09/06/2022

O marketing digital é um recurso muito importante para os profissionais de saúde, pois amplia o alcance da comunicação e da divulgação do trabalho. Além disso, em tempos de pandemia da COVID-19, tornou-se uma ferramenta fundamental para informar e ajudar os pacientes.

Neste artigo, você vai conhecer algumas das principais maneiras de utilizar o marketing digital como instrumento de orientação e educação da população em meio ao difícil cenário em que vivemos.

A importância do marketing digital

Em função da pandemia e da necessidade de isolar-se e permanecer em quarentena, uma grande parcela da população ficou, durante algum tempo, impossibilitada de manter suas consultas médicas regulares.

Assim como prejudicou os pacientes, o elevado número de cancelamentos também prejudicou os profissionais de saúde. Com isso, foi preciso se reinventar e, além de adaptar-se à telemedicina, passaram a utilizar o marketing digital para relacionar-se com seus pacientes.

Porém, esse recurso não serve apenas para aproximar o médico do seu público ou para facilitar a comunicação entre eles, mas também para informar. Neste sentido, as estratégias de inbound marketing são imprescindíveis.

O que é inbound marketing?

Inbound marketing é uma vertente do marketing digital que consiste em atrair, encantar, converter e fidelizar as pessoas a uma marca através da produção e distribuição de conteúdos relevantes.

No setor de saúde, o inbound marketing é a principal estratégia para a captação e retenção de pacientes. Isso porque, com a facilidade de acesso à informação, as pessoas passaram a utilizar a internet para sanar suas dúvidas sobre doenças, sintomas, procedimentos, entre outros.

Dessa forma, ao inserir essa metodologia nas suas ações de marketing, você se torna uma fonte de informação para esse público. Além disso, você estará contribuindo com a divulgação de conteúdos com base científica, evitando que seus pacientes sejam enganados.

Conheça algumas formas de ajudar os seus pacientes através do marketing digital

Agora que você já entendeu a importância do marketing digital e sabe como funciona a estratégia de inbound marketing, descubra como utilizar essas ferramentas para ajudar os seus pacientes em tempos de pandemia. Confira:

1) Postagens educativas nas redes sociais

Embora o cenário atual ofereça explicações mais detalhadas sobre o novo coronavírus, ainda existem muitas dúvidas sobre o tema e, como se não bastasse, há um grande volume de conteúdos mentirosos sendo divulgados na internet.

Neste sentido, você pode utilizar as ferramentas que o ambiente digital disponibiliza para combater essas fake news e contribuir com a educação e orientação da população. Uma boa forma de fazê-lo é nas redes sociais.

Apenas no Brasil, são mais de 150 milhões de usuários de plataformas como Instagram, Facebook, Tik&Tok e LinkedIn. Então, crie postagens informativas para essas redes e ajude a conter a disseminação dos boatos.

Além de ajudar as pessoas de uma forma geral, você estará demonstrando o seu posicionamento para os pacientes. Você também precisa atentar-se para as publicações que irá realizar nesse período, evitando ir de encontro com as orientações das autoridades.

2) Crie artigos para responder às principais dúvidas sobre a Covid-19

Apesar de terem sua importância e servirem bem ao seu propósito, os posts nas redes sociais são curtos. Com isso, você não tem espaço para uma abordagem mais complexa e explicativa que, de fato, responda às dúvidas da população.

Dessa forma, a elaboração de artigos é uma estratégia interessante e relevante. Porém, para que tenham um bom alcance, você precisa dispor de um blog para publicá-los. Assim, os conteúdos estarão disponíveis para todos e poderão ser encontrados em pesquisas no Google.

Por outro lado, a produção de artigos para blog é uma ferramenta de extrema importância dentro da metodologia de inbound marketing. Com esses conteúdos você demonstra o seu conhecimento, constrói sua autoridade e desenvolve sua presença digital.

Posteriormente, com a reabertura das cidades e a regressão do estado de pandemia, as pessoas retornarão aos consultórios médicos e, na hora de buscar um profissional no Google, a tendência é de que o seu nome surja entre os resultados.

Então, construa seu próprio blog e explore esse recurso o máximo possível. Embora seja importante abordar temas associados à sua atuação profissional, separe este momento para explicar tudo o que se sabe sobre a Covid-19.

3) Invista em marketing de relacionamento

Assim como o inbound marketing, o marketing de relacionamento é uma vertente do marketing digital que busca aproximar a marca dos seus consumidores. No caso da área de saúde, serve para estreitar a relação entre médico e paciente.

A pandemia da Covid-19 afetou consideravelmente o convívio social da população, especialmente entre os mais idosos. Com isso, as pessoas estão fragilizadas, mais sensíveis e abertas ao relacionamento.

Com o marketing de relacionamento, você estabelece um canal de comunicação com seu público. Assim, além de produzir posts e artigos relevantes, você se mostra disponível para esclarecer as dúvidas, respeitando os limites do Código de Ética Médica.

Além disso, o marketing de relacionamento é utilizado para usar a seu favor a experiência oferecida pelo seu consultório. Ao fornecer um atendimento satisfatório, os pacientes irão indicar o seu trabalho para amigos e familiares.

4) Use o e-mail marketing para comentar notícias e combater as fake news

Outra poderosa ferramenta do marketing digital é o bom e velho e-mail. Mesmo sendo uma tecnologia não tão recente, ela ainda continua trazendo excelente retorno para quem a utiliza na sua estratégia.

Contudo, além de ser usado para a divulgação do seu trabalho, o e-mail marketing é um recurso importante em tempos de pandemia. Através dele, você pode encaminhar informações que julga relevantes para a população.

Um bom exemplo é comentar as notícias que estão sendo diariamente divulgadas a respeito do novo coronavírus. Todo o medo em torno do tema faz com que as pessoas fiquem ligadas nos noticiários para saber o que está acontecendo.

Porém, ao não compreender o que está sendo dito ou até pelo conflito de informações divulgadas por diferentes locais, essa situação pode gerar apreensão, angústia e até favorecer um quadro de depressão.

Por isso, separe uma parte do seu tempo e dedique-se a esmiuçar os detalhes das notícias que chegam e atue ativamente no combate às fake news. Essas ações irão gerar um ótimo resultado para você.

Enfim, são muitas as formas de usar o marketing digital para comunicar e, principalmente, educar a população sobre a Covid-19. Portanto, não ignore o potencial dessa ferramenta e utilize-a a favor dos seus pacientes e das pessoas em geral.