No Brasil, cerca de 7,6% das crianças e adolescentes têm diagnóstico de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. Com sintomas como a incapacidade de prestar atenção, a dificuldade em ficar parado e a falta de controle de seus impulsos, crianças com TDAH, geralmente, têm o desempenho escolar prejudicado. Embora experienciem mais obstáculos, com o apoio familiar e escolar é possível facilitar alguns caminhos. Então, continue a leitura para saber:
- Qual o impacto dos sintomas do TDAH durante o período escolar?
- O que a legislação brasileira determina sobre o suporte escolar às crianças com TDAH?
- O que as escolas e professores podem fazer para auxiliar crianças com TDAH?
- Qual o papel da família na aprendizagem de crianças com TDAH?
Qual o impacto dos sintomas do TDAH durante o período escolar?
As crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade apresentam características muito marcantes que acabam por influenciar sua rotina, seja em casa ou em outro ambiente que conviva. Na escola, os comportamentos que mais afetam o desempenho de quem tem TDAH são:
- Dificuldade de manter atenção do início ao fim da aula;
- Distrai-se com facilidade e frequência do que o professor está falando;
- Mesmo parado durante as aulas, a criança fica com a mente vagando muitas vezes;
- A agitação e necessidade de se mover;
- Pouca vontade e paciência para estudar e fazer deveres.
Geralmente, os sintomas da hiperatividade acometem mais os meninos, enquanto as meninas tendem a apresentar mais sinais de desatenção – mesmo quietas durante as aulas, são pouco participativas. Em ambos os casos, o aproveitamento escolar é prejudicado e as informações são pouco assimiladas, o que prejudica também o desenvolvimento da criança.
Devido a essas características, crianças e jovens com TDAH geralmente são taxados como bagunceiros, preguiçosos e maus alunos. Além do estigma, há também a frustração de não acompanhar os progressos de sua turma escolar.
No entanto, os sintomas apresentam melhora significativa após o início do tratamento para TDAH, de forma que a pessoa consegue se concentrar por mais tempo, fica mais disposta a cumprir com as atividades que considera monótonas e, assim, o rendimento escolar atinge parâmetros melhores.
Neste processo, as escolas, professores, pais e responsáveis exercem papel essencial de fazer o que é preciso para a criança e o adolescente encontrar espaço para desenvolver seu potencial.
O que a legislação brasileira determina sobre o suporte às crianças com TDAH nas escolas?
Em 2021, o governo brasileiro aprovou a Lei Nº 14.254, que estabelece como função do poder público o desenvolvimento e a manutenção de um programa de acompanhamento integral para educandos com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade e outros transtornos de aprendizagem. Dessa forma, escolas da educação básica (ensino infantil, fundamental e médio) em redes públicas e privadas no Brasil devem oferecer:
- Cuidado e proteção aos alunos com TDAH;
- Acompanhamento específico direcionado às dificuldades dos alunos com TDAH;
- Formação e capacitação continuada sobre TDAH aos professores e educadores;
- Acesso à informação para que professores e educadores possam identificar precocemente sinais relacionados ao TDAH.
Para isso acontecer, a Lei também estabelece que as instituições de ensino devem contar com o apoio de:
- Redes de proteção social existentes no território, de natureza governamental ou não governamental;
- Instituições e profissionais da área de saúde;
- Instituições e profissionais de assistência social;
- Outras políticas públicas existentes no território.
Dessa forma, a intervenção terapêutica deve ser realizada com metas de acompanhamento multidisciplinar, envolvendo familiares, educadores, assistentes sociais e profissionais da saúde.
O que as escolas e professores podem fazer para auxiliar crianças com TDAH?
Adaptações básicas
- Oferecer tempo extra em provas;
- Dar opções para o aluno demonstrar conhecimento da forma que lhe for melhor (por exemplo, deixe o aluno escolher entre trabalho escrito, relatório oral, ditado das respostas para alguém escrever, questionário online ou projeto prático);
- Certificar-se de que as tarefas não sejam longas e repetitivas. Tarefas mais curtas que fornecem um pequeno desafio sem serem muito difíceis podem funcionar bem;
- Oferecer instruções adaptadas à criança, com muitos exemplos práticos;
- Usar a tecnologia para auxiliar nas tarefas;
- Permitir pausas durante as aulas com tempo para se movimentar;
- Oferecer ajuda extra para o aluno se manter organizado – guias, gravações das aulas, pasta de tarefas, etc;
- Dar oportunidade da criança trabalhar em grupos pequenos;
- Envolver o conselheiro escolar ou psicólogo.
Ajustes no ambiente
- Deixar o aluno com TDAH sentar à frente, próximo ao professor;
- Minimizar as distrações na sala de aula;
- Auxiliar a organização em pastas e cadernos com divisões e cores diferentes;
- Limitar a quantidade de materiais sobre a mesa da criança.
Ajustes na comunicação
- Manter contato visual com a criança, com proximidade física;
- Deixar as tarefas claras – verifique com o aluno se ele entendeu o que precisa fazer;
- Deixar a criança confortável para participar verbalmente da aula;
- Observar e conversar com o aluno sobre o que o ajuda ou o distrai;
- Deixar claro para a criança quais as expectativas e as consequências de comportamentos na escola;
- Dar feedback frequente e demonstre que está prestando atenção ao comportamento positivo da criança;
- Ser sensível à influência do TDAH nas emoções, como problemas de autoestima ou dificuldade em regular os sentimentos;
- Fornecer avisos extras antes de transições e mudanças nas rotinas;
- Deixar bilhetes com as datas em que devem ser entregues trabalhos;
- Estabelecer comunicação diária ou semanalmente com os pais para reportar o comportamento da criança e se os trabalhos estão sendo feitos;
- Conversar com outros professores para reforçar pontos positivos e o que é preocupante em relação à criança;
- Deixar claro para a criança que a escola está ali para ajudá-la.
Qual o papel da família na aprendizagem de crianças com TDAH?
- Entender o diagnóstico da criança e como isso afeta sua educação e socialização;
- Saber os direitos garantidos às crianças com TDAH;
- Manter contato próximo com profissionais da saúde e professores da criança;
- Manter um bom relacionamento com a escola enquanto é um forte defensor da criança;
- Manter registros cuidadosos, incluindo documentação escrita, comunicação entre casa e escola, relatórios de progresso e avaliações;
- Incentivar a criança todos os dias;
- Oferecer feedback positivo quando a criança apresentar melhoria de comportamento;
- Trabalhar junto à criança para criar um sistema de ajuda com a lição de casa e outros projetos escolares;
- Auxiliar na manutenção da rotina da criança;
- Comunicar toda vez que houver mudança na rotina;
- Deixar a criança confortável para ser quem é, sem receios de comportamentos.
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Referências
- http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/L14254.htm – 11/07/2023;
- https://tdah.org.br/a-crianca-com-tdah-e-a-escola/ – 11/07/2023;
- https://www.cdc.gov/ncbddd/adhd/school-success.html – 11/07/2023;
- https://tdah.org.br/ajustes-adaptacoes-e-intervencoes-basicas-para-alunos-com-tdah/#:~:text=As%20configurações%20a%20seguir%20são,%3A%20oral%2C%20com%20projetos%20especiais – 11/07/2023.