O transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude, hiperatividade e impulsividade exacerbados, geralmente percebidos antes dos sete anos de idade. No entanto, por serem sinais subjetivos, o diagnóstico de TDAH é feito com base em avaliações médicas, de desenvolvimento e educacionais, a fim de ser mais assertivo. Assim, é possível o tratamento adequado para o crescimento da criança sem prejuízo ao seu desenvolvimento social, cognitivo e de aprendizado.
O que é TDAH?
O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade é um distúrbio do desenvolvimento neurológico, com causa genética, que surge na infância e acompanha as pessoas até a vida adulta em metade dos casos. O TDAH está presente no cotidiano de 3 a 5% das crianças no mundo e se manifesta por meio de comportamentos que são classificados em dois grupos: desatenção e hiperatividade-impulsividade.
Em geral, o TDAH consiste em disfunções de atenção, memória, linguagem, interação social e resolução de problemas de uma criança, causando também dificuldade no aprendizado – na aquisição, retenção ou aplicação de informações e habilidades.
Uma criança com TDAH geralmente:
- Apresenta sintomas de um dos dois grupos -desatenção e hiperatividade-impulsividade – ou uma combinação de sinais de ambas as classificações;
- Desenvolve os sintomas antes dos sete anos de idade;
- Tem seu desenvolvimento nos âmbitos pessoal, social ou escolar prejudicado pela condição;
- Manifestam os sintomas em diversos contextos, como na escola, em casa ou em outras situações cotidianas, por exemplo.
Existe diferença entre TDAH e TDA?
Ambas são síndromes que possuem como característica a falta de foco, desatenção e dificuldade de concentração que acompanham a pessoa durante toda a vida. No entanto, enquanto o transtorno de déficit de atenção (TDA) engloba os sinais e sintomas de desatenção, o TDAH inclui também sintomas de hiperatividade e impulsividade, que geralmente são mais incidentes em crianças e mais brandos na vida adulta.
Quais os sinais e sintomas do TDAH?
Dentro dos dois grupos de sintomas do TDAH, o transtorno pode se caracterizar das seguintes formas:
1. Desatenção – sinais relacionados a falta de foco e concentração, reações rápidas e percepção constante. São mais comuns de serem identificados na adolescência. As pessoas com esses sintomas:
- Distraem-se facilmente;
- Esquecem de muitas tarefas e detalhes em atividades diárias;
- Não parecem estar atentas quando são abordadas, mesmo que diretamente;
- Têm dificuldade de organizar tarefas;
- Cometem erros descuidados;
- Não se atentam a detalhes;
- Têm dificuldade de manter a atenção em uma atividade por muito tempo;
- Frequentemente perdem objetos necessários no cotidiano;
- Evitam ou não gostam de atividades que envolvem esforço mental durante longos períodos.
2. Hiperatividade-impulsividade – sinais relacionados aos problemas com limites e regras, atividade motora excessiva e ações precipitadas, que geralmente começam a se manifestar antes dos quatro anos de idade. As pessoas com esses sintomas:
- Estão frequentemente em movimento, andando, correndo ou escalando, mesmo em momentos e lugares inapropriados;
- Costumam falar bastante;
- Mexem mãos e pés com frequência;
- Interrompem outras pessoas de maneira abrupta, sem paciência de aguardar sua vez.
Como o TDAH em adultos se manifesta?
Em adultos, as características principais do TDAH se mantêm, mesmo que mais brandas. Geralmente, são pessoas com problemas de memória, inquietas, impulsivas, que têm dificuldade de avaliar o próprio comportamento e, por isso, podem ser considerados egoístas à primeira vista. O TDAH em adultos pode estar relacionado a outros problemas, como o abuso de drogas e álcool, ansiedade e depressão.
Em geral, pessoas adultas com TDAH podem ter:
- Baixa tolerância para frustrações;
- Temperamento teimoso e muitas vezes agressivo;
- Habilidades sociais deficientes,
- Distúrbios do sono.
Como é feito o diagnóstico do TDAH?
O diagnóstico do TDAH é clínico, realizado por meio de avaliações médicas, educacionais e psicológicas. Dessa forma, envolve uma equipe multidisciplinar que, em conjunto com os pais da criança, encontram coerência entre os comportamentos e os sintomas do TDAH.
Os sinais que caracterizam o TDAH podem estar presentes em qualquer pessoa em diferentes graus – especialmente em crianças. No entanto, em pessoas que possuem a condição, estes sinais se manifestam simultaneamente e com constância. Para fazer o diagnóstico de TDAH de maneira correta, é necessário realizar uma avaliação criteriosa em diferentes aspectos da vida da criança.
São feitas 3 avaliações principais:
Avaliação médica – os sintomas de TDAH são identificados e o médico analisa quais condições podem ter contribuído para o desenvolvimento deles. Essa avaliação inclui a pesquisa do histórico de exposição pré-natal do bebê a alguns fatores, tais como:
- Substâncias químicas, como remédios, álcool e tabaco ingeridos pela mãe;
- Complicações ou infecções perinatais;
- Infecções do sistema nervoso central;
- Traumatismo cranioencefálico;
- Doença cardíaca;
- Falta de apetite e/ou alimentação seletiva;
- Histórico familiar de TDAH.
Avaliação do desenvolvimento – que permite determinar o início e a evolução dos sinais e sintomas. Essa avaliação usa escalas específicas do TDAH, com verificação de marcos de desenvolvimento e da linguagem da criança. A análise é feita tanto pelas famílias quanto por funcionários de escolas, o que possibilita a avaliação em diferentes contextos.
- Atenção: Essas escalas não devem ser usadas isoladamente para fazer um diagnóstico.
Avaliação educacional – é aquela em que é possível documentar de que maneira os sinais e sintomas podem influenciar o desempenho educacional.
Com base nessas três avaliações, familiares, educadores e equipe médica identificam os sintomas presentes no desenvolvimento da criança. Para firmar o diagnóstico de TDAH, é preciso que ela apresente seis ou mais sinais de desatenção, hiperatividade e impulsividade.
Além disso, é necessário que os sintomas de TDAH:
- Estejam presentes muitas vezes por seis meses ou mais;
- Ocorram em pelo menos dois ambientes diferentes, como a casa e a escola, por exemplo;
- Se manifestem antes dos 12 anos de idade;
- Interfiram no desempenho da pessoa em atividades em casa, na escola ou outro ambiente.
Veja também
- O que é e como identificar o TDAH em uma pessoa?
- TDAH – Depoimentos de pacientes com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade
- Volta às aulas em segurança para todos
Referências:
- https://tdah.org.br/sobre-tdah/o-que-e-tdah/
- https://www.fcm.unicamp.br/fcm/prospeccao-de-estrategias-tecnoassistenciais-na-atencao-basica-projeto-medicalizacao-na-infancia/tdah-e-outros-conceitos
- https://www.msdmanuals.com/pt/profissional/pediatria/dist%C3%BArbios-de-aprendizagem-e-desenvolvimento/transtorno-de-d%C3%A9ficit-de-aten%C3%A7%C3%A3o-hiperatividade-tda-tdah
- https://pebmed.com.br/o-que-voce-precisa-de-saber-sobre-as-novas-diretrizes-de-tdah/