TDAH
01/08/2023
Adaptação da criança com TDAH na escola

No Brasil, cerca de 7,6% das crianças e adolescentes têm diagnóstico de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. Com sintomas como a incapacidade de prestar atenção, a dificuldade em ficar parado e a falta de controle de seus impulsos, crianças com TDAH, geralmente, têm o desempenho escolar prejudicado. Embora experienciem mais obstáculos, com o apoio familiar e escolar é possível facilitar alguns caminhos. Então, continue a leitura para saber:

Qual o impacto dos sintomas do TDAH durante o período escolar?

As crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade apresentam características muito marcantes que acabam por influenciar sua rotina, seja em casa ou em outro ambiente que conviva. Na escola, os comportamentos que mais afetam o desempenho de quem tem TDAH são:

  • Dificuldade de manter atenção do início ao fim da aula;
  • Distrai-se com facilidade e frequência do que o professor está falando;
  • Mesmo parado durante as aulas, a criança fica com a mente vagando muitas vezes;
  • A agitação e necessidade de se mover;
  • Pouca vontade e paciência para estudar e fazer deveres.

Geralmente, os sintomas da hiperatividade acometem mais os meninos, enquanto as meninas tendem a apresentar mais sinais de desatenção – mesmo quietas durante as aulas, são pouco participativas. Em ambos os casos, o aproveitamento escolar é prejudicado e as informações são pouco assimiladas, o que prejudica também o desenvolvimento da criança.

Devido a essas características, crianças e jovens com TDAH geralmente são taxados como bagunceiros, preguiçosos e maus alunos. Além do estigma, há também a frustração de não acompanhar os progressos de sua turma escolar.

No entanto, os sintomas apresentam melhora significativa após o início do tratamento para TDAH, de forma que a pessoa consegue se concentrar por mais tempo, fica mais disposta a cumprir com as atividades que considera monótonas e, assim, o rendimento escolar atinge parâmetros melhores.

Neste processo, as escolas, professores, pais e responsáveis exercem papel essencial de fazer o que é preciso para a criança e o adolescente encontrar espaço para desenvolver seu potencial.

O que a legislação brasileira determina sobre o suporte às crianças com TDAH nas escolas?

Em 2021, o governo brasileiro aprovou a Lei Nº 14.254, que estabelece como função do poder público o desenvolvimento e a manutenção de um programa de acompanhamento integral para educandos com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade e outros transtornos de aprendizagem. Dessa forma, escolas da educação básica (ensino infantil, fundamental e médio) em redes públicas e privadas no Brasil devem oferecer:

  • Cuidado e proteção aos alunos com TDAH;
  • Acompanhamento específico direcionado às dificuldades dos alunos com TDAH;
  • Formação e capacitação continuada sobre TDAH aos professores e educadores;
  • Acesso à informação para que professores e educadores possam identificar precocemente sinais relacionados ao TDAH.

Para isso acontecer, a Lei também estabelece que as instituições de ensino devem contar com o apoio de:

  • Redes de proteção social existentes no território, de natureza governamental ou não governamental;
  • Instituições e profissionais da área de saúde;
  • Instituições e profissionais de assistência social;
  • Outras políticas públicas existentes no território.

Dessa forma, a intervenção terapêutica deve ser realizada com metas de acompanhamento multidisciplinar, envolvendo familiares, educadores, assistentes sociais e profissionais da saúde.

O que as escolas e professores podem fazer para auxiliar crianças com TDAH?

Adaptações básicas

  1. Oferecer tempo extra em provas;
  2. Dar opções para o aluno demonstrar conhecimento da forma que lhe for melhor (por exemplo, deixe o aluno escolher entre trabalho escrito, relatório oral, ditado das respostas para alguém escrever, questionário online ou projeto prático);
  3. Certificar-se de que as tarefas não sejam longas e repetitivas. Tarefas mais curtas que fornecem um pequeno desafio sem serem muito difíceis podem funcionar bem;
  4. Oferecer instruções adaptadas à criança, com muitos exemplos práticos;
  5. Usar a tecnologia para auxiliar nas tarefas;
  6. Permitir pausas durante as aulas com tempo para se movimentar;
  7. Oferecer ajuda extra para o aluno se manter organizado – guias, gravações das aulas, pasta de tarefas, etc;
  8. Dar oportunidade da criança trabalhar em grupos pequenos;
  9. Envolver o conselheiro escolar ou psicólogo.

Ajustes no ambiente

  1. Deixar o aluno com TDAH sentar à frente, próximo ao professor;
  2. Minimizar as distrações na sala de aula;
  3. Auxiliar a organização em pastas e cadernos com divisões e cores diferentes;
  4. Limitar a quantidade de materiais sobre a mesa da criança.

Ajustes na comunicação

  1. Manter contato visual com a criança, com proximidade física;
  2. Deixar as tarefas claras – verifique com o aluno se ele entendeu o que precisa fazer;
  3. Deixar a criança confortável para participar verbalmente da aula;
  4. Observar e conversar com o aluno sobre o que o ajuda ou o distrai;
  5. Deixar claro para a criança quais as expectativas e as consequências de comportamentos na escola;
  6. Dar feedback frequente e demonstre que está prestando atenção ao comportamento positivo da criança;
  7. Ser sensível à influência do TDAH nas emoções, como problemas de autoestima ou dificuldade em regular os sentimentos;
  8. Fornecer avisos extras antes de transições e mudanças nas rotinas;
  9. Deixar bilhetes com as datas em que devem ser entregues trabalhos;
  10. Estabelecer comunicação diária ou semanalmente com os pais para reportar o comportamento da criança e se os trabalhos estão sendo feitos;
  11. Conversar com outros professores para reforçar pontos positivos e o que é preocupante em relação à criança;
  12. Deixar claro para a criança que a escola está ali para ajudá-la.

Qual o papel da família na aprendizagem de crianças com TDAH?

  • Entender o diagnóstico da criança e como isso afeta sua educação e socialização;
  • Saber os direitos garantidos às crianças com TDAH;
  • Manter contato próximo com profissionais da saúde e professores da criança;
  • Manter um bom relacionamento com a escola enquanto é um forte defensor da criança;
  • Manter registros cuidadosos, incluindo documentação escrita, comunicação entre casa e escola, relatórios de progresso e avaliações;
  • Incentivar a criança todos os dias;
  • Oferecer feedback positivo quando a criança apresentar melhoria de comportamento;
  • Trabalhar junto à criança para criar um sistema de ajuda com a lição de casa e outros projetos escolares;
  • Auxiliar na manutenção da rotina da criança;
  • Comunicar toda vez que houver mudança na rotina;
  • Deixar a criança confortável para ser quem é, sem receios de comportamentos.

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Referências

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