ADHD
03/10/2022
Que tipo de equipe de saúde deve tratar o TDAH, equipe multidisciplinar, transdisciplinar ou interdisciplinar?

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, comumente conhecido como TDAH, afeta cerca de 4% da população adulta mundial, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, o TDAH atinge cerca de dois milhões de pessoas adultas.

É recomendado que a avaliação e o gerenciamento da doença sejam feitos com o envolvimento de profissionais da saúde de áreas variadas, pois o transtorno tem impacto em diversos aspectos da vida da pessoa. Mas, como é estabelecida a estratégia de tratamento e como diferentes profissionais podem atuar em conjunto? Continue a leitura para saber:

Como é feito o diagnóstico e o tratamento de TDAH?

Em agosto de 2022, o Ministério da Saúde aprovou o protocolo para transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, que traz orientações e diretrizes para a condição que devem ser adotadas em todo o Brasil nas redes públicas de saúde. Quando há suspeita de TDAH, o protocolo orienta que deve ser realizada uma avaliação clínica e psicossocial completa.

O diagnóstico deve ser feito por um médico psiquiatra, pediatra ou outro profissional de saúde, como neurologista ou neuropediatra. A confirmação do diagnóstico, tanto em crianças como em adultos, pode ser baseada em 18 sintomas indicativos de desatenção excessiva, hiperatividade e impulsividade. E para que seja feita a adequada avaliação e gerenciamento da doença, o protocolo destaca ainda que é fundamental o envolvimento de equipe multidisciplinar.

Isso porque cada paciente possui sinais e sintomas diferentes, com quadros que podem ser mais predominantemente hiperativos ou de desatenção – o que influencia diretamente na forma de tratamento. Como o TDAH pode afetar diferentes áreas da vida da pessoa, requerer intervenções específicas em cada uma dessas frentes.

O uso de medicações passadas por um médico, por exemplo, ajuda a amenizar a impulsividade e a hiperatividade. Já as terapias psicológicas e comportamentais auxiliam com questões sociais e amenizam sintomas mais graves do transtorno. Algumas terapias que podem ser usadas são:

  • Psicoeducação;
  • Psicoterapia;
  • Terapia comportamental;
  • TCC (Terapia cognitivo comportamental);
  • Grupos de apoio.

Nutricionistas e educadores físicos também são especialistas que podem auxiliar no tratamento de quem possui TDAH. No caso do TDAH em crianças, a conversa com os profissionais da escola e os profissionais da saúde também é fundamental para traçar estratégias personalizadas de cuidado e manejo do problema.

Mas, para prestar cuidados em saúde, existem dois outros tipos de equipe além da multidisciplinar, onde a definição da estratégia de tratamento e a coordenação do que deve ser feito acontecem de forma um pouco diferente. Então, vamos conhecer os três tipos de equipes de saúde:

  • A equipe multidisciplinar de saúde;
  • A equipe interdisciplinar de saúde;
  • A equipe transdisciplinar de saúde.

O que é uma equipe multidisciplinar de saúde e como atua?

A equipe multidisciplinar é um grupo de especialistas, que podem ser ou não da mesma área de atuação, que trabalharão para tratar uma determinada patologia em um indivíduo com necessidades de saúde complexas.

Um bom exemplo disso são as equipes presentes em hospitais e que cuidam de pacientes internados. O médico responsável pelo paciente é quem toma as decisões sobre o tratamento e os demais profissionais de saúde do grupo adequam as demandas do paciente à estratégia de cuidados.

O que é uma equipe interdisciplinar de saúde e como atua?

Em uma equipe interdisciplinar de saúde, a equipe de especialistas se comunica entre si e atua em conjunto para chegar a um consenso sobre qual o melhor tratamento para o paciente. Por exemplo: o cardiologista e nutricionista de um paciente com colesterol alto conversam para definir uma estratégia comum de manutenção dos níveis de gordura corporal dele.

Na equipe interdisciplinar de cuidados em saúde, profissionais de diferentes especialidades trabalham juntos para alcançar o melhor resultado para a saúde do indivíduo. É diferente da equipe multidisciplinar, onde há um médico responsável que estabelece a estratégia de cuidados.

O que é uma equipe transdisciplinar de saúde e como atua?

É o conceito mais moderno de todos e pressupõe que os especialistas tenham mais de uma frente de atuação, ou seja, estejam habilitados a cuidar de um paciente com uma abordagem mais abrangente com base em diversas disciplinas. Mas atendo-se às regulamentações e limitações de cada especialidade.

Por isso, a equipe transdisciplinar de saúde é composta por profissionais de diferentes disciplinas, que estão envolvidos nas mesmas tarefas – avaliar, estabelecer metas e fazer recomendações de cuidados. Eles funcionam de forma independente, mas trabalham em colaboração com os demais, compartilhando conhecimentos e habilidades especializadas para atender às necessidades do paciente.

Todos os integrantes de uma equipe transdisciplinar de saúde são iguais e mantêm uma mesma posição. Embora seja necessário existir um responsável geral, há momentos em que pessoas diferentes precisam assumir o papel de liderança, quando diferentes disciplinas são lideradas por outra.

Mas, o que é TDAH exatamente?

O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, comumente chamado de TDAH, é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece principalmente na infância – mas tem sido cada vez mais diagnosticado na vida adulta.

É um quadro que acompanha a pessoa por toda a vida. Embora não tenha cura, existe tratamento. Ele se caracteriza por alguns sintomas característicos, como desatenção, inquietude/agitação motora, impulsividade e dificuldade em engajamento na execução de tarefas cotidianas.

Quais são os sinais e sintomas do TDAH em crianças e em adultos?

O TDAH se caracteriza pela combinação de dois quadros, que são a desatenção e a hiperatividade/impulsividade. As crianças que têm o transtorno costumam ser consideradas “desligadas”, “avoadas” e, infelizmente, chamadas de “preguiçosas” por estarem sempre desatentas no ambiente escolar. Há também a descrição de crianças “elétricas”, “ligadas no 220V”, por não pararem quietas muito tempo.

Os meninos tendem a apresentar mais hiperatividade e impulsividade que as meninas, mas todos são desatentos e podem apresentar problemas de comportamento como, por exemplo, dificuldade em seguir regras e respeitar limites.

Conheça os principais sintomas de TDAH em crianças:

  • Mexe pés e mãos ou se contorce na cadeira constantemente;
  • Dificuldade para permanecer sentado;
  • Corre ou escala em crianças;
  • Dificuldade em se envolver em atividades silenciosas;
  • Fala excessivamente;
  • Responde antes que as perguntas sejam concluídas;
  • Interrompe a fala de outras pessoas.

Já os adultos costumam ter dificuldade em avaliar o próprio comportamento, demonstram irritação e inquietação constantes e têm episódios de desatenção em tarefas profissionais. Os adultos também têm uma maior propensão a assumir comportamentos de risco para consigo e com outros.

Por isso, o TDAH em adultos pode estar associado a outros problemas de saúde como abuso de drogas e álcool, além de uma maior incidência de outros transtornos mentais, como ansiedade e depressão.

Veja outros sintomas, que são comuns em adultos:

  • Inquietação e nervosismo;
  • Necessidade de começas novas atividades sem terminar as antigas;
  • Constantemente responder interrompendo os outros;
  • Oscilações de humor;
  • Inabilidade em lidar com situações estressantes;
  • Impaciência.

Conteúdo relacionado

Qual a relação de TDAH e vícios?

Estratégias para o gerenciamento de TDAH em adultos

Como lidar com as comorbidades do TDAH?

Referências


Confira todos os conteúdos