02/09/2021
SEO Na Área De Saúde: 6 Técnicas Para As Necessidades De Marketing Orgânico Do Seu Site

Você já deve ter ouvido falar que frutas cítricas como a laranja, o limão e a acerola são fontes de vitamina C. Ou então que algumas espécies de peixe e o leite de vaca são ricos em vitamina D. Esses nutrientes presentes em alimentos que consumimos no dia a dia são importantes para o bom funcionamento do organismo, prevenindo uma série de doenças como a osteoporose e o escorbuto, por exemplo.

Você gostaria que o seu site aparecesse na primeira página do Google? Provavelmente, você respondeu afirmativamente. Afinal, quem não deseja ter esse posicionamento? Embora não seja um objetivo simples, ele pode ser alcançado através do marketing médico.

Você já ouviu falar em SEO? Caso não, este artigo é leitura obrigatória. Nele, explicaremos tudo sobre essa técnica e sobre como ela pode levar o seu site ao topo dos resultados dos mecanismos de busca. Ficou interessado? Então, continue a leitura.

Primeiro, entenda o que é inbound marketing

Antes de explicarmos o que é SEO, você precisa entender o conceito de inbound marketing. Essa é a etapa básica para quem deseja alcançar a notoriedade na internet de forma orgânica, sem o investimento em anúncios.

Ainda, o inbound marketing, em tradução literal, significa “marketing de entrada”. Ou seja, como o próprio nome diz, são estratégias de divulgação cujo objetivo é atrair o consumidor, despertando o interesse dele por um produto ou serviço.

Para isso, você precisa se utilizar de diferentes técnicas de marketing digital, em especial a produção de conteúdos relevantes. A partir da leitura desses conteúdos é que as pessoas darão credibilidade e irão desenvolver a confiança no seu trabalho.

Ademais, a metodologia do inbound marketing é dividida em quatro etapas: atração, conversão, venda e encantamento. No primeiro caso, é a fase em que o blog e as mídias sociais serão utilizadas para compartilhar informações relevantes.

Na etapa de conversão, os leitores dos seus conteúdos foram conquistados e precisam ser qualificados como potenciais pacientes (leads). Para isso utilizam-se formulários, e-books e landing pages.

Já a fase de venda ocorre quando o visitante do site está pronto para marcar uma consulta e se tornar um paciente. Por último, no encantamento, você já finalizou o atendimento e agora precisa fidelizá-lo, através de ações que façam com que ele se torne um promotor do seu serviço.

Talvez, você se pergunte: qual a relação do SEO com inbound marketing? Nos dias atuais, principalmente em tempos de pandemia da Covid-19, as pessoas utilizam a internet para buscar informações sobre essa doença, formas de prevenção, etc.

Entretanto, com a grande concorrência do setor de saúde, o seu site precisa aparecer nas primeiras páginas para que tenha mais chances de ser acessado. É nesse momento que entram as técnicas de SEO. A seguir, falaremos mais sobre elas.

O que é SEO?

A sigla SEO significa “Search Engine Optimization” que, em tradução livre, pode ser entendido como “otimização para os mecanismos de busca”. Esse termo consiste em um conjunto de técnicas que promovem a otimização do posicionamento de um site.

Diferente do tráfego pago, que depende do investimento em anúncios, as técnicas de SEO melhoram o tráfego orgânico, ou seja, acessos voluntários dos usuários, sem a intermediação de links patrocinados.

Assim, para aplicar essa metodologia na sua página, você precisa conhecer as principais técnicas utilizadas. Neste sentido, separamos aquelas que podem ser aplicadas imediatamente no seu site.

1) Palavras-chave

Sempre que uma busca é realizada no Google ou em outro buscador, inserimos alguns termos que irão nortear essa pesquisa. Por exemplo, a busca por um ortopedista em São Paulo tende a ser feita com a inserção das palavras “ortopedista” e “São Paulo”.

Essas são as palavras-chave da pesquisa. Para que o seu site ou conteúdo apareça nos resultados das buscas, você precisa conhecer os principais termos que os usuários utilizam quando desejam sanar suas dúvidas.

Como o Google já conhece o seu site, ele irá verificar se as palavras-chave inseridas constam nas suas páginas. Se a resposta for sim, as informações contidas nele serão avaliadas, comparadas com as de outros sites e ranqueadas, considerando em primeiro lugar aquele que é mais relevante para a pesquisa.

2) Link building

Outra técnica de SEO que precisa estar presente na sua estratégia de marketing médico. O link building diz respeito à construção de uma relação de determinado conteúdo com outros artigos ou até portais de terceiros. Isso beneficia o ranqueamento do site.

Essa estratégia pode ser realizada de duas formas: links internos e externos. No primeiro caso, são os links que direcionam o leitor para outros conteúdos disponíveis na sua página. O objetivo é mantê-lo o máximo de tempo possível consumindo os seus artigos.

Já os links externos referem-se à indicação de outros sites dentro dos seus conteúdos. Neste caso, você precisa partir do princípio de que essa página tem mais autoridade que você. Quando essa ação é retribuída, a autoridade dele é transferida para o seu site, aumentando a sua relevância.

3) Tamanho do conteúdo e volume de postagem

As técnicas de SEO podem ser on-page or off-page. O primeiro trata de fatores que estão presentes nas suas próprias páginas. Já o segundo, são os elementos de fora da página, que mostram se ela é ou não uma referência.

Neste sentido, o tamanho do conteúdo e o volume de postagem são técnicas on-page. Embora não seja um fator de ranqueamento, os conteúdos longos tendem a ser mais aprofundados, oferecendo respostas mais satisfatórias.

O volume de postagem favorece o melhor posicionamento. Quanto mais conteúdos publicados, maiores as chances de ranquear bem. No entanto, é preciso aliar a frequência à qualidade. Ou seja, você precisa postar muitos conteúdos, mas eles precisam ser relevantes.

4) URL

As URLs são os endereços utilizados por cada site, sendo um importante fator de ranqueamento para o Google. Isso porque, ao rastrear a sua página, ele entende que os termos presentes na sua URL resumem o assunto que está sendo tratado.

Assim, esses endereços precisam ser claros e devem ter relação com o tema abordado. Além disso, você precisa evitar o uso de números, letras maiúsculas, subdiretórios e o excesso de palavras.

5) EAT

A sigla EAT, em tradução livre, significa Especialidade, Autoridade e Confiabilidade. Esses três aspectos são utilizados pelo Google para avaliar a qualidade de um site e determinar o seu posicionamento nos resultados.

Neste sentido, os mecanismos de busca consideram a especialidade do autor do conteúdo, a autoridade e a confiabilidade dele, do próprio conteúdo e do site. Essas informações são analisadas manualmente pelo Google.

6) Velocidade de carregamento

No que se refere ao SEO off-page, a grande maioria desses fatores diz respeito a aspectos técnicos de uma página, como, por exemplo, a velocidade de carregamento. No entanto, esse é um dos principais critérios para a classificação.

Isso porque os buscadores entendem que a experiência de busca do usuário está diretamente ligada à agilidade da resposta. Para avaliar a velocidade do seu site, você pode utilizar o PageSpeed Insights do Google.

Enfim, com a leitura deste artigo, você conheceu algumas das principais técnicas de SEO que influenciam no ranqueamento do seu site. Portanto, se você deseja atrair mais pacientes de maneira orgânica, considere nossas dicas e implemente-as quanto antes.