Para estimular o desenvolvimento da cognição em estudantes, pais e educadores podem lançar mão de práticas voltadas às habilidades conectadas com o aprendizado. São atividades, preferencialmente lúdicas, nas quais a criança precisa acionar a memória, manter a atenção, entrar em contato com novas informações e interpretá-las. Então, continue a leitura para saber:
- O que é cognição?
- Qual o papel da cognição?
- Quais são os diferentes domínios da cognição?
- Como é o desenvolvimento da cognição da criança em idade escolar? (incluir os marcos do desenvolvimento cognitivo)
- Como apoiar o desenvolvimento da cognição na criança?
- O que pode afetar a cognição?
O que é cognição?
A cognição é um conjunto de processos mentais relacionados aos pensamentos e comportamentos, que envolvem a percepção, a atenção, a memória, o raciocínio, a linguagem, a resolução de problemas e a tomada de decisões.
O desenvolvimento cognitivo envolve conexões entre cerca de 100 bilhões de células nervosas, reguladas por sistemas compostos de substâncias químicas cerebrais como a dopamina e a serotonina, importantes para a saúde do cérebro.
Portanto, qualquer alteração química pode acarretar problemas de cognição e, por consequência, habilidades como concentração e raciocínio lógico. Os processos cognitivos são aprimorados entre a infância e adolescência e se tornam cada vez mais complexos com o passar do tempo.
Essa progressão exerce influência no desenvolvimento intelectual e emocional, repercutindo em diversos âmbitos da vida, como você verá a seguir!
Qual o papel da cognição?
A cognição é fundamental para o aprendizado, o desenvolvimento, a comunicação e a adaptação dos seres humanos ao seu ambiente. Ela também influencia as emoções, as motivações, as crenças e as atitudes das pessoas.
Portanto, a cognição interfere em todos os aspectos das nossas vidas, como o desempenho acadêmico e profissional, a realização de atividades cotidianas e as relações interpessoais. Ela é essencial para a vida em sociedade, já que comanda os pensamentos e as ações. A partir dos processos cognitivos, é possível:
- Compreender informações sobre o mundo;
- Interagir com o ambiente externo;
- Elaborar soluções para os mais diversos problemas, concretos ou subjetivos;
- Tomar decisões perante situações simples ou complexas.
Quais são os diferentes domínios da cognição?
Existem vários domínios ou funções cognitivas relacionados com capacidades específicas e essenciais, tais como:
- Atenção – processo cognitivo relacionado à capacidade de concentração em determinados estímulos;
- Linguagem – envolve a habilidade de entender e expressar informações por meio da fala e/ou escrita, permitindo a comunicação com outras pessoas;
- Aprendizagem – capacidade de compreender novas informações integrando-as a outras que já foram assimiladas;
- Memória – relacionada à codificação, conservação e recapitulação de informações;
- Percepção – envolve a capacidade de captar e compreender estímulos sensoriais e, com base neles, interagir com o ambiente externo;
- Pensamento – processo ligado ao raciocínio para a tomada de decisões e a resolução de problemas de toda ordem.
Como é o desenvolvimento da cognição da criança em idade escolar?
O desenvolvimento cognitivo das crianças em idade escolar pode ser dividido em duas fases: operacional concreta (dos 7 aos 11 anos de idade) e operacional formal (acima dos 11 anos de idade). Nas duas etapas há uma grande progressão do raciocínio lógico.
- No estágio concreto – as crianças deixam de ser extremamente literais, organizam melhor o pensamento e começam a compreender que as pessoas podem ter pensamentos e sensações únicas. Nesta fase, elas ainda costumam “brigar” com conceitos abstratos e hipóteses.
- A partir dos 11 anos – é possível observar o uso do raciocínio dedutivo e avanços na compreensão de ideias abstratas, subjetivas. Além disso, os jovens passam a desenvolver a capacidade de pensar em diferentes soluções para um único problema, sendo ele hipotético ou não.
Além desses estágios, há mais duas classificações do desenvolvimento cognitivo: sensório-motor (do nascimento aos 2 anos) e pré-operacional (dos 2 aos 7 anos). Ambos são marcados por experiências sensoriais e construção da linguagem.
Como apoiar o desenvolvimento da cognição na criança?
Existem três fatores externos fundamentais para o desenvolvimento da cognição na criança. O primeiro é a presença e interação positiva com os pais no dia a dia. Depois vem o sono de qualidade e, fechando a tríade, alimentação saudável, rica em ferro, iodo, zinco, vitamina B12, entre outros nutrientes.
Outras formas de apoiar o desenvolvimento da cognição é apostando em atividades capazes de estimular a lógica, a memória, a atenção, entre outras habilidades. São exemplos:
- Brincar – é uma parte essencial do desenvolvimento da criança, pois brincar está relacionado ao aprendizado. É importante incentivar brincadeiras de faz de conta, contato com brinquedos variados, jogos físicos e virtuais, pois essas atividades estimulam processos cognitivos ligados, por exemplo, à memória, à atenção e à percepção;
- Resolver problemas – convidar a criança para solucionar um problema doméstico, considerando a idade, claro, ajuda a estimular o raciocínio, o pensamento e a tomada de decisão;
- Musicoterapia – ouvir música enquanto realiza alguns movimentos corporais também ajuda no desenvolvimento de habilidades, como a atenção e a percepção.
O que pode afetar a cognição?
O desenvolvimento cognitivo pode ser afetado por diversos fatores em diferentes âmbitos, como:
- Biológico – doenças, alimentação, peso da criança ao nascer;
- Ambiental – moradia sem estrutura para uma criança;
- Socioeconômico – renda insuficiente para custear cuidados de saúde, educação e bem-estar;
- Psicossocial – problemas de saúde mental dos cuidadores e falta de interação com a família.
Crianças que vivem em um ambiente doméstico saudável e acolhedor mostram maior potencial de aprendizagem e menor propensão a problemas de saúde mental, como depressão na infância e ansiedade. Essas doenças apresentam como sintomas alterações cognitivas que afetam, por exemplo, a capacidade de atenção.