A pandemia chegou e ficou. É fato. Mas a vida tem que continuar. Também é fato. O problema é como devolver às pessoas uma vida ao menos parecida com a que tinham antes de sermos assolados por este ataque avassalador do novo SARS-COV-2, mais um coronavírus a circular entre nós, porém este com características únicas e com altas taxas de morbidade e mortalidade.
Um dos pontos que mais tem gerado polêmicas neste momento em que a pandemia já se estagnou em alguns países, estabilizou-se em outros ou ainda avança em muitas cidades do Brasil e do mundo, é quando e se as escolas devem voltar a receber seus alunos. Na verdade, reabrir escolas primárias deixou de ser apenas uma questão científica ou burocrática, mas sim uma importante decisão de aspecto moral e emocional. (1). Afinal, a responsabilidade dos governos com a proteção das crianças e de suas famílias não permite a tomada de decisões equivocadas, com o risco de que infecções graves como a COVID-19 saiam novamente do controle. (1)
Dados dos Estados Unidos mostram que, em circunstâncias normais, cerca de 40 milhões de crianças do jardim de infância à oitava série deveria estar nas escolas este ano, sem contar as cerca de 27 milhões das séries mais avançadas. (1) Por outro lado, um estudo realizado nos 50 Estados do país mostrou que o fechamento das escolas levou a um significativo declínio na incidência e mortalidade por COVID-19 (redução média semanal de 62% e 58%, respectivamente), resultados estes mais expressivos nos Estados que optaram por um fechamento mais precoce, quando a incidência de COVID-19 ainda não era tão elevada. (2) No entanto, é possível que tal redução pode também estar relacionada a uma série de outras intervenções simultâneas. (2)
O fato é que, ao pensarmos na retomada das aulas e na grande complexidade de fazer com que essas crianças e adolescentes voltem fisicamente às escolas em tempo integral, a primeira coisa que vem à mente é que muitas já terão perdido um tempo essencial em termos de desenvolvimento, educação e socialização. (1) Além disso, para que a economia também possa retornar à sua força total, os pais necessitam das escolas para compartilharem o cuidado de seus filhos, inclusive com o benefício de que muitas fornecem alimentação para as crianças durante o período em que estão trabalhando. (1) Portanto, apesar das dificuldades a serem enfrentadas, a reabertura segura das escolas deveria ser uma prioridade absoluta. (1)
Esta situação, portanto, tem levado pais e educadores a se preocuparem com a elaboração de um plano de abertura das escolas que possa garantir segurança para as crianças, funcionários e até para os familiares, dados os altos níveis de transmissão do vírus na comunidade. (1) Por outro lado, manter crianças e adolescentes sob regras rigorosas de distanciamento social não é fácil é tão pouco bom para o ensino e a própria necessidade de convívio que eles têm. Sem contar que boa parte das escolas não têm espaço suficiente para manter esse distanciamento ou possibilidade de melhorar a ventilação e as condições de higiene, assim como dar suporte adequado em suas enfermarias. (1)
Contudo, não é só com o SARS-CoV-2 que devemos nos preocupar. Sabemos que crianças podem ser assintomáticas ou apresentar sintomas leves, indistinguíveis de outras infecções virais, e que podem espalhar o vírus mesmo quando estiverem bem. Temos visto cenário semelhante de transmissão em outras epidemias virais como as de gripe, exatamente por passarem períodos prolongados na proximidade de outras crianças na escola e durante as atividades físicas. (2) As vias de transmissão dos vírus respiratórios incluem contato direto, fômites e gotículas de secreção transportadas pelo ar. O rinovírus e o vírus sincicial respiratório, por exemplo, disseminam-se pelo contato das mãos com outras pessoas ou superfícies ou carregados por partículas grandes de aerossóis. Já o vírus da influenza pode se disseminar por distâncias ainda maiores, já que também viaja em partículas menores de aerossóis. (3) Nas escolas, a preocupação pode ser ainda maior, pois as crianças geralmente eliminam maiores cargas virais que os adultos. (3)
Outras doenças comuns entre crianças são as gastroenterites virais, um grande problema de saúde em todo o mundo principalmente por seus surtos ocasionais ou sazonais em ambientes semifechados, como as escolas, manifestados principalmente por diarreia e vômitos. (4) Recomendações gerais nesses casos incluem a adoção de padrões rígidos de higiene, desinfecção de superfícies ambientais compartilhadas e exclusão de pessoas doentes da escola por pelo menos 48 horas após a resolução dos sintomas. (4)
Um dos vírus mais associados a surtos frequentes de gastroenterites é o norovírus, cuja principal forma de infecção é a partir de pessoas infectadas, mesmo que assintomáticas, por contato direto ou via superfícies compartilhadas. A transmissão torna-se ainda mais preocupante se considerarmos que a quantidade de partículas virais necessárias para a contaminação é muito baixa e se encontram em grande número nas fezes. (5) Curiosamente, a transmissão do norovírus por contato direto ou indireto com vômitos pode ser uma via potencialmente aceita durante os surtos. Como os vômitos são frequentes em pacientes com gastroenterite por norovírus, isso ajudaria a explicar a grande proporção de disseminação em ambientes onde haja proximidade entre as pessoas. (5) Um estudo espanhol mostrou que o risco de norovirose associou-se à exposição a alimentos em 66,1% dos casos e aos vômitos em 24,8%. (5)
Finalmente, é de destacar também o cuidado com as crianças menores que retornarão às creches ou pré-escolas, já que um levantamento realizado no Brasil mostrou que elas apresentam risco até duas a três vezes maior de adquirir infecções, obrigando maior atenção quanto à lavagem das mãos, rotina para troca e descarte de fraldas e desinfecção de áreas contaminadas. (6)
Uma mensagem final: todo cuidado será pouco ao se programar o retorno às escolas, pré-escolas ou creches, seja qual for o momento escolhido para essa decisão. Infecções poderão voltar a surgir e deveremos estar preparados.
Referências
- Levinson M, Cevik M, Lipsitch M. Reopening Primary Schools during the Pandemic [published online ahead of print, 2020 Jul 29]. N Engl J Med. 2020; 10.1056/NEJMms2024920. doi:10.1056/NEJMms2024920.
- Auger KA, Shah SS, Richardson T, et al. Association Between Statewide School Closure and COVID-19 Incidence and Mortality in the US [published online ahead of print, 2020 Jul 29]. JAMA. 2020; e2014348. doi:10.1001/jama.2020.14348.
- Nesti MM, Goldbaum M. Infectious diseases and daycare and preschool education. J Pediatr (Rio J). 2007;83(5):299-312. doi:10.2223/JPED.1649
- Mellou K, Sideroglou T, Potamiti-Komi M, et al. Epidemiological investigation of two parallel gastroenteritis outbreaks in school settings. BMC Public Health. 2013; 13:241. Published 2013 Mar 19. doi:10.1186/1471-2458-13-241.
- Godoy P, Alsedà M, Bartolomé R, et al. Norovirus gastroenteritis outbreak transmitted by food and vomit in a high school. Epidemiol Infect. 2016;144(9):1951-1958. doi:10.1017/S0950268815003283 Dalcin
Dalcin PTR, Silva DR. Infecções Virais do Trato Respiratório. Disponível em: http://www.boletimdasaude.rs.gov.br/conteudo/1442/infecções-virais-do-trato-respiratório. Acessado em 13 de agosto de 2020.