ADHD
07/06/2023
Qual o papel do SUS no tratamento do TDAH?

No Brasil, cerca de 7,6% das crianças e adolescentes têm diagnóstico de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Em adultos com idade entre 18 e 44 anos, esse número cai para 5,2%, entretanto, em pessoas com mais de 44 anos, a prevalência é de 6,1%. Em julho 2022, o Ministério da Saúde aprovou o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do TDAH, documento que padroniza e orienta os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento desses pacientes na rede pública. Mas você sabe o que o SUS oferece? Continue a leitura para saber:

Quais as diretrizes do Protocolo Clínico para TDAH do Ministério da Saúde?

São critérios que guiam os profissionais de saúde no diagnóstico de TDAH, para orientar no diagnóstico e no tratamento, acompanhando a evolução do quadro do paciente. As diretrizes são formuladas com base em evidências científicas e rigorosos parâmetros de qualidade divididos em três momentos da jornada do paciente.

  1. Diretrizes para diagnóstico do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade

Por seus sintomas se confundirem com os de outras condições e também com algumas características normais de desenvolvimento de uma criança, o diagnóstico do TDAH é complexo. Além disso, a falta de confirmação do transtorno ou um diagnóstico que esteja equivocado podem trazer consequências à pessoa. Por isso, o Ministério da Saúde estabelece as seguintes diretrizes:

  • A confirmação do diagnóstico pode ser baseada em 18 sintomas que indicam desatenção excessiva, hiperatividade e impulsividade;
  • Os comportamentos que evidenciam esses sintomas devem ser observados em várias situações durante, pelo menos, seis meses;
  • Os danos provocados por esses comportamentos à sociabilidade e/ou ao desempenho escolar devem ser evidentes;
  • Caso uma criança ou adulto apresente estes sintomas e exista a suspeita de TDAH, os profissionais de saúde devem realizar uma avaliação clínica e psicossocial completa;
  • Em ambas as avaliações, é necessário que uma equipe multidisciplinar esteja envolvida;
  • As informações e relatos de familiares, responsáveis, educadores e cuidadores são essenciais para a definição do diagnóstico, por isso, devem ser consideradas;
  • Além disso, os pontos de vista da pessoa com TDAH também devem ser considerados;
  • O diagnóstico deve ser realizado por um psiquiatra, um pediatra, um neurologista ou um neuropediatra.
  • Diretrizes para tratamento do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade

O Ministério da Saúde indica a intervenção multimodal, ou seja, tratamentos combinados, enfatizando aquele que não envolve medicamentos. Dessa forma, incluiu nas diretrizes:

  • Orientar a pessoa com TDAH sobre os estigmas do transtorno e auxiliá-la na compreensão dos sintomas e explicar os desafios;
  • A terapia cognitiva comportamental, por meio do acompanhamento de um psicólogo que utilize essa abordagem.
  • O apoio educacional de profissionais para melhorar o desempenho escolar, com metas específicas e atingíveis, como maior seguimento de regras e melhora das notas do colégio;
  • O apoio familiar, considerando também as necessidades dos pais, mães e/ou responsáveis pelos cuidados da pessoa com TDAH;
  • Hábitos alimentares saudáveis, que promovam a ingestão de ferro, zinco e ácidos graxos (nutrientes com efeitos protetores) e evitam o consumo de corantes alimentares, açúcar e conservantes (substâncias que podem causar efeitos adversos nas pessoas com TDAH);
  • A obrigatoriedade de deixar quem tem TDAH e os familiares cientes dos potenciais riscos e efeitos colaterais relacionados ao uso de medicamentos.
  • Diretrizes para acompanhamento do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade

O Ministério da Saúde considera que o monitoramento continuo garante que o tratamento do paciente seja adequado aos sintomas atuais e às suas circunstâncias familiares, sociais e culturais. Por isso, estabelece as seguintes diretrizes:

  • A frequência do tratamento não medicamentoso (como o atendimento psicológico, a orientação aos pais e o apoio escolar) deve ser semanal, ao menos de início;
  • As consultas com os médicos responsáveis devem acontecer em intervalos de, no máximo, 30 dias, período que pode ser prolongado se o caso tiver boa evolução;
  • Para avaliar a resposta ao tratamento, podem ser usados alguns questionários;
  • O acompanhamento deve ser feito não apenas nos serviços de saúde, mas também com o apoio educacional e familiar. Dessa forma, envolve uma equipe multidisciplinar, que pode ter psiquiatra, médico de família e comunidade, psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo e assistente social.

Essas diretrizes são importantes porque:

  • Identificar a doença no estágio inicial e iniciar o acompanhamento de maneira ágil é essencial para um tratamento eficiente;
  • Grande parte dos estigmas do TDAH vem da incerteza das pessoas quanto à validade de um diagnóstico;
  • Há cada vez mais demanda de pessoas com TDAH por serviços de saúde mental.

O que é oferecido pelo SUS para diagnóstico de pessoas com TDAH?

O SUS busca articular o atendimento e acompanhamento de pessoas com TDAH nos níveis federal, estadual e municipal. Por isso, instituiu a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que prevê̂ a criação, a ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental, especialmente em nível estadual. A RAPS conta com a Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental.

A Atenção Primária à Saúde é a porta de entrada para o diagnóstico do transtorno de déficit de atenção com hiperatividade. Ela diz respeito às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e à Equipe de Saúde da Família (ESF e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), lugares onde as pessoas são acolhidas por profissionais da saúde para atendimento e encaminhamento para especialistas.

Como o SUS deve seguir as diretrizes implementadas pelo Ministério da Saúde, deve também fornecer profissionais especializados em atendimento e diagnóstico de TDAH. Além disso, o Sistema Único de Saúde deve trabalhar em conjunto com as equipes de assistência social locais e, se for o caso, com as escolas públicas.

O que é oferecido pelo SUS para tratamento de pessoas com TDAH?

Além do acompanhamento na Atenção Primária, em conjunto com as escolas e assistência social, o SUS oferece os Centros de Atenção Psicossocial, locais onde adultos, crianças e adolescentes com TDAH recebem cuidados de saúde mental. Eles contam com uma equipe multidisciplinar e podem oferecer:

  • Sessões de psicoterapia;
  • Oficinas terapêuticas em grupo;
  • Oficinas de expressão;
  • Oficinas culturais;
  • Atividades esportivas;
  • Atividades de suporte social;
  • Grupos de leitura e debate;
  • Atendimento para a família, tanto para o grupo familiar quanto o atendimento individualizado para familiares.

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Referências


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