, pensamentos inapropriados e prevenção de recaídas. A frequência sugerida é de seis a oito sessões individuais ou em grupo. Além disso, citou efeitos positivos com a prática de mindfullness.

Os exercícios também foram ressaltados com uma opção de terapia. Modalidades passivas ajudam, porém acabam tendo efeito mais curto. O desafio é fazer com que o paciente esteja engajado em atividade física em sua rotina.

Quando decidir pelo uso temporário de opioides?

Para responder esta questão, o Dr Michael Ashburn trouxe alguns conceitos importantes para dor aguda:

  • O tratamento apropriado da dor é importante, porém carrega risco significativo de malefícios.
  • As expectativas do paciente e do prescritor são um ponto crítico.
  • O tratamento multimodal deve ser um ponto central (anestésicos locais, analgésicos não opioides, opioides em uso curto).
  • Opioides devem ser usados com muito cuidado e atenção, de preferência com uma data de término bem documentada. Não facilite a transição entre uso agudo e uso crônico de opioides.

Opioides para dor crônica: menos é mais

  • O efeito dos opioides é modesto, com média de alívio não sendo maior que 40%.
  • Opioides podem ser prejudiciais aos pacientes.
  • Devem ser administrados no contexto de cuidado integrado.
  • Deve-se avaliar os riscos cuidadosamente antes de prescrever: risco de abuso/dependência; risco de comprometimento respiratório (distúrbio respiratório associado ao sono, patologias respiratórias, outras medicações depressoras do sistema respiratório); risco de falência de tratamento (dor generalizada, cefaleia crônica diária); risco específico de cada medicação (metadona).

Mensagem prática

  • No tratamento da dor crônica deve-se avaliar várias esferas, incluindo depressão, ansiedade, distúrbio do sono, questões familiares, limitações físicas. O foco deve ser no paciente e na sua experiência de sofrimento, não apenas em nociceptores.
  • O tratamento multimodal deve ser um ponto central (anestésicos locais, analgésicos não opioides, opioides em uso curto).
  • Opioides devem ser usados com muito cuidado e atenção, de preferência com uma data de término bem documentada.

Fonte

https://pebmed.com.br/im-acp-2021-como-fazer-o-manejo-ambulatorial-da-dor-cronica/

Autor(a)

Dayanna de Oliveira Quintanilha

Editora associada do Portal PEBMED ⦁ Especialista em Clínica Médica pela Universidade Federal Fluminense (UFF) ⦁ Graduação em Medicina pela UFF ⦁ Contato: dayquintan@hotmail.com ⦁ Instagram: @dayquintan

Referência Bibliográfica

  • Michael Ashburn, MD MPH MBA. Palestra Managing Chronic Pain in the Outpatient Setting – ACP meeting 2021.

8 ações para fidelizar pacientes que você pode aplicar no seu negócio

Um dos grandes desafios para os médicos que decidiram empreender é desenvolver estratégias eficazes para fidelizar pacientes. Esse obstáculo se tornou ainda maior em tempos de pandemia da Covid-19.

Neste sentido, é necessário conhecer mais sobre as possibilidades que os canais digitais oferecem. Então, preparamos este artigo para listar algumas ações essenciais para você que deseja conquistar o seu público.

Ações para fidelizar pacientes

A seguir, confira 8 práticas que podem ser aplicadas no seu negócio para fidelizar mais pacientes.

1) Aprimore o seu pré-atendimento

Geralmente, há uma grande preocupação com o relacionamento pós-consulta, sendo apontado como o momento chave para encantar um paciente e fidelizá-lo ao consultório. Esse pensamento não está errado e, de fato, é uma etapa essencial do atendimento.

Contudo, todas as fases que antecedem a consulta também devem ser consideradas como fundamentais. Após tomar ciência sobre um problema de saúde, o paciente passa a pesquisar por um médico em sua região.

Para ser encontrado, o primeiro passo é cadastrar o consultório no Google Meu Negócio, ferramenta que faz com que uma empresa seja exibida nos resultados de busca, além de trazer uma série de informações sobre o estabelecimento.

Ademais, atente-se para a facilidade do agendamento. Embora o contato telefônico continue sendo importante, o advento das ferramentas de marcação online trazem mais praticidade e facilidade para o paciente agendar a consulta.

Além disso, lembre-se de oferecer um ambiente aconchegante e acolhedor. Geralmente, a pessoa já está enfrentando alguma dificuldade. Por isso, o seu consultório precisa amenizar o sofrimento dela, trazendo uma boa sensação e não o contrário.

2) Capacite os seus funcionários

Mesmo que você ofereça um excelente pré-atendimento ao paciente, todo o esforço pode não ser suficiente se os seus colaboradores não forem capazes de atender aos pacientes com simpatia e gentileza.

Por isso, a capacitação dos funcionários é uma etapa importante do processo de fidelização. Então, invista em treinamentos voltados para a recepção e atendimento ao público, com foco no setor de saúde.

3) Não se atrase

Os atrasos no atendimento são uma das principais queixas dos pacientes, quando se trata da prestação de serviços em saúde. Se a sala de espera do seu consultório está sempre repleta de pessoas, dificilmente você conseguirá fidelizar pacientes.

Para mudar essa realidade, comprometa-se com o horário acertado com as pessoas. Ao realizar o agendamento, elas programam todo o seu dia contando que serão atendidas naquele momento previamente combinado.

Assim, existem duas ações que ajudam a combater esse problema. Em primeiro lugar, faça uma análise do tempo médio necessário para cada consulta. Com isso, considere essa informação na programação da sua agenda, dando o intervalo correto para cada atendimento.

Segundo, conheça mais sobre seus pacientes. Mesmo que você já tenha um bom espaço de tempo entre cada consulta, cada pessoa é diferente. Enquanto alguns são mais objetivos, outros demandam mais tempo. Para evitar atrasos, alongue o intervalo para os atendimentos mais prolongados.

4) Melhore sua comunicação

Em tempos de pandemia, os pacientes já chegam fragilizados ao consultório. Assim, dedique-se a tornar a experiência deles a melhor possível. Para isso, a forma e a frequência com que se comunica desempenha grande influência.

Neste sentido, esteja presente nas redes sociais mais utilizadas, como o Instagram e o Facebook, ofereça informações relevantes para o seu público, responda as dúvidas e comentários que surgirem.

Além disso, aproveite as vantagens que a automatização oferece. Atualmente, existem sistemas que automatizam o envio de SMS para confirmação de consultas, disparo de e-mail marketing e atendimentos via WhatsApp.

5) Ofereça atendimento humanizado

A humanização do atendimento nunca foi tão necessária. Neste cenário de grande dificuldade em que vivemos, você precisa se preocupar em atender de forma respeitosa, dedicando a atenção e a empatia necessária.

Ainda, o atendimento humanizado tem como base a premissa de que cada paciente é único, tem demandas específicas e opiniões próprias que devem ser respeitadas e atendidas. Essa é uma ferramenta essencial para fidelizar pacientes e se diferenciar da concorrência.

6) Produza conteúdos relevantes

O marketing de conteúdo é uma estratégia baseada na produção e distribuição de informações relevantes para o público com o objetivo de despertar a atenção do leitor, se tornar uma referência para ele e convertê-lo em cliente.

No setor de saúde, essa estratégia vem se mostrando cada vez mais eficaz, principalmente em tempos de pandemia do novo coronavírus. Isso porque, há uma grande demanda por informações na internet.

Dessa forma, se você produzir conteúdos que respondam às dúvidas do público, estará aumentando sua visibilidade e demonstrando seu conhecimento. Com isso, irá conquistar a confiança deles, fazendo com que se lembrem de você no momento em que precisarem de um médico.

7) Fortaleça o relacionamento no pós-consulta

Assim como ressaltamos a importância do pré-atendimento, o relacionamento pós-consulta pode ser determinante para a fidelização ou não dos pacientes. Por isso, preocupe-se em manter uma comunicação ativa, mesmo após o fim do atendimento.

Uma boa forma de fortalecer esse relacionamento é utilizando o e-mail marketing. Para isso, basta disparar conteúdos informativos para a caixa de entrada dos seus pacientes. Essa estratégia é ainda mais assertiva se você segmentar os pacientes por áreas de interesse.

Além disso, o e-mail marketing também deve ser usado para enviar comunicações sazonais, como, por exemplo, felicitações em datas comemorativas, como dia das mães e dos pais, e em aniversários.

8) Implemente um software médico

Depois de falarmos alguma das ações mais eficientes para fidelizar pacientes, talvez, você tenha se perguntado: como dividir o meu tempo entre atendimentos e a implementação dessas medidas? A resposta é simples: com um software médico.

Com a crescente demanda dos profissionais de saúde por ferramentas automatizadas, os softwares médicos estão cada vez mais evoluídos tecnologicamente. Atualmente, as principais tarefas rotineiras do consultório já podem ser realizadas automaticamente.

Por exemplo, o envio de mensagens por SMS pode ser automatizado com um software médico, exigindo apenas a configuração da frequência. Da mesma forma, o disparo segmentado de e-mail marketing é realizado sem grandes dificuldades.

Além disso, os softwares médicos permitem o uso de um recurso muito importante para o crescimento do consultório: as pesquisas de satisfação. Além do envio automático, o sistema pode informar o resultado consolidado das pesquisas.

Enfim, se você deseja fidelizar pacientes, esse artigo trouxe algumas das dicas mais eficazes para alcançar esse objetivo. Então, não perca tempo e comece a executar todas essas ações. Para realizá-las com assertividade e agilidade, considere a implementação de um software médico.

Transtornos mentais em pacientes pós-internação por Covid-19

Desde o início da pandemia, médicos e pesquisadores em todo o mundo vêm se perguntando se pacientes que estiveram internados por Covid-19 apresentam mais transtornos mentais após a alta e quais seriam esses transtornos. Os pacientes que estiveram em cuidados intensivos estariam mais propensos a transtornos mentais específicos ou a suas formas mais graves?

Essas questões foram debatidas em dois trabalhos independentes e que foram enviados aos editores de duas revistas médicas distintas: General Hospital Psychiatry e Intensive Care Medicine, ambos publicados em março deste ano.

Os estudos

No primeiro, são colocados, de forma resumida, os resultados de um estudo transversal realizado em um hospital em Cleveland (EUA) entre março e agosto de 2020. Nele, todos os pacientes que estiveram internados por Covid-19 no período descrito e que receberam alta posteriormente receberam uma mensagem recrutando para a participação no estudo, que consistia em acessar um link que direcionava os participantes para o preenchimento de escalas validadas para avaliação de 3 transtornos mentais: ansiedade (GAD-7), depressão (CES-D 10) e transtorno de estresse pós-traumático – vulgo, TEPT (PTSD-5).

No segundo trabalho, foram avaliados 47 pacientes que receberam alta após terem sido internados em unidades de cuidados intensivos (UTI ou CTI) devido à Covid-19 entre fevereiro e junho de 2020. Eles foram reavaliados cerca de um mês após a alta hospitalar e responderam a uma escala de avaliação de transtorno de estresse agudo (IES-R).

Resultados do primeiro trabalho

Inicialmente, vamos discutir os resultados do primeiro estudo, que avaliou quadros de ansiedade, depressão e TEPT. Dentre todos os pacientes que preencheram os critérios de recrutamento, todos receberam o convite para participar da pesquisa, mas apenas 19% responderam os questionários. Destes, 57% pontuaram para pelo menos um dos transtornos avaliados, sendo o mais comum o transtorno depressivo (42%), seguido por TEPT (34%) e finalmente os transtornos ansiosos (24%). Esses pacientes ainda foram divididos em dois grupos: pacientes que tinham história prévia de transtorno mental e os que não tinham história de transtorno mental antes da atual internação.

Na comparação entre eles, pôde-se observar que entre os que tinham história prévia de transtorno mental havia uma maior proporção de indivíduos pontuando para alguma forma de transtorno mental após a alta (78%) em relação aos que nunca tinham tido transtorno mental até então (42%). Mas, como os números indicam, não ter passado de transtorno mental não significa que esses indivíduos não fossem vulneráveis, encontrando-se o mesmo padrão já descrito: a depressão é o transtorno mais comum (37,2%), seguido por TEPT (23%) e transtornos ansiosos (11,2%).

Estes resultados não parecem ter sido influenciados pelo momento após a alta em que os questionários foram respondidos. Isso inclusive sugere a necessidade de seguir estes doentes por um maior período de tempo após a alta hospitalar, especialmente aqueles com história de transtorno mental.

Esses resultados parecem estar compatíveis com os achados de outros estudos de prevalência semelhantes e com o que foi observado nas pandemias anteriores (SARS e MERS). Contudo, tais análises devem ser contextualizadas: a taxa de resposta dos questionários foi baixa; é possível que os participantes justamente por apresentarem sintomas comportamentais ou psicológicos tenham optado por preencher os questionários; nem todos os pacientes poderiam estar internados por complicações da Covid-19, mas ter apresentado resultado positivo durante o período hospitalar; a forma como foi pesquisada a história patológica pregressa de transtornos mentais foi perguntando diretamente aos pacientes. Embora os autores não cheguem a mencionar isso, deve-se considerar que a amostra reflete a realidade daquela região, devendo-se ter cuidado na extrapolação de seus resultados.

Resultados do segundo trabalho

Já o segundo trabalho avaliado, publicado na Intensive Care Medicine, avaliou 47 pacientes que tiveram Covid-19 após a alta do CTI. Estes foram entrevistados cerca de um mês após a alta com a escala IES-R para avaliar a presença de transtorno agudo por estresse. No total, 40,4% dos avaliados preencheram critérios para o transtorno com o uso desta escala, sendo depois encaminhados para outros serviços onde poderiam ser melhor acompanhados e, se necessário, tratados.

Também foram avaliadas as manifestações clínicas e psíquicas que esses doentes apresentavam após a alta. Os sintomas clínicos mais comuns foram: astenia (97,8%), alterações no equilíbrio (19,2%), ageusia (19,2%), anosmia (10,6%), alterações auditivas (10,6%) e dispnéia (presente em 97,8% dos pacientes aos esforços moderados a graves, 27,7% aos esforços leves e 8,5% ao repouso).

Apesar de a presença de dispneia não ter sido diferente entre pacientes com ou sem o transtorno agudo por estresse, aqueles que pontuaram na escala para o transtorno referiram uma intensidade maior do quadro dispneico.

Ainda dentro do grupo com o transtorno, os sintomas característicos mais comuns foram os de caráter intrusivo, seguidos pelos evitativos e, por último, aqueles relacionados à hiperestimulação/reatividade, sem que houvesse diferenças nas características dos pacientes ou nas internações. No entanto, parece que os pacientes com o transtorno apresentavam um menor grau de hipóxia à admissão no CTI. Por estarem menos hipoxêmicos, poderiam também estar mais conscientes da experiência da internação, da sua condição de saúde e do que se passava com os demais pacientes internados – o que poderia justificar a relação com o transtorno.

Os pacientes também referiram outras queixas, sendo a mais comum o isolamento, por sua vez agravado pelas dificuldades de comunicação com a equipe de saúde e com os familiares. Muitos também relataram que suas memórias sobre o período não estavam muito claras, além de se queixarem de sentimentos de desrealização, pesadelos e até mesmo a crença de que se encontravam numa espécie de “falso hospital”.

Considerações sobre transtornos mentais pós-internação por Covid-19

Interessante notar que uma parte dos pacientes, independentemente de preencherem os critérios para o transtorno ou não, afirmaram que desejariam voltar ao local da internação, tanto para que isso ajudasse as suas memórias, como para poderem conhecer a equipe de saúde que cuidou deles.

Os resultados de ambos os trabalhos, mesmo com as devidas limitações, sugerem uma elevada prevalência de diferentes transtornos mentais em pacientes que estiveram internados por Covid-19. Dessa forma, esses pacientes deveriam ser seguidos e avaliados para a presença de transtornos mentais ao longo do seguimento após a alta. Isso parece ser ainda mais imperativo na população com história  pregressa de transtornos mentais.

Fonte

https://pebmed.com.br/transtornos-mentais-em-pacientes-pos-internacao-por-covid-19/

Autor(a)

Paula Benevenuto Hartmann

Médica pela Universidade Federal Fluminense (UFF) ⦁ Psiquiatra pelo Hospital Universitário Antônio Pedro/UFF ⦁ Mestranda em Psiquiatria e Saúde Mental pela Universidade do Porto, Portugal.

Referências Bibliográficas

  • Mongodi S, Salve G, Tavazzi G, Politi P, Mojoli F. High Prevalence of Acute Stress Disorder and Persisting Symptoms in ICU Survivors After COVID-19. intensive Care Medicine, March 2021. doi: https://doi.org/10.1007/s00134-021-06349-7
  • Wang PR, Oyem PC, Viguera AC. Prevalence of Psychiatric Morbidity Following Discharge After COVID-19 Hospitalization. General Hospital Psychiatry, March-April, 2021. doi: https://dx.doi.org/10.1016%2Fj.genhosppsych.2020.12.013

Um quarto das crianças com autismo não são diagnosticados

Um quarto das crianças com menos de oito anos de idade com transtorno do espectro do autismo (TEA) não estão sendo diagnosticadas. A maioria delas é negra ou hispânica. Esses são os achados do recente estudo “Disparities in Documented Diagnoses of Autism Spectrum Disorder Based on Demographic, Individual, and Service Factors” de Wiggins e colaboradores (2019) publicado na revista Autism Research.

Dados sobre autismo

Os objetivos desse estudo foram:

Relatar quantas crianças preencheram a definição de vigilância do TEA, mas não tinham diagnóstico clínico nos registros de saúde ou educação;

Avaliar diferenças nos fatores demográficos, individuais e de serviço entre crianças com e sem diagnóstico documentado de TEA.

A população de vigilância seguindo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders – DSM-5) incluiu crianças de oito anos que tiveram registros de saúde e/ou educação revisados para TEA em 11 locais financiados pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC) como parte da Autism and Developmental Disabilities Monitoring Network (ADDM) 2014 (ciclo de 2015 –2018).

A Rede ADDM é um programa de vigilância que rastreia a prevalência e as características de crianças de oito anos com TEA em várias comunidades dos Estados Unidos.

A vigilância do TEA foi realizada em áreas selecionadas do Arizona, Arkansas, Carolina do Norte, Colorado, Geórgia, Maryland, Minnesota, Missouri, Nova Jersey, Tennessee e Wisconsin. As crianças foram definidas como portadoras de TEA se déficits sociais e comportamentais suficientes e/ou um diagnóstico de TEA fossem observados nos registros de saúde e/ou educação.

Os pesquisadores analisaram a educação e os prontuários médicos de 266.000 crianças com oito anos de idade em 2014, buscando determinar quantas daquelas que apresentavam sintomas do distúrbio não tinham diagnóstico clínico ou não estavam recebendo serviços.

Resultados

Entre 4.498 crianças identificadas, 1.135 (25%) tinham indicadores de TEA sem ter um diagnóstico. Destes, 81,4% eram do sexo masculino e 25% tinham deficiência intelectual conhecida (23,8% tinham dados cognitivos ausentes).

A distribuição racial e étnica da amostra foi de 51,0% de brancos não hispânicos, 23,9% de negros não hispânicos, 16,1% de hispânicos, 7,4% de outras raças não hispânicas e 1,6% de dados de raça e etnia ausentes. Um total de 3.363 (74,8%) apresentou diagnóstico clínico documentado de TEA e 1.135 (25,2%) apresentaram déficits sociais e comportamentais exclusivos de um diagnóstico de TEA documentado em registros de serviço. Das 1.135 crianças sem diagnóstico de TEA documentado, 628 (55%) não eram conhecidas por receber serviços de TEA em escolas públicas.

Os pesquisadores encontraram o seguintes fatores associados a não ter um diagnóstico clínico de TEA: raça não-branca, ausência de deficiência intelectual, idade mais avançada na primeira preocupação com o desenvolvimento, idade mais avançada na primeira avaliação do desenvolvimento, elegibilidade para educação especial diferente da TEA e necessidade de menos apoios.

Os resultados do estudo de Wiggins e colaboradores (2019) destacam a importância de reduzir as disparidades no diagnóstico de crianças com características de TEA, para que intervenções apropriadas possam ser promovidas nas comunidades.

Fonte:

https://pebmed.com.br/um-quarto-das-criancas-com-autismo-nao-sao-diagnosticados/

Autor(a):

Roberta Esteves Vieira de Castro. Doutora em Medicina pela UERJ, mestre em Saúde Materno-Infantil pela UFF e pós-graduanda em neurointensivismo pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino

Referência Bibliográfica:

  • WIGGINS, L. D. et al. Disparities in Documented Diagnoses of Autism Spectrum Disorder Based on Demographic, Individual, and Service Factors. Autism Research, 2019 DOI: 10.1002/aur.2255

Relação da disbiose e autismo [podcast]

Neste episódio, produzido pela Cellera Farma em parceria com a PEBMED, Dolores Henriques e Paula Hartmann conversam sobre o que há na literatura sobre a relação entre sintomas clínicos nos pacientes com TEA e a disbiose.

Jogos no computador ajudam a memória de crianças hiperativas?

Um ensaio clínico randomizado e controlado, publicado no jornal Pediatrics, não encontrou benefícios no treinamento computadorizado da memória de trabalho em comparação ao ensino normal na primeira série, mesmo em crianças com distúrbios comportamentais ou de aprendizagem.

Com o objetivo de melhorar a memória de trabalho como forma de aumentar a atenção, o comportamento e os resultados acadêmicos associados, muitas crianças estão sendo matriculadas em programas computadorizados de treinamento de memória de trabalho em casa, na escola e em ambientes clínicos. Existem evidências, relativamente consistentes, de estudos da alta qualidade de benefícios de curto prazo após o treinamento de crianças em risco de baixa memória de trabalho em grupos clínicos, incluindo crianças com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), bem como crianças com baixa memória de trabalho e grupos não clínicos. No entanto, os autores de alguns estudos observaram benefícios insignificantes de curto prazo para a memória de trabalho em crianças com TDAH e crianças nascidas extremamente prematuras, provavelmente devido a limitações metodológicas.

Metodologia do estudo com as crianças

Neste estudo, o objetivo dos pesquisadores foi avaliar se a resposta ao programa Cogmed Working Memory Training diferia para crianças com baixo quociente de inteligência (QI) e TDAH elevado, sintomas emocionais e comportamentais, necessidades especiais de saúde ou por sexo. O Cogmed é um programa desenvolvido por neurocientistas e psicólogos cognitivos do Instituto Karolinska, em Estocolmo, Suécia. Consiste em uma intervenção, baseada em software, que envolve diferentes tarefas visuoespaciais e verbais que desafiam sistematicamente a capacidade de memória operacional durante um período de treinamento de cinco a dez semanas. Os exercícios são realizados em um computador ou tablet, na conveniência da casa do usuário, escola ou clínica designada. O treinamento é monitorado online e pode ser visualizado pelo usuário e posteriormente monitorado e analisado por um coach.

Foram usados dados do Memory Maestros, um ensaio clínico randomizado controlado, com base na população do programa Cogmed que utilizava o programa na escola (n = 226), em comparação com o ensino normal (n = 226) em crianças da 1ª série (idade média de 6,9 anos; desvio-padrão [DP] 0,4), com pouca memória de trabalho. O Cogmed compreendia de 20 a 25 sessões, de 45 minutos de duração, ao longo de cinco a sete semanas. As crianças concluíram os subtestes da Avaliação Automatizada da Memória de Trabalho (Automated Working Memory Assessment) para mensurar a mudança na memória de trabalho, desde o início até seis meses pós-randomização.

Resultados

Após o treinamento, melhores escores padrão de memória de trabalho (>1 DP) da linha de base até 6 meses foram observados em aproximadamente um terço das crianças, com mais da metade mantendo escores estáveis (dentro de 1 DP). No entanto, resultados semelhantes foram observados para crianças que receberam ensino normal. Nenhuma das características estudadas previu melhora da memória de trabalho em resposta à intervenção. O efeito diferencial do Cogmed em relação ao ensino usual, foi evidente para crianças com hiperatividade e/ou desatenção elevadas, que eram menos propensas a apresentar melhora da memória operacional visuoespacial, mas não para os outros subgrupos estudados.

Conclusões

O estudo forneceu evidências de que o programa Cogmed não ajudou subgrupos específicos de crianças com baixa memória de trabalho a melhorá-la em curto prazo e, de fato, aquelas com hiperatividade e/ou desatenção elevadas são menos propensas a mostrar significado clínico de melhoria com o treinamento. Segundo os pesquisadores, isso amplia as principais conclusões do estudo Memory Maestros de que o programa Cogmed, quando aplicado a crianças identificadas com baixa memória de trabalho, após a triagem da população, não tem benefícios em longo prazo para o desempenho acadêmico e comportamento desatento. Para crianças com baixa memória de trabalho, a taxa de melhora no desempenho da memória operacional, durante o período de 6 meses, foi semelhante naqueles que foram tirados da classe para participar do Cogmed e para as crianças que permaneceram na classe para continuar com o ensino normal. Juntos, esses resultados questionam os benefícios persistentes do programa Cogmed para melhorar clinicamente a memória de trabalho.

De acordo com Jenny Radesky, editora associada do NEJM Journal Watch, quando os pais perguntam se vale a pena gastar tempo ou dinheiro em jogos de computador de “treinamento cerebral” para tratar o TDAH, os pediatras podem aconselhar os pais que as evidências não suportam melhorias em longo prazo. Além disso, os benefícios de curto prazo geralmente envolvem testes de memória de trabalho baseados em computador, não comportamentos cotidianos relacionados com isso. Portanto, pode ser melhor investir tempo em terapia cognitivo-comportamental, grupos de habilidades sociais e outras atividades estruturadas nas quais as crianças possam praticar essas habilidades com mais naturalidade. Para a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o pediatra exerce um papel de protagonista importantíssimo ao orientar hábitos de vida saudáveis, atividade física, esportes, alimentação, imunização, e socialização adequados, além de estímulo para o desenvolvimento potencial de todas as crianças e adolescentes, chamando atenção para os riscos da dependência não apenas digital, mas de drogas e álcool, do comportamento sexual, do autocuidado e também da autoestima.

Fonte:

https://pebmed.com.br/jogos-no-computador-ajudam-na-memoria-de-criancas-hiperativas/

Autor(a):

Roberta Esteves Vieira de Castro.

Doutora em Medicina pela UERJ, mestre em Saúde Materno-Infantil pela UFF e pós-graduanda em neurointensivismo pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino

Referências Bibliográficas:

Como o enfermeiro deve agir com pacientes com esquizofrenia?

A esquizofrenia e os denominados transtornos esquizofrênicos são um grupo de doenças que possuem distorções de pensamento variadas. Os sinais e sintomas são muito característicos da doença e se dividem em positivos e negativos. Não há diminuição de inteligência, mas pode haver prejuízos cognitivos durante o curso da doença. As alterações afetivas são as mais abruptas, assim como a presença de alucinações e delírios.

A fisiopatologia da esquizofrenia ainda é muito interpretativa. Várias teorias são consideradas para sua etiologia que modifica a interpretação de sua fisiopatologia. Algumas teorias, como: genética, distúrbio do neurodesenvolvimento, alterações estruturais e psicológicas, entre outras. A teoria mais aceita é a dopaminérgica, que acaba por constituir fisiopatologia da doença. Nesta, o aumento da doença é idiocrático em vias dopaminérgicas que geram alterações no comportamento e emoções, alteram o comportamento motor, alimentar e hormonal.

Esquizofrenia

Os sinais e sintomas da doença se apresentam, na maioria das vezes, antes da vida adulta ou em sua primeira fase. Os sinais e sintomas podem ser positivos e negativos e podem acontecer juntamente. Sua apresentação pode definir o tipo de esquizofrenia.

Sinais e sintomas positivos:

  • Alucinação;
  • Delírio;
  • Agitação psicomotora;
  • Insônia;
  • Transtorno de pensamento e logorreia;
  • Perturbações das emoções e do afeto;
  • Agressividade.

Sinais e sintomas negativos:

  • Perda de energia;
  • Diminuição dos interesses;
  • Dificuldade de se relacionar;
  • Humor depressivo,
  • Isolamento;
  • Negligência com a aparência pessoal e higiene;
  • Embotamento.

Esses diversos sinais e sintomas associados geram características presentes nos tipos de esquizofrenia, serão descritos abaixo para melhor compreensão.

Tipos de esquizofrenia

Algumas características serão citadas para compreensão das principais diferenças.

Tipos de esquizofrenia e características:

  • F20.0 Esquizofrenia paranoide: tipo mais comum de esquizofrenia, possui o delírio perquiritório e de grandeza. Muito comum as alucinações auditivas, mas todas as outras estão presentes;
  • F20.1 Esquizofrenia hebefrênica: manifestação mais abrupta, o comportamento é pueril e bizarro: paciente se agita corporalmente, movimento do corpo e fala. Perda da realidade e delírios não estruturados;
  • F20.2 Esquizofrenia catatônica: tipo menos frequente de esquizofrenia, traz uma disfunção motora para a pessoa, dificultando-a de se movimentar e também gera diminuição da fala;
  • F20.3 Esquizofrenia indiferenciada: quando há vários sinais ou sintomas relacionados ao transtorno esquizofrênico mas não se enquadra em um diagnóstico;
  • F20.4 Depressão pós-esquizofrênica: comum a pessoa após a fase aguda e ou de crise passar por curto ou longo período de depressão o que caracteriza sua definição;
  • F20.5 Esquizofrenia residual: é uma esquizofrenia crônica que existe há anos. Apresenta comportamento excêntrico, pensamentos não lógicos e inapropriados, e acompanha muito tempo a pessoa;
  • F20.6 Esquizofrenia simples: empobrecimento aparente do pensamento e dos afetos, isolamento social e familiar.

Entrevista psiquiátrica

A entrevista pessoa com esquizofrenia pode ser aberta, semiestruturada ou estruturada, no entanto, a entrevista aberta é a mais comum devido geralmente à necessidade da pessoa.

A entrevista psiquiátrica e o exame psíquico devem acontecer de forma natural, já que a pessoa com esquizofrenia em fase aguda ou crônica pode não facilitar o desvelar dos dados.

Informações sobre o tratamento

O tratamento da esquizofrenia não é apenas medicamentoso. Diversas atividades podem ser introduzidas a pessoa que ajudem, principalmente na recuperação da fase aguda ou remissão de abruptos sintomas da fase crônica. Entre os diversos tratamentos temos:

Tratamento farmacológico com antipsicóticos:

  • Neurolépticos ou antipsicóticos típicos: os antipsicóticos típicos possuem alta possibilidade de gerar efeitos indesejados, já que sua toxidade é relevante e seus sintomas extrapiramidais são abruptos. Os mais conhecidos são o haloperidol e a cloridrato de clorpromazina;
  • Neurolépticos atípicos: possuem menos efeitos extrapiramidais e são muito eficazes em relação aos sintomas negativos. Os mais conhecidos são clozapina, hemifumarato quetiapina, olanzapina e risperidona.

Arteterapia

Atividades terapêuticas que envolvam a arte são benéficas e possuem fundamentação teórica, já que o inconsciente comportamento da pessoa com esquizofrenia por muitas vezes se materializa no corpo e a arte é uma forma de expressão do sofrimento com grandes fins terapêuticos.

Atividades físicas

Atividades físicas já foram relacionadas como possuindo ação terapêuticas muito proximais ao uso de medicações na remissão de sinais e sintomas. Sabe-se que essa realizada em grupo pode estimular a ressocialização da pessoa com esquizofrenia e permitir o aumento da qualidade de vida.

Orientações ao paciente e à família

A relação da família e pessoa em tratamento de esquizofrenia deve estar no plano terapêutico singular e algumas condições devem ser observadas, avaliadas para que intervenções sejam realizadas.

É importante o enfermeiro agir, avaliando e intervindo:

  • Comunicação comprometida;
  • Educação familiar sobre a esquizofrenia;
  • Estratégias de adaptação da pessoa e da família;
  • Compreensão sobre os recursos terapêuticos;
  • Sobre os papeis existentes na família;
  • Promovendo o envolvimento familiar;
  • Avaliando a comunicação, relação, interação entre outras observações.

Orientação profissional

As intervenções de enfermagem podem facilitar os a transição que a pessoa vivencia numa situação de saúde/doença, quer seja pela via da redução dos sinais e sintomas ou contribuindo para sua ressocialização.

A pessoa em sofrimento psíquico que possui transtorno esquizofrênico, possui uma desorganização de pensamento, que pode alterar muito a sua rotina de vida, por tanto, é comum este ser tratado com austeridade pela sociedade.

Sabendo disso o enfermeiro deve:

  • Dar atenção ao discurso do usuário sem julgamento;
  • Manter expressão corporal adequada diante das queixas e discurso da pessoa;
  • Avaliar as necessidade de realizar falas de negação para a pessoa, verificando sempre a questão do vínculo e empatia relacionado;
  • Caso haja necessidade de contenção física, espacial ou medicamentosa, explicar a pessoa a função terapêutica, nessa condição o usuário deve ser avaliado de 1 em 1 hora;
  • Toda medicação administrada deve ser explícita e informada a pessoa com sofrimento psíquico;
  • Avaliar as questões familiares da pessoa;
  • Constituir projeto terapêutico singular ou imediato junto com a pessoa em sofrimento e se possível com a participação dos envolvidos;
  • Avaliar a condição motora da pessoa, já que os antipsicóticos geram efeitos extrapiramidais, como: discinesia tardia, tremor, acatisia etc;
  • Avaliar problemas relacionados à fala e a comunicação do usuário;
  • Avaliar e intervir no processo de ressocialização do usuário;
  • Estimular o usuário a fazer atividades terapêuticas;
  • Exames complementares

O exame psiquiátrico deve ser realizado constantemente, por modificação de comportamento ou discurso e diariamente pelos membros da equipe. Sempre deve ser realizada a discussão do caso de forma interdisciplinar.

Exames clínicos, encefalograma, tomografia entre outros, devem ser solicitados e avaliados para que psicoses de origem orgânicas não sejam confundidas com tais transtornos.

Dica do autor

A síndrome neuroléptica maligna, é a uma reação a toxidade a antipsicóticos, podendo ser relacionada ao bloqueio dos receptores dopaminérgicos, sendo também conhecida com síndrome da deficiência de dopamina.

Deve-se avaliar:

  • Hiperpirexia;
  • Alteração do nível de consciência;
  • Distonia;
  • Insuficiência respiratória;
  • Possibilidade de rabdomiólise;
  • Leucocitose.

A observação dos sinais e sintomas são importantes para rápida intervenção.

Fonte:

https://pebmed.com.br/como-o-enfermeiro-deve-agir-com-pacientes-com-esquizofrenia/

Autor(a):

Rafael Polakiewicz

Doutorando em Ciências do Cuidado em Saúde (UFF), Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde (UFF) e Especialista em Atenção Psicossocial.

Referência Bibliográfica:

O uso de antipsicóticos em crianças reduziu nos Estados Unidos

De acordo com o estudo Trends in Antipsychotic Medication Use in Young Privately Insured Children, publicado no Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, o uso de antipsicóticos diminuiu nos Estados Unidos, de 2009 a 2017, em crianças pequenas com planos de saúde. No entanto, a maioria das prescrições permanece off-label, sem dados de eficácia e segurança.

Método

A população do estudo incluiu crianças pequenas de um banco de dados de reivindicações comerciais, em todos os Estados Unidos, no período de 2007 a 2017. Os pesquisadores estimaram o uso anual por idade e sexo, definido como o número de crianças que dispensaram um antipsicótico por ano, dividido pelo número inscrito. Além disso, foram descritos os diagnósticos clínicos e a utilização de serviços de saúde mental entre os participantes com uso prescrito em 2009 e 2017.

Diminuição no uso de antipsicóticos em crianças pequenas

Os resultados desse estudo mostraram que o uso anual de antipsicóticos em crianças pequenas foi de 0,27% em 2007, atingiu um pico de 0,29% em 2009 e diminuiu de forma estatisticamente significativa para 0,17% em 2017. O uso foi maior em meninos do que em meninas.

Uma proporção maior de usuários recebeu um diagnóstico de transtorno mental em 2017 (89%) do que em 2009 (86%, p <0,01). Os diagnósticos clínicos mais comuns, sob uma classificação hierárquica, foram transtorno invasivo do desenvolvimento (2009 = 27%, 2017 = 38%, p <0,01), transtorno do comportamento disruptivo ou de conduta (2009 = 15%, 2017 = 21% , p <0,01) e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (2009 = 24%, 2017 = 18%, p <0,01).

Entre os usuários de antipsicóticos de 2017, 32% tiveram quatro ou mais solicitações de psicoterapia, 43% fizeram uma consulta com um psiquiatra e a maioria usou outro medicamento psicotrópico, mais comumente um estimulante (meninos = 57%, meninas = 50%).

Limitações

O estudo possui inúmeras limitações:

  • Este estudo avaliou tendências em crianças com plano de saúde com cobertura dos medicamentos prescritos, não sendo generalizáveis para crianças sem plano ou matriculadas no sistema americano Medicaid;
  • A fonte de dados pode não generalizar todos os indivíduos com plano de saúde;
  • A prescrição de antipsicóticos provavelmente varia entre as regiões dos Estados Unidos;
  • Os diagnósticos foram baseados em códigos registrados em qualquer momento em determinado ano; estes não são validados com base em entrevistas psiquiátricas estruturadas e não se pode determinar a indicação pretendida de tratamento antipsicótico, nem a adequação clínica ou eficácia;
  • A variação nos diagnósticos, entre 2009 e 2017, pode estar relacionada à mudança do Código Internacional de Doenças da nona para a décima edição (CID-9 para CID-10);
  • Não foi feita distinção entre o uso de um antipsicótico novo e contínuo;
  • Não foram levadas em consideração a ordem temporal de prescrições e diagnósticos, o uso dos medicamentos ou de serviços de saúde mental;
  • As doenças mentais na população podem ter sido subestimadas. Os serviços de saúde mental não cobertos pelo plano não são registrados no banco de dados;
  • Não foi determinada a indicação de uso de outros medicamentos prescritos;
  • Não foi possível distinguir com segurança psiquiatras infantis e de adolescentes de outros psiquiatras;
  • Os pesquisadores não tiveram acesso a prescrições dispensadas em ambientes hospitalares, embora o foco do estudo tenha sido o tratamento comunitário;
  • Não havia dados disponíveis sobre raça e etnia.

Conclusões

Apesar das diversas limitações, no geral, a prescrição de medicamentos antipsicóticos diminuiu na última década entre meninos e meninas muito jovens que têm planos de saúde nos Estados Unidos, o que pode refletir uma tendência de prescrição mais cautelosa. Os resultados sugerem grandes mudanças para condições com menos evidências clínicas que suportam o uso em crianças pequenas, juntamente com ligeiros aumentos no uso de psicoterapia entre crianças pequenas com tratamento antipsicótico prescrito.

Apesar dessas tendências encorajadoras, no entanto, os pesquisadores destacaram que muito do uso de antipsicóticos em crianças pequenas continua a ocorrer em crianças diagnosticadas apenas com condições em que ainda não têm eficácia comprovada e nem há dados de segurança.

Esses achados, somados ao número substancial restante de crianças tratadas que não recebem intervenções psicossociais de saúde mental, sugerem que ainda há espaço para melhorias no tratamento comunitário de crianças pequenas com estes tipos de medicamentos.

Em jovens, os antipsicóticos têm sido associados a risco de ganho de peso, sedação, diabetes, hiperlipidemia, efeitos cardiovasculares, reações extrapiramidais e morte inesperada. Estas preocupações são especialmente salientes em crianças muito pequenas, nas quais os efeitos adversos dessa classe de medicamentos no desenvolvimento e em longo prazo são desconhecidos.

Fonte: https://pebmed.com.br/o-uso-de-psicoticos-em-criancas-reduziu-nos-estados-unidos/

Autor(a): Roberta Esteves Vieira de Castro. Doutora em Medicina pela UERJ, mestre em Saúde Materno-Infantil pela UFF e pós-graduanda em neurointensivismo pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino

Referência Bibliográfica:

  • Bushnell GA, Crystal S, Olfson M. Trends in Antipsychotic Medication Use in Young Privately Insured Children. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry. 2020 Oct 19:S0890-8567(20)31987-0. doi: 10.1016/j.jaac.2020.09.023. Epub ahead of print. PMID: 33091567