Por Ana Paula Machado — De São Paulo
19/07/2021 05h01
O grupo EMS, dentro da estratégia de aumentar a sua representatividade no segmento de medicamentos isentos de prescrição (OTC, na sigla em inglês) comprou a família Caladryl da farmacêutica Cellera Farma. O negócio, apesar de pequeno, girou em torno de R$ 10 milhões a R$ 15 milhões, pode melhorar o posicionamento da EMS dentro desse segmento, de acordo com Roberto Amazonas, diretor médico-científico da companhia.
Segundo o executivo, hoje a companhia tem apenas seis linhas de produtos dentro da divisão OTC, sem contar a nova aquisição. “A companhia enxerga o segmento de OTC como uma forma de extensão de marca. E o Caladryl é um medicamento com mais de 50 anos de mercado. Estamos sempre atentos às novas oportunidades de mercado e sempre temos o interesse em medicamentos isentos de prescrição”, disse Amazonas.
O Caladryl é um tradicional creme pós-sol utilizado para aliviar a pele após longos períodos de exposição solar. No entanto, desde meados de 2019, a marca conta também com uma linha de protetores solares. Segundo Amazonas, a negociação foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) no último dia 12 de julho. “A negociação com a Cellera envolveu também a compra da tecnologia e, com isso, a produção da linha já será transferida à EMS”, ressaltou Amazonas.
Em nota, o vice-presidente da EMS, Marcus Sanchez, disse que a iniciativa faz parte de uma diretriz da empresa, no sentido de adquirir marcas maduras para aumentar sua participação nesse segmento. “Pretendemos agregar novos projetos e ampliar a presença da linha Caladryl nos pontos de venda”, afirmou.
Amazonas afirma que a meta da companhia é dobrar o faturamento do Caladryl nos próximos dois anos. Hoje, a linha vende cerca de R$ 5 milhões por ano. “É um mercado muito pulverizado e essa linha tem participação de 14% no segmento de produtos pós-sol e protetores solares. Queremos a liderança e para isso, teremos que deter uns 20% de fatia de mercado. Em cinco anos, nossa meta é chegar ao ‘share’ de 30%”, disse o executivo.
Omilton Visconde Junior, CEO da Cellera Farma, disse que com o negócio a empresa diminui a presença em OTC e foca o seu portfólio no de medicamentos de prescrição médica, principalmente com produtos voltados para o sistema nervoso central, gastroenterologia e pediatria. A Cellera comprou o Caladryl em 2017 e ampliou a linha com o lançamento de protetores solares, além de revitalizar as embalagens e desenvolver nova identidade visual.
“Estamos trabalhando para firmar novas parceiras e atentos às oportunidades de mercado. Além de discutir a extensão de linha dentro da parceira com a Janssen”, disse o executivo da Cellera.
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